ENTRE OS MUITOS DESAFIOS QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR ENFRENTA NA CONTEMPORANEIDADE ESTÁ O DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. PARTICULARMENTE, PERCEBEMOS UMA GRANDE LACUNA NA FORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SUSTENTADA PELA DICOTOMIA TEORIA-PRÁTICA, SE ESBARRAM NO DOMÍNIO DO CONTEÚDO PARA O TRABALHO DIDÁTICO EM SALA DE AULA COM OS EDUCANDOS QUE AINDA NÃO TEM MATURIDADE PARA SE INSERIR NESSE CONTEXTO. NESSE CENÁRIO, ESTAMOS ENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL COMO UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. COM ESSA OPORTUNIDADE PERCEBEMOS OS PARADIGMAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PARA EXERCITAR DE FORMA ATIVA AS AÇÕES QUE A DOCÊNCIA NOS EXIGE. ENFRENTANDO ESSES DESAFIOS ENCONTRAMOS A PRECEPTORA DE HISTÓRIA QUE FAZ A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA BASEANDO NA VALORIZAÇÃO DA CRIATIVIDADE, DA REFLEXÃO E DA PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS, PRIORIZANDO O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS. PORTANTO, ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O RELATO DA NOSSA EXPERIÊNCIA NESSE PROGRAMA AO PARTICIPAR DO PROJETO DE TRABALHO COM A PROFESSORA DE HISTÓRIA DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO MESMO UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA O TESTEMUNHO ORAL DA PRECEPTORA, BUSCANDO CONHECER A HISTÓRIA DA SUA TRAJETÓRIA COM O ENSINO DE HISTÓRIA E TAMBÉM NARRAMOS AS VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS COM ESSA EXPERIÊNCIA NA NOSSA FORMAÇÃO DOCENTE.