A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DO TRABALHO DE MEDIAÇÃO DE TUTOR ONLINE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DESTE TUTOR E IDENTIFICAR OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES QUANTO A ESSA PRÁXIS DENTRO DA AÇÃO DIGITAL E QUE BUSCA PROMOVER UMA ATUAÇÃO PAUTADA NA MELHORIA DOS RESULTADOS. JUSTIFICA-SE A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, PORTANTO, PELA NECESSIDADE DE COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – EAD, NA TENTATIVA DE RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAL O PAPEL DO TUTOR ONLINE NA EAD E QUAIS AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL? DESTA FORMA, PARA DISCUTIR A RELEVÂNCIA DA TUTORIA À DISTÂNCIA, UTILIZAMOS O MÉTODO DO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DA PESQUISA-AÇÃO. AO FINAL DAS REFLEXÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO TUTOR ONLINE, CONCLUI-SE QUE DIANTE DAS REAIS NECESSIDADES DE (RE) PENSAR O FAZER PEDAGÓGICO NO AMBIENTE DIGITAL, DEVE-SE BUSCAR SEMPRE ESTAR ATUALIZADO ÀS NOVAS PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS, MANTER A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA ENTRE OS ENTES QUE FAZEM A EAD E PREZAR POR QUALIDADE, EMPATIA, COLABORAÇÃO, CRIATIVIDADE, DENTRE OUTRAS HABILIDADES TÃO NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO DA FUNÇÃO PARA QUE, COM ISSO, POSSA-SE DIA A DIA GALGAR MELHORES RESULTADOS, NO INTUITO DA FORMAÇÃO DO SER INTEGRAL. SUGERE-SE AO FINAL DO ESTUDO, O APROFUNDAMENTO QUANTO A TEMÁTICA, TENDO COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO, AS TURMAS QUE INTEGRAM A EAD NA UNIVASF – UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.