Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A SOCIOLOGIA NOS CURRÍCULOS APÓS A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A IMPLANTAÇÃO DA BNCC DURANTE A PANDEMIA.

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

HISTORICAMENTE, A CONTROVÉRSIA RELAÇÃO ENTRE A SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS SE INICIA COM O ENSINO MÉDIO E PARTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II, PORÉM LOGO SENDO ALVO DOS REGIMES AUTORITÁRIOS QUE CERCEARAM A AMÉRICA LATINA, A SOCIOLOGIA VOLTA A SER RETIRADA DO CURRÍCULO NACIONAL QUE REGE O ENSINO, LIMITANDO EXCLUSIVAMENTE A UMA ATIVIDADE INTELECTUAL DESTINADA A PESSOAS DE UM ALTO ESTRATO SOCIAL. O ESTUDO OBJETIVA DEBATER A QUESTÃO EM TORNO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, COMPREENDENDO A ELABORAÇÃO SISTÊMICA ATRAVÉS DA EMBLEMÁTICA RELAÇÃO CONSTRUTIVA EM DIREÇÃO DA INDAGAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS. A PRESENTE METODOLOGIA DA PESQUISA É RESULTADO DE UMA REVISÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO DAS CONSULTAS BIBLIOGRÁFICAS ACERCA DO TEMA TRATADO, TÊM-SE A PERSPECTIVA DE UMA IMPRECISÃO ENTRE AS APROXIMAÇÕES QUE A SOCIOLOGIA TERIA COM O ENSINO PARA ALÉM DAS UNIVERSIDADES; DEMONSTRANDO ASSIM UMA ETERNA TENTATIVA DE ENCAIXE NOS CURRÍCULOS DA BNCC. CARLOS BENEDITO MARTINS CONSIDERA QUE A RETIRADA DA SOCIOLOGIA TRATA UNICAMENTE DE SUA INCOMPATIBILIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM 2020 FORÇOU PROFISSIONAIS DE DIVERSOS ESTRATOS SOCIAIS A RESSIGNIFICAREM TODA A SUA ESTRUTURA DE ENSINO ATÉ ENTÃO ESTABELECIDAS PARA O MODELO SOCIAL BRASILEIRO. É CABÍVEL AINDA IMAGINAR O FATO DESSE EVENTO CAIR COMO UMA LUVA PARA TODOS AQUELES QUE ALMEJAVAM DE ALGUMA FORMA MEXER COM A ESTRUTURA DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO, RETROAGINDO OS MECANISMOS RECENTES DA ÚLTIMA ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO QUE POSSIBILITOU UMA MÍNIMA AUTONOMIA AOS PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO GANHA COM ISSO UMA VELOCIDADE NUNCA ANTES VISTA E JÁ TRANSFORMA INÚMERAS QUESTÕES NOS ARRANJOS SOCIAIS PRESENTES NO ÂMBITO DAS ESCOLAS. COMO RESULTADOS, VÊ-SE QUE AS ÚLTIMAS ALTERAÇÕES NA LDB DURANTE OS ANOS 2000 FORAM AINDA BASTANTE TÍMIDAS QUANDO COMPARADAS A OUTRAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS NAS GRADES CURRICULARES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS E DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES DE MODO GERAL; COMO HISTÓRIA E GEOGRAFIA POR EXEMPLO. O ESCOLA SEM PARTIDO, TAMBÉM OCASIONADO PELA LEVA DE MOVIMENTOS TRAZIDOS NO PÓS GOLPE DE 2016 CONFUNDE DIVERSAS AÇÕES NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, O PROFESSOR SAI DA FIGURA DE SER O AGENTE PORTADOR DO CONHECIMENTO E PASSA A SER ASSOCIADO A FIGURA DO “DOUTRINADOR”. A CONCLUSÃO QUE SE CHEGA É A DE QUE O PAPEL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA ACABA SENDO VITAL PARA OS RUMOS DO FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AO MESMO TEMPO, SENDO AQUELE CAPAZ DE TRANSFORMAR AS RELAÇÕES NOS ESPAÇOS DA VIDA SOCIAL ESCOLAR. A SOCIOLOGIA MAIS DO QUE NUNCA, TORNA-SE FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO COMBATE A ESSAS INVESTIDAS, COMO NOS PENSAMENTOS DE AUGUSTO COMTE SENDO O PRINCIPAL ELEMENTO FUNDANTE DO EMARANHADO CIENTÍFICO E INTELECTUAL. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: MARTINS, CARLOS B. O QUE É SOCIOLOGIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1982.

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