OLIVEIRA, Fabrícia Araújo De et al.. Sistema de inclusão digital para a terceira idade. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62629>. Acesso em: 31/10/2024 21:09
A INCLUSÃO TECNOLÓGICA É DENTRE OUTRAS COISAS, UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL, ISTO É, UMA APRENDIZAGEM NECESSÁRIA AO INDIVÍDUO PARA QUE ESTE POSSA INTERAGIR NO MUNDO DAS MÍDIAS DIGITAIS E DESFRUTAR DAS TECNOLOGIAS. PENSANDO EM POSSIBILITAR A INCLUSÃO DE PESSOAS QUE SE ENCONTRAM NA TERCEIRA IDADE, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO O ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA, TENDO COMO FINALIDADE CAPACITÁ-LAS E INCLUÍ-LAS NESSE MEIO GLOBALIZADO. DESSE MODO, AS AULAS FORAM REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, COM AULAS DINÂMICAS E PRÁTICAS TENDO COMO AUXÍLIO OS COMPUTADORES. ESSAS METODOLOGIAS ERAM UTILIZADAS PARA APRIMORAR E DINAMIZAR O CONHECIMENTO BÁSICO DA INFORMÁTICA. O CURSO TEVE DURABILIDADE DE 40 HORAS-AULA COM A PARTICIPAÇÃO DE 10 INTEGRANTES, COM IDADES ACIMA DE 55 ANOS. O PROJETO FOI MINISTRADO PELAS ALUNAS VOLUNTÁRIAS DO CURSO DE INFORMÁTICA. NO ENTANTO, O ENSINO DA INFORMÁTICA SUPRIU TODAS AS EXPECTATIVAS E OS DISCENTES CONSEGUIRAM APRENDER E CONTROLAR OS APLICATIVOS E FUNCIONALIDADES DA ÁREA TÉCNICA E INFORMACIONAL.