ESTE TRABALHO BUSCA RELATAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA OU DESPOTENCIALIZADORA NA APRENDIZAGEM, BEM COMO A INFLUÊNCIA DO PEDAGOGO. PERCEBE-SE CADA VEZ MAIS O ENCURTAMENTO DA INFÂNCIA, TENDO UM GRANDE CRESCIMENTO NAS TAREFAS ATRIBUÍDAS AS CRIANÇAS, TORNANDO O TEMPO DE BRINCADEIRA LIVRE, DE AGUÇAR A IMAGINAÇÃO, DE CONTATO E TROCA DE AFETO COM OUTRAS CRIANÇAS LIMITADO OU QUASE INEXISTENTE. POR CONTA DISTO, O ENTRISTECIMENTO DAS CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR É NOTÓRIO. HAVENDO DESMOTIVAÇÃO EM SEUS OLHARES, POIS, GERALMENTE AS CRIANÇAS CONHECEM A ESCOLA DO “NÃO PODE”, PRIVANDO-AS DE COISAS DIVERTIDAS E EM CONTATO COM O OUTRO E O MEIO QUE PODEM PROPORCIONAR APRENDIZADO DEIXANDO-AS APENAS SENTADAS E CALADAS DURANTE HORAS, ASSIM, ESQUECENDO O SENTIDO DA INFÂNCIA QUE É O DE EXPERIENCIAR, INTERAGIR E BRINCAR LIVREMENTE, POIS, NESSES MOMENTOS TAMBÉM HÁ APRENDIZADO. DIANTE DISTO, DESENVOLVE-SE UMA DISCUSSÃO LITERÁRIA SOBRE ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTE PARA A ANÁLISE DESTES QUESTIONAMENTOS. DIANTE DISTO, NOTA-SE QUE A COGNIÇÃO E A AFETIVIDADE SÃO INDISSOCIÁVEIS, POIS, OS AFETOS SÃO PARTE INERENTE DA VIDA HUMANA, PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, POR COTA DISTO A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO É UM DOS PONTOS CHAVE DE UMA APRENDIZAGEM E PARA ISTO, ESTA RELAÇÃO PRECISA SER AFETIVAMENTE AGRADÁVEL PARA AMBOS.