O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO TEM PROPORCIONADO MEIOS DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), AMPLAMENTE DIVULGADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E NAS DEMAIS INSTÂNCIAS DA SOCIEDADE. O ESTUDO PROPOSTO É JUSTIFICÁVEL POR PERMITIR EVIDENCIAR COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS AUXILIAM O TRABALHO DO EDUCADOR COMO MEDIADOR DURANTE A MINISTRAÇÃO DOS CONTEÚDOS, VISANDO CONTRIBUIR PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E O PENSAR CRÍTICO DO DISCENTE. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR AS POSSIBILIDADES QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PERMITEM NA EXPLORAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. PARA TANTO, FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM EMBASAMENTO TEÓRICO EM AUTORES DA GEOGRAFIA E ENSINO; IDENTIFICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VOLTADOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E PROPOSIÇÃO DE UTILIZAÇÃO DAS TDIC JUNTO AOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA VIABILIZOU UMA MAIOR APROXIMAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SENTIDO DE REFLETIR SOBRE O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁXIS DOCENTE, ENFOCANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.