A EXTENSÃO É COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO ENVOLVENDO EDUCAÇÃO, CULTURA E CIÊNCIA, ARTICULANDO ENSINO E PESQUISA DE FORMA INDISSOCIÁVEL, VIABILIZANDO A RELAÇÃO TRANSFORMADORA ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE. SENDO ASSIM, O TRABALHO AQUI APRESENTADO VISA DAR CONTA DO PROCESSO INTERATIVO DA EXTENSÃO COM AS OUTRAS ÁREAS INSTITUCIONAIS QUE PERMITEM A INSERÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES E SERVIDORES NO CONTATO COM A COMUNIDADE DE SEROPÉDICA. PARA TANTO, O TRABALHO TRAÇA UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DO PRÉ-ENEM DA UFRRJ QUE, EM 2006, FOI CRIADO PELA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. DESDE SUA CRIAÇÃO, O PREPARATÓRIO TEM COMO OBJETIVO POSSIBILITAR À POPULAÇÃO A OPORTUNIDADE DE TER UMA PREPARAÇÃO PARA O ENEM QUALIFICADA E GRATUITA. COMPÕEM O TRABALHO TAMBÉM ALGUNS NÚMEROS RELATIVOS AOS 13 ANOS DE EXISTÊNCIA DO PROJETO, QUE ELUCIDAM QUE CERCA DE 3.500 ALUNOS DE REGIÕES PERIFÉRICAS DO RIO DE JANEIRO, MAJORITARIAMENTE DA BAIXADA FLUMINENSE E DA ZONA OESTE, OCUPARAM AS VAGAS OFERTADAS. DENTRE ESSES, MAIS DE 500 ALUNOS FORAM OBTIVERAM ÊXITO NO VESTIBULAR E ALCANÇARAM UMA VAGA NO ENSINO SUPERIOR. DA MESMA FORMA, A PESQUISA CONTEMPLA ALGUNS ASPECTOS DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2017, COMO O LOCAL ONDE RESIDEM, FORMA DE ACESSO AO CAMPUS DA UFRRJ, NATURA DA INSTITUIÇÃO ONDE CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO, ENTRE OUTROS. POR FIM, O TRABALHO ELUCIDA O COMPROMISSO DO PROGRAMA COM A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS GRADUANDOS, POIS O PRÉ-ENEM DA UFRRJ POSSIBILITA A COMPLEMENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NOS ESTÁGIOS EM SALA DE AULA, PREENCHENDO LACUNAS DA FORMAÇÃO DOCENTE.