O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DE FERRAMENTAS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM MEIO À CRISE DA COVID-19. DENTRE AS TECNOLOGIAS, DESTACAMOS O G SUITE FOR EDUCATION, COMO UMA ALTERNATIVA PARA VIABILIZAR/FACILITAR O TRABALHO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. A FERRAMENTA EM QUESTÃO APRESENTA UMA VARIEDADE DE FUNCIONALIDADES QUE AUXILIAM NO PROCESSO DE AULAS REMOTAS. VALE RESSALTAR QUE, ASSIM COMO QUALQUER OUTRA FERRAMENTA, NECESSITA-SE DE TREINAMENTO PARA QUE HAJA ÊXITO NO USO. INDEPENDENTE DO TIPO DE FERRAMENTA DIGITAL UTILIZADA PELO PROFESSOR EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, É PRECISO QUE ELE BUSQUE CONSTANTEMENTE POR FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO NO INTUITO DE PROGREDIR NAS TÉCNICAS E HABILIDADES INDISPENSÁVEIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA UTILIZANDO ESSAS TECNOLOGIAS VIRTUAIS DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA.