ESTE TEXTO OBJETIVA COMPREENDER COMO O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA É UTILIZADO PELO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL COM EXPLANAÇÕES A RESPEITO DA SUA IMPORTÂNCIA SOB A ÓTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO, ELEGEMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DAS SEGUINTES OBRAS: OLIVEIRA E TRINDADE (2007), CASTROGIOVANNI (2010), ANDUJAR (2010), CALAI (2013), PELUSA (2006), ENTRE OUTROS, ALÉM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2017). O ESTUDO POSSIBILITOU A AMPLIAÇÃO OS DEBATES SOBRE LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA, QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO NAS SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL, E ALINHADO A ESSA DISCUSSÃO, TROUXEMOS ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA SUA ESCOLHA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONFORMIDADE COM A BNCC. NESSA PESQUISA, TAMBÉM, NOS DEBRUÇAMOS EM DISCUSSÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, DE MODO A ENTENDER PROCESSOS, METODOLOGIAS, E ALTERNATIVAS DIFERENCIADAS COM FOCO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE.