NA CIÊNCIA, HISTORICAMENTE, A TRANSMISSÃO ORAL DE CONHECIMENTOS POSSIBILITOU A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, COMO CONHECEMOS ATUALMENTE. O CONHECIMENTO QUE AS PESSOAS POSSUÍAM SOBRE AS PLANTAS LHES PERMITIAM CLASSIFICA-LAS DE ACORDO COM AQUILO QUE ERA SABIDO NA ÉPOCA. A BOTÂNICA É A PARTE DA BIOLOGIA QUE ESTUDA, AGRUPA E CLASSIFICA OS VEGETAIS EM GRUPOS TAXONÔMICOS, DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS SÃO SUBSÍDIOS PARA SE REPENSAR O MODELO DE ENSINO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE SÃO REFLEXO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AQUI EMPREGADA, VÊM CONQUISTANDO ESPAÇO EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. O ENSINO BASEADO NA ABP PARTE DA UTILIZAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA AOS ESTUDANTES E QUE PRECISA SER SOLUCIONADO, PARA TANTO CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, GARANTINDO A TRANSDISCIPLINARIDADE E POSSIBILITANDO QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA E O PROFESSOR MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO. OS ESTUDANTES REALIZARAM EXPERIMENTOS, DE MODO A ILUSTRAR POSSIBILIDADES PARA A QUEBRA DE DORMÊNCIA. OS RESUTADOS PERMITIRAM CORROBORAR QUE ABORDAGENS NESTA PERSPECTIVA CONTRIBUEM PARA QUE HAJA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ENTRE OS ESTUDANTES, A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O RESPEITO À AUTONOMIA DO ESTUDANTE. ESTA METODOLOGIA APRESENTA-SE SIGNIFICATIVA PARA O DISCENTE QUE A PARTIR DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS TORNA-SE MAIS CRÍTICO, AGUÇA O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÕES E A CAPACIDADE DE OUVIR OPINIÕES DIVERGENTES, ALÉM DE TORNA-LO CAPAZ APRENDE A APRENDER.