Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, BNCC, NEOLIBERALISMO Comunicação Oral (CO) GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75612
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PROPÕE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE TRÊS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COLOCADOS COMO OPÇÕES DO PNLD PARA 2022 NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. BUSCAM-SE POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE OS TEMAS ABORDADOS POR ELES E OS TEMAS CAROS ÀS CIÊNCIAS HUMANAS, ESPECIALMENTE À SOCIOLOGIA. VERIFICA-SE QUE OS TEMAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ABORDADOS NOS PROJETOS POSSUEM GRANDE POTENCIAL PARA O FAVORECIMENTO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE OS PROFESSORES DAS DIFERENTES ÁREAS. ENTENDE-SE QUE A SOCIOLOGIA PODERÁ CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DESTE TRABALHO AO FORNECER SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR CRÍTICO SOBRE DETERMINADOS CONCEITOS E SOBRE A PRÓPRIA CONJUNTURA SOCIAL ONDE SE INSERE A PROPOSTA DOS PROJETOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, BNCC, NEOLIBERALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID851_22032021115203.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANASTACIA CRISTINA MONTEIRO ANDRÉ"
    "autor_nome_curto" => "ANASTACIA"
    "autor_email" => "anastaciacmandre@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRJ/SEEDUC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75612
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PROPÕE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE TRÊS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COLOCADOS COMO OPÇÕES DO PNLD PARA 2022 NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. BUSCAM-SE POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE OS TEMAS ABORDADOS POR ELES E OS TEMAS CAROS ÀS CIÊNCIAS HUMANAS, ESPECIALMENTE À SOCIOLOGIA. VERIFICA-SE QUE OS TEMAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ABORDADOS NOS PROJETOS POSSUEM GRANDE POTENCIAL PARA O FAVORECIMENTO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE OS PROFESSORES DAS DIFERENTES ÁREAS. ENTENDE-SE QUE A SOCIOLOGIA PODERÁ CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DESTE TRABALHO AO FORNECER SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR CRÍTICO SOBRE DETERMINADOS CONCEITOS E SOBRE A PRÓPRIA CONJUNTURA SOCIAL ONDE SE INSERE A PROPOSTA DOS PROJETOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, BNCC, NEOLIBERALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID851_22032021115203.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANASTACIA CRISTINA MONTEIRO ANDRÉ"
    "autor_nome_curto" => "ANASTACIA"
    "autor_email" => "anastaciacmandre@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRJ/SEEDUC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO PROPÕE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE TRÊS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COLOCADOS COMO OPÇÕES DO PNLD PARA 2022 NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. BUSCAM-SE POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE OS TEMAS ABORDADOS POR ELES E OS TEMAS CAROS ÀS CIÊNCIAS HUMANAS, ESPECIALMENTE À SOCIOLOGIA. VERIFICA-SE QUE OS TEMAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ABORDADOS NOS PROJETOS POSSUEM GRANDE POTENCIAL PARA O FAVORECIMENTO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE OS PROFESSORES DAS DIFERENTES ÁREAS. ENTENDE-SE QUE A SOCIOLOGIA PODERÁ CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DESTE TRABALHO AO FORNECER SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR CRÍTICO SOBRE DETERMINADOS CONCEITOS E SOBRE A PRÓPRIA CONJUNTURA SOCIAL ONDE SE INSERE A PROPOSTA DOS PROJETOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.