Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA OU SIMPLES “TEMA DE CASA”: A REALIDADE DA PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PESQUISA CIENTÍFICA, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75651
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 833
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA OU SIMPLES “TEMA DE CASA”: A REALIDADE DA PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É UMA IDEIA JÁ CONSOLIDADA NOS MEIOS ACADÊMICOS E ESCOLARES. SUA RELEVÂNCIA RESIDE NA SUA ESPECIFICIDADE FRENTE ÀS OUTRAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM ESSA ETAPA DO ENSINO BÁSICO: EMBASADA NOS PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DO ESTRANHAMENTO E DA DESNATURALIZAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS (MORAES E GUIMARÃES, 2010), A SOCIOLOGIA, MAIS DO QUE DESVELAR OS PROBLEMAS SOCIAIS OU APRESENTAR CONCEITOS E TEORIAS, TEM POR PAPEL CONSTRUIR NOS ALUNOS UMA NOVA FORMA DE COGNIÇÃO, ONDE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SEJAM COMPREENDIDAS SOB A ÓTICA DE QUE ELAS MESMAS SÃO PRODUTOS DA SOCIEDADE (SARANDY, 2001). NESSA PERSPECTIVA, A PRÁTICA DA PESQUISA EM SALA DE AULA SE FAZ FUNDAMENTAL. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA É UMA DAS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI, SENDO HOJE O MAIOR DESAFIO NÃO MAIS APENAS TRANSMITIR SABERES, MAS PRODUZI-LOS (DEMO, 2010). NO CASO DA SOCIOLOGIA, A PESQUISA SE FAZ AINDA MAIS NECESSÁRIA, POIS A CRIAÇÃO DO HÁBITO INTELECTUAL INTRÍNSECO A ESSA DISCIPLINA SOMENTE PODE ACONTECER PELO ESTUDO DE CASOS, DE EXEMPLOS E DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS JOVENS EM INCURSÕES EMPÍRICAS (LAHIRE, 2014). NESSE CONTEXTO, UMA PERGUNTA SURGE: COMO ESTÁ SENDO PRATICADA A PESQUISA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO? O OBJETIVO DESSE TRABALHO É OFERECER UMA TENTATIVA DE RESPOSTA A ESSA QUESTÃO TOMANDO COMO PONTO DE VISTA A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA ADOÇÃO DA PESQUISA ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. PARA TANTO FORAM UTILIZADOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRGS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA “SEMINÁRIOS INTEGRADORES I: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE”, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. FORAM ENTREVISTADOS 24 ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO DE PRIVADAS, E O INTUITO DA ENQUETE ERA CAPTAR A IMPRESSÃO GERAL DESSES ALUNOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA A PARTIR DE VÁRIAS PERGUNTAS, TANTO FECHADAS QUANTO ABERTAS. PARA O PRESENTE TRABALHO, FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS OBTIDAS PARA A PERGUNTA “NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VOCÊ LEMBRA DE TER SIDO ESTIMULADO A REALIZAR PESQUISAS? SE SIM, DE QUE TIPO ERAM ESSAS PESQUISAS?” OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRARAM QUE, EMBORA MAIS DA METADE (62%) DOS ALUNOS CONSULTADOS TENHAM RELATADO EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA, APENAS UM DELES (4%) DESCREVEU UMA AUTÊNTICA INICIAÇÃO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA; O RESTANTE ENTENDIA POR PESQUISA AQUELES TRABALHOS EXTRACLASSE QUE IMPLICAM ALGUMA CONSULTA EM FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU NA INTERNET. ESSES ACHADOS SUGEREM DUAS CONCLUSÕES DISTINTAS, PORÉM ESTREITAMENTE RELACIONADAS: 1) A PESQUISA EM SOCIOLOGIA AINDA NÃO É AMPLAMENTE UTILIZADA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO; E 2) POR ESSE MOTIVO, A MAIORIA ESMAGADORA DOS JOVENS NÃO POSSUI UMA IDEIA DESENVOLVIDA DO QUE VENHA A SER A PRÁTICA CIENTÍFICA RIGOROSA, CONFUNDINDO-A, POR VEZES, COM UM MERO “TEMA DE CASA”. ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA ORIUNDAS DE UM UNIVERSO PEQUENO DE ESTUDANTES, SÃO IMPORTANTES NA MEDIDA EM QUE SUSCITAM A REFLEXÃO SOBRE UMA POSSÍVEL REALIDADE EM TORNO DA ADOÇÃO DO RECURSO DA PESQUISA NAS SALAS DE AULA DE SOCIOLOGIA E O QUANTO A MESMA, APARENTEMENTE, ESTÁ DISTANTE DO IDEAL PRECONIZADO PELA TEORIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PESQUISA CIENTÍFICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID833_22032021190736.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA ROSSI DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "srossoli@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75651
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 833
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA OU SIMPLES “TEMA DE CASA”: A REALIDADE DA PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É UMA IDEIA JÁ CONSOLIDADA NOS MEIOS ACADÊMICOS E ESCOLARES. SUA RELEVÂNCIA RESIDE NA SUA ESPECIFICIDADE FRENTE ÀS OUTRAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM ESSA ETAPA DO ENSINO BÁSICO: EMBASADA NOS PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DO ESTRANHAMENTO E DA DESNATURALIZAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS (MORAES E GUIMARÃES, 2010), A SOCIOLOGIA, MAIS DO QUE DESVELAR OS PROBLEMAS SOCIAIS OU APRESENTAR CONCEITOS E TEORIAS, TEM POR PAPEL CONSTRUIR NOS ALUNOS UMA NOVA FORMA DE COGNIÇÃO, ONDE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SEJAM COMPREENDIDAS SOB A ÓTICA DE QUE ELAS MESMAS SÃO PRODUTOS DA SOCIEDADE (SARANDY, 2001). NESSA PERSPECTIVA, A PRÁTICA DA PESQUISA EM SALA DE AULA SE FAZ FUNDAMENTAL. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA É UMA DAS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI, SENDO HOJE O MAIOR DESAFIO NÃO MAIS APENAS TRANSMITIR SABERES, MAS PRODUZI-LOS (DEMO, 2010). NO CASO DA SOCIOLOGIA, A PESQUISA SE FAZ AINDA MAIS NECESSÁRIA, POIS A CRIAÇÃO DO HÁBITO INTELECTUAL INTRÍNSECO A ESSA DISCIPLINA SOMENTE PODE ACONTECER PELO ESTUDO DE CASOS, DE EXEMPLOS E DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS JOVENS EM INCURSÕES EMPÍRICAS (LAHIRE, 2014). NESSE CONTEXTO, UMA PERGUNTA SURGE: COMO ESTÁ SENDO PRATICADA A PESQUISA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO? O OBJETIVO DESSE TRABALHO É OFERECER UMA TENTATIVA DE RESPOSTA A ESSA QUESTÃO TOMANDO COMO PONTO DE VISTA A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA ADOÇÃO DA PESQUISA ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. PARA TANTO FORAM UTILIZADOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRGS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA “SEMINÁRIOS INTEGRADORES I: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE”, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. FORAM ENTREVISTADOS 24 ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO DE PRIVADAS, E O INTUITO DA ENQUETE ERA CAPTAR A IMPRESSÃO GERAL DESSES ALUNOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA A PARTIR DE VÁRIAS PERGUNTAS, TANTO FECHADAS QUANTO ABERTAS. PARA O PRESENTE TRABALHO, FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS OBTIDAS PARA A PERGUNTA “NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VOCÊ LEMBRA DE TER SIDO ESTIMULADO A REALIZAR PESQUISAS? SE SIM, DE QUE TIPO ERAM ESSAS PESQUISAS?” OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRARAM QUE, EMBORA MAIS DA METADE (62%) DOS ALUNOS CONSULTADOS TENHAM RELATADO EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA, APENAS UM DELES (4%) DESCREVEU UMA AUTÊNTICA INICIAÇÃO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA; O RESTANTE ENTENDIA POR PESQUISA AQUELES TRABALHOS EXTRACLASSE QUE IMPLICAM ALGUMA CONSULTA EM FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU NA INTERNET. ESSES ACHADOS SUGEREM DUAS CONCLUSÕES DISTINTAS, PORÉM ESTREITAMENTE RELACIONADAS: 1) A PESQUISA EM SOCIOLOGIA AINDA NÃO É AMPLAMENTE UTILIZADA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO; E 2) POR ESSE MOTIVO, A MAIORIA ESMAGADORA DOS JOVENS NÃO POSSUI UMA IDEIA DESENVOLVIDA DO QUE VENHA A SER A PRÁTICA CIENTÍFICA RIGOROSA, CONFUNDINDO-A, POR VEZES, COM UM MERO “TEMA DE CASA”. ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA ORIUNDAS DE UM UNIVERSO PEQUENO DE ESTUDANTES, SÃO IMPORTANTES NA MEDIDA EM QUE SUSCITAM A REFLEXÃO SOBRE UMA POSSÍVEL REALIDADE EM TORNO DA ADOÇÃO DO RECURSO DA PESQUISA NAS SALAS DE AULA DE SOCIOLOGIA E O QUANTO A MESMA, APARENTEMENTE, ESTÁ DISTANTE DO IDEAL PRECONIZADO PELA TEORIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PESQUISA CIENTÍFICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID833_22032021190736.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA ROSSI DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "srossoli@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É UMA IDEIA JÁ CONSOLIDADA NOS MEIOS ACADÊMICOS E ESCOLARES. SUA RELEVÂNCIA RESIDE NA SUA ESPECIFICIDADE FRENTE ÀS OUTRAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM ESSA ETAPA DO ENSINO BÁSICO: EMBASADA NOS PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DO ESTRANHAMENTO E DA DESNATURALIZAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS (MORAES E GUIMARÃES, 2010), A SOCIOLOGIA, MAIS DO QUE DESVELAR OS PROBLEMAS SOCIAIS OU APRESENTAR CONCEITOS E TEORIAS, TEM POR PAPEL CONSTRUIR NOS ALUNOS UMA NOVA FORMA DE COGNIÇÃO, ONDE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SEJAM COMPREENDIDAS SOB A ÓTICA DE QUE ELAS MESMAS SÃO PRODUTOS DA SOCIEDADE (SARANDY, 2001). NESSA PERSPECTIVA, A PRÁTICA DA PESQUISA EM SALA DE AULA SE FAZ FUNDAMENTAL. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA É UMA DAS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI, SENDO HOJE O MAIOR DESAFIO NÃO MAIS APENAS TRANSMITIR SABERES, MAS PRODUZI-LOS (DEMO, 2010). NO CASO DA SOCIOLOGIA, A PESQUISA SE FAZ AINDA MAIS NECESSÁRIA, POIS A CRIAÇÃO DO HÁBITO INTELECTUAL INTRÍNSECO A ESSA DISCIPLINA SOMENTE PODE ACONTECER PELO ESTUDO DE CASOS, DE EXEMPLOS E DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS JOVENS EM INCURSÕES EMPÍRICAS (LAHIRE, 2014). NESSE CONTEXTO, UMA PERGUNTA SURGE: COMO ESTÁ SENDO PRATICADA A PESQUISA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO? O OBJETIVO DESSE TRABALHO É OFERECER UMA TENTATIVA DE RESPOSTA A ESSA QUESTÃO TOMANDO COMO PONTO DE VISTA A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA ADOÇÃO DA PESQUISA ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. PARA TANTO FORAM UTILIZADOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRGS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA “SEMINÁRIOS INTEGRADORES I: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE”, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. FORAM ENTREVISTADOS 24 ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO DE PRIVADAS, E O INTUITO DA ENQUETE ERA CAPTAR A IMPRESSÃO GERAL DESSES ALUNOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA A PARTIR DE VÁRIAS PERGUNTAS, TANTO FECHADAS QUANTO ABERTAS. PARA O PRESENTE TRABALHO, FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS OBTIDAS PARA A PERGUNTA “NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VOCÊ LEMBRA DE TER SIDO ESTIMULADO A REALIZAR PESQUISAS? SE SIM, DE QUE TIPO ERAM ESSAS PESQUISAS?” OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRARAM QUE, EMBORA MAIS DA METADE (62%) DOS ALUNOS CONSULTADOS TENHAM RELATADO EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA, APENAS UM DELES (4%) DESCREVEU UMA AUTÊNTICA INICIAÇÃO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA; O RESTANTE ENTENDIA POR PESQUISA AQUELES TRABALHOS EXTRACLASSE QUE IMPLICAM ALGUMA CONSULTA EM FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU NA INTERNET. ESSES ACHADOS SUGEREM DUAS CONCLUSÕES DISTINTAS, PORÉM ESTREITAMENTE RELACIONADAS: 1) A PESQUISA EM SOCIOLOGIA AINDA NÃO É AMPLAMENTE UTILIZADA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO; E 2) POR ESSE MOTIVO, A MAIORIA ESMAGADORA DOS JOVENS NÃO POSSUI UMA IDEIA DESENVOLVIDA DO QUE VENHA A SER A PRÁTICA CIENTÍFICA RIGOROSA, CONFUNDINDO-A, POR VEZES, COM UM MERO “TEMA DE CASA”. ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA ORIUNDAS DE UM UNIVERSO PEQUENO DE ESTUDANTES, SÃO IMPORTANTES NA MEDIDA EM QUE SUSCITAM A REFLEXÃO SOBRE UMA POSSÍVEL REALIDADE EM TORNO DA ADOÇÃO DO RECURSO DA PESQUISA NAS SALAS DE AULA DE SOCIOLOGIA E O QUANTO A MESMA, APARENTEMENTE, ESTÁ DISTANTE DO IDEAL PRECONIZADO PELA TEORIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.