Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

A MACONDO DE ‘GABO’: A ARCÁDIA HISPANO-AMERICANA PELA ÓTICA DA ONOMÁSTICA FICCIONAL

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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ (GABO) DEIXARA CLARO QUE, ANTES QUE SUAS PERSONAGENS CAMINHASSEM COM SEUS PRÓPRIOS PÉS, ERA PRECISO QUE TIVESSEM UM NOME QUE SE IDENTIFICASSE COM SEU MODO DE SER. PARA MELHOR LOCALIZAR A IDENTIFICAÇÃO DETERMINISTA ENTRE NOME PRÓPRIO E REFERÊNCIA FICCIONAL PARA GABO, PROPOMOS DESCREVER DE QUE FORMA A NOMEAÇÃO, SEJA DE LUGARES (TOPÔNIMOS FICCIONAIS) SEJA DE PERSONAGENS (ANTROPÔNIMOS FICCIONAIS) NATURALIZA O MARAVILHOSO E ULTRAPASSA O LUGAR DE MACONDO ENQUANTO CIDADE FICCIONAL, PERMITINDO SUA ALEGORIZAÇÃO ENQUANTO ARCÁDIA HISPANO-AMERICANA. TAL ALEGORIA FAZ-SE MARCADA, PRINCIPALMENTE, PELO SOBRENOME DE SEU FUNDADOR: JOSÉ ARCADIO BUENDÍA E PELA DUPLA MOTIVAÇÃO TOPONÍMICA (SOCIAL E FICCIONAL) PARA NOMEAÇÃO DE MACONDO, RELAÇÃO ONOMÍNICA QUE FOCALIZAREMOS PELA ÓTICA DA ONOMÁSTICA FICCIONAL – ESTUDO DOS NOMES PRÓPRIOS FICCIONAIS – A FIM DE EXEMPLIFICAR O ÁTRIO DO NASCIMENTO DE MACONDO, CIDADE SEM FRUTOS, ACABADA EM SI MESMA, E SEU DESAPARECIMENTO APOCALÍPTICO CHANCELADO PELA REFERÊNCIA ANTROPONÍMICA DE AURELIANO BABILONIA: MESCLA DE PERECIMENTO TOPONÍMICO-FICIONAL E DA IMORTALIDADE ENCICLOPÉDICO-LITERÁRIA DE MACONDO.

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