A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL É UMA REALIDADE VIVENCIADA POR MUITOS ESTUDANTES EM DIFERENTES PARTES DO PAÍS. O SURGIMENTO DESSA, FOI A PARTIR DE MOVIMENTOS SOCIAIS A FAVOR DAS IGUALDADES DE DIREITOS, QUE RETOMAM UM PROCESSO HISTÓRICO DE EXCLUSÃO SOCIAL ENTRE OS SUJEITOS DO CAMPO E OS DA ZONA URBANA. COM AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HOUVE UMA GRANDE INFLUÊNCIA, PRINCIPALMENTE, DEVIDO À GLOBALIZAÇÃO, POIS O SISTEMA CAPITALISTA VEM TRANSFORMANDO AS ESTRUTURAS ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS DA SOCIEDADE, BEM COMO O SETOR EDUCACIONAL, DETERMINANDO MODELOS, IMPÕE REGRAS E IDEOLOGIAS QUE GERAM MAIS DESIGUALDADE SOCIAL E DESCONSIDERA A DIVERSIDADE CULTURAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE CONTEXTO. NESSE SENTIDO, O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, BUSCA DISCUTIR ACERCA DA EDUCAÇÃO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NO CAMPO, A QUAL APRESENTA RESULTADOS DISTANTES DO DESEJÁVEL, EM ESPECIAL, NO QUE TANGE A ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO, FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ÍNDICES DE EVASÃO, DE INDISCIPLINA E DE DESISTÊNCIA DOS ALUNOS CAMPESTRES, POIS ALÉM DAS ESCOLAS REGULARES, HÁ TAMBÉM AS TURMAS MULTISSERIADAS, QUE REPRESENTAM MAIS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS, VISTO A FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE ADEQUADA EM RELAÇÃO AO ENSINO DIFERENCIADO, QUE ATENTE PARA COM AS NECESSIDADES REAIS DOS ATORES E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE SE DESEJA CONSTRUIR. SENDO ASSIM, O PRESENTE TEXTO REFLETE ACERCA DO PROCESSO EDUCATIVO ATUAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE CAMPESTRE E NA FORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DOS INDIVÍDUOS.