AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TÊM A FUNÇÃO DE DESENVOLVER AÇÕES NO SENTIDO DE PROPORCIONAR FORMAÇÃO ÀS NOVAS GERAÇÕES, PERMITINDO O ACESSO À CULTURA E O FORTALECIMENTO DE CONCEPÇÕES CRÍTICAS QUANTO AO PAPEL DOS CIDADÃOS. EMBORA SE ELABORE CRÍTICAS QUANTO À ATUAÇÃO DA ESCOLA DENTRO DE NOSSA ATUALIDADE É POSSÍVEL OBSERVAR QUE ESTE AMBIENTE TRABALHA NA TENTATIVA DE SOLUCIONAR PROBLEMÁTICAS SOCIAIS POR MEIO DO CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO COM DISCUSSÕES E/OU REFLEXÕES. NESTA PERSPECTIVA, O PSICÓLOGO EDUCACIONAL É UM PROFISSIONAL QUE REALIZA OBSERVAÇÕES DO CONTEXTO NO QUAL ESTÁ INSERIDO E ELABORA INTERVENÇÕES QUE DESMISTIFICA A IDEALIZAÇÃO UNICAMENTE DA SUA FUNÇÃO CLÍNICA. O ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE I OCORREU JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SECTI) DE QUIXERAMOBIM, TENDO NUM PRIMEIRO MOMENTO A OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PSICÓLOGA DESTA INSTITUIÇÃO, CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS SOBRE ADAPTAÇÃO ESCOLAR DENTRO DAS CRECHES, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES JUNTOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL, NUM SEGUNDO MOMENTO AS ATIVIDADES RESTRINGIRAM-SE À ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL VIRGÍLIO TÁVORA QUE ATENDE UM PÚBLICO DE 6° A 9° ANO E A MODALIDADE EJA ATRAVÉS DE ATENDIMENTOS DE ESCUTAS INDIVIDUAIS (OFERTADOS A ALUNOS E PROFESSORES), TRÊS RODAS DE CONVERSAS QUE SE CENTRARAM NO SIGNIFICADO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS ALUNOS, A CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA ATRAVÉS DO DIÁLOGO E A AUTOMUTILAÇÃO. RESSALTA-SE QUE ESTA EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU COM UMA VISÃO AMPLA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS DEMANDAS E CONSEQUENTEMENTE, O PLANEJAMENTO E A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES, DESCONSTRUINDO A POSTURA CLÍNICA INTERNALIZADA PELA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL.