Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

UMA PANDEMIA, POLARIZAÇÃO, CULTURA DIGITAL, ENSINO APRENDIZAGEM E EXCLUSÃO: TRAGÉDIA ANUNCIADA

Palavra-chaves: PANDEMIA, EXCLUSÃO, POLARIZAÇÃO, CULTURA DIGITAL, BNCC Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75732
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 303
    "inscrito_id" => 1117
    "titulo" => "UMA PANDEMIA, POLARIZAÇÃO, CULTURA DIGITAL, ENSINO APRENDIZAGEM  E  EXCLUSÃO: TRAGÉDIA ANUNCIADA"
    "resumo" => "PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A CONTINGÊNCIA QUE ASSOMBRA O MUNDO, A PANDEMIA DO VÍRUS COVID  E SEUS REFLEXOS NO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - PR. O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO É DEMONSTRAR AS “ POSSIBILIDADES, PERSPECTIVAS E PERCEPÇÕES”  DO USO DAS TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO (TICS) PARA SE SUPRIR E SOCORRER AS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO E PROXIMIDADE COM A FINITUDE, ALÉM DO QUE,  A PRESENÇA  DE UMA POLARIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL, SENDO UMA DAS PARTES MARCADAS PELA NEGAÇÃO DA CIÊNCIA, DOGMATISMO E IDEOLOGIA ALIMENTADA PELO PRECONCEITO E ARBITRARIEDADE DISSEMINADOS NAS REDES SOCIAIS,  AS “FAKE NEWS”, COMO RESULTADO, MAIS DE TREZENTOS MIL ÓBITOS, TORNANDO O BRASIL UM “ PÁREA” PARA O MUNDO. POR OUTRO LADO, OS CRÉDULOS NA CIÊNCIA E DEMOCRACIA, MUITOS JÁ EXAUSTOS E EXTENUADOS COM A INTENSIFICAÇÃO DE INFECÇÃO. COM UM RELATO DO CENÁRIO SÓCIO, POLÍTICO, ESCOLHEU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS RELATAR E EXCLUSÃO DE ESTUDANTES QUE COM A PANDEMIA DEIXOU MAIS VISÍVEL E APAVORANTE, COMO SE NÃO BASTASSE AS TRAGÉDIAS, APONTAR  A FALTA DE PREPARO E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PARA  FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO A CULTURA DIGITAL E UTILIZAÇÃO DAS TICS CONFORME PREVISTA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC. COMO TRILHA METODOLÓGICA SEPAROU-SE A FENOMENOLOGIA, ONTOLOGIA E ANTROPOLOGIA COM VISTAS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, JÁ QUE SE UTILIZA DOCUMENTOS DA UNESCO, BNCC E MATERIAL ESTAMPADO NA MÍDIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, EXCLUSÃO, POLARIZAÇÃO, CULTURA DIGITAL, BNCC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1117_08042021110223.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ODY MARCOS CHURKIN"
    "autor_nome_curto" => "ODY MARCOS"
    "autor_email" => "odyfilosofia@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFSP -SRQ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75732
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 303
    "inscrito_id" => 1117
    "titulo" => "UMA PANDEMIA, POLARIZAÇÃO, CULTURA DIGITAL, ENSINO APRENDIZAGEM  E  EXCLUSÃO: TRAGÉDIA ANUNCIADA"
    "resumo" => "PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A CONTINGÊNCIA QUE ASSOMBRA O MUNDO, A PANDEMIA DO VÍRUS COVID  E SEUS REFLEXOS NO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - PR. O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO É DEMONSTRAR AS “ POSSIBILIDADES, PERSPECTIVAS E PERCEPÇÕES”  DO USO DAS TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO (TICS) PARA SE SUPRIR E SOCORRER AS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO E PROXIMIDADE COM A FINITUDE, ALÉM DO QUE,  A PRESENÇA  DE UMA POLARIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL, SENDO UMA DAS PARTES MARCADAS PELA NEGAÇÃO DA CIÊNCIA, DOGMATISMO E IDEOLOGIA ALIMENTADA PELO PRECONCEITO E ARBITRARIEDADE DISSEMINADOS NAS REDES SOCIAIS,  AS “FAKE NEWS”, COMO RESULTADO, MAIS DE TREZENTOS MIL ÓBITOS, TORNANDO O BRASIL UM “ PÁREA” PARA O MUNDO. POR OUTRO LADO, OS CRÉDULOS NA CIÊNCIA E DEMOCRACIA, MUITOS JÁ EXAUSTOS E EXTENUADOS COM A INTENSIFICAÇÃO DE INFECÇÃO. COM UM RELATO DO CENÁRIO SÓCIO, POLÍTICO, ESCOLHEU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS RELATAR E EXCLUSÃO DE ESTUDANTES QUE COM A PANDEMIA DEIXOU MAIS VISÍVEL E APAVORANTE, COMO SE NÃO BASTASSE AS TRAGÉDIAS, APONTAR  A FALTA DE PREPARO E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PARA  FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO A CULTURA DIGITAL E UTILIZAÇÃO DAS TICS CONFORME PREVISTA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC. COMO TRILHA METODOLÓGICA SEPAROU-SE A FENOMENOLOGIA, ONTOLOGIA E ANTROPOLOGIA COM VISTAS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, JÁ QUE SE UTILIZA DOCUMENTOS DA UNESCO, BNCC E MATERIAL ESTAMPADO NA MÍDIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, EXCLUSÃO, POLARIZAÇÃO, CULTURA DIGITAL, BNCC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1117_08042021110223.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ODY MARCOS CHURKIN"
    "autor_nome_curto" => "ODY MARCOS"
    "autor_email" => "odyfilosofia@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFSP -SRQ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A CONTINGÊNCIA QUE ASSOMBRA O MUNDO, A PANDEMIA DO VÍRUS COVID E SEUS REFLEXOS NO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - PR. O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO É DEMONSTRAR AS “ POSSIBILIDADES, PERSPECTIVAS E PERCEPÇÕES” DO USO DAS TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO (TICS) PARA SE SUPRIR E SOCORRER AS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO E PROXIMIDADE COM A FINITUDE, ALÉM DO QUE, A PRESENÇA DE UMA POLARIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL, SENDO UMA DAS PARTES MARCADAS PELA NEGAÇÃO DA CIÊNCIA, DOGMATISMO E IDEOLOGIA ALIMENTADA PELO PRECONCEITO E ARBITRARIEDADE DISSEMINADOS NAS REDES SOCIAIS, AS “FAKE NEWS”, COMO RESULTADO, MAIS DE TREZENTOS MIL ÓBITOS, TORNANDO O BRASIL UM “ PÁREA” PARA O MUNDO. POR OUTRO LADO, OS CRÉDULOS NA CIÊNCIA E DEMOCRACIA, MUITOS JÁ EXAUSTOS E EXTENUADOS COM A INTENSIFICAÇÃO DE INFECÇÃO. COM UM RELATO DO CENÁRIO SÓCIO, POLÍTICO, ESCOLHEU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS RELATAR E EXCLUSÃO DE ESTUDANTES QUE COM A PANDEMIA DEIXOU MAIS VISÍVEL E APAVORANTE, COMO SE NÃO BASTASSE AS TRAGÉDIAS, APONTAR A FALTA DE PREPARO E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO A CULTURA DIGITAL E UTILIZAÇÃO DAS TICS CONFORME PREVISTA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC. COMO TRILHA METODOLÓGICA SEPAROU-SE A FENOMENOLOGIA, ONTOLOGIA E ANTROPOLOGIA COM VISTAS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, JÁ QUE SE UTILIZA DOCUMENTOS DA UNESCO, BNCC E MATERIAL ESTAMPADO NA MÍDIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • ODY MARCOS CHURKIN

    Grato pela oportunidade ímpar. O evento superou as expectativas, trabalhos maravilhosos, oportunos e que se completam, formam um grande e valioso legado.

    20/08/2021 16:57:58

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.