Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UFPA

Palavra-chaves: GÊNERO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75750
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UFPA"
    "resumo" => """
      CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, COM ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E NA ERRADICAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E A PROMOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, À DIVERSIDADE, OBJETIVA-SE, COM ESTE TRABALHO, TRAZER DADOS QUANTITATIVOS A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) SOBRE SUA FORMAÇÃO, NO QUE SE REFERE A PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO QUE TRATAM AS REFERIDAS DIRETRIZES. PARA TANTO, ESTE TRABALHO PROCEDE-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, JÁ REALIZADA, QUE PARTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 12 ESTUDANTES DO SÉTIMO E OITAVO PERÍODO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPA. COMO PERCURSO ANALÍTICO FOI ADOTADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, PRECONIZADO POR BARDIN (2011), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS, PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RESULTADOS. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE É POSSÍVEL APONTAR QUE A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NA UFPA TEM CUMPRIDO COM AS DIRETRIZES E AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. ISTO É, A PESQUISA RESULTOU NO APONTAMENTO DE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DO/A PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA DA UFPA TEM TRATADO DA DIVERSIDADE DE MODO GERAL E DA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE DE GÊNERO EM ESPECÍFICO, COMO UM TEMA TRANSVERSAL NAS DISCIPLINAS DO CURSO. TODAVIA, A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.\r\n
      \r\n
      REFERENCIAS \r\n
      BRASIL. CONSELHO NACIONA DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 2, DE 02 DE JANEIRO DE 2012. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 31 DE JANEIRO DE 2012, SEÇÃO 1, P. 20. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/INDEX.PHP?OPTION=COM_DOCMAN&VIEW=DOWNLOAD&ALIAS=9864-RCEB002-12&CATEGORY_SLUG=JANEIRO-2012-PDF&ITEMID=30192 . ACESSO: 20 FEV./2021.\r\n
      \r\n
      ________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. BRASILEIA, DF: SENADO FEDERAL: CENTRO GRÁFICO, 1988. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/ CCIVIL_03/CONSTITUICAO/CONSTITUIÇÃO.HTM. ACESSO EM: 26 DE MAR DE 2021.\r\n
      \r\n
      ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014. EDIÇÃO EXTRA, P. 1 DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/_ATO2011-2014/2014/LEI/L13005.HTM. ACESSO: 20 DE FEV./2021.\r\n
      \r\n
      BARDIN, LAURENCE. ANÁLISE DE CONTEÚDO. SÃO PAULO: EDIÇÕES 70, 2011.\r\n
      \r\n
      LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAVOLTA, 2016.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1174_08042021173422.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE CACOS"
    "autor_email" => "caroline_cardoso08@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75750
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UFPA"
    "resumo" => """
      CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, COM ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E NA ERRADICAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E A PROMOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, À DIVERSIDADE, OBJETIVA-SE, COM ESTE TRABALHO, TRAZER DADOS QUANTITATIVOS A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) SOBRE SUA FORMAÇÃO, NO QUE SE REFERE A PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO QUE TRATAM AS REFERIDAS DIRETRIZES. PARA TANTO, ESTE TRABALHO PROCEDE-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, JÁ REALIZADA, QUE PARTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 12 ESTUDANTES DO SÉTIMO E OITAVO PERÍODO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPA. COMO PERCURSO ANALÍTICO FOI ADOTADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, PRECONIZADO POR BARDIN (2011), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS, PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RESULTADOS. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE É POSSÍVEL APONTAR QUE A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NA UFPA TEM CUMPRIDO COM AS DIRETRIZES E AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. ISTO É, A PESQUISA RESULTOU NO APONTAMENTO DE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DO/A PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA DA UFPA TEM TRATADO DA DIVERSIDADE DE MODO GERAL E DA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE DE GÊNERO EM ESPECÍFICO, COMO UM TEMA TRANSVERSAL NAS DISCIPLINAS DO CURSO. TODAVIA, A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.\r\n
      \r\n
      REFERENCIAS \r\n
      BRASIL. CONSELHO NACIONA DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 2, DE 02 DE JANEIRO DE 2012. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 31 DE JANEIRO DE 2012, SEÇÃO 1, P. 20. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/INDEX.PHP?OPTION=COM_DOCMAN&VIEW=DOWNLOAD&ALIAS=9864-RCEB002-12&CATEGORY_SLUG=JANEIRO-2012-PDF&ITEMID=30192 . ACESSO: 20 FEV./2021.\r\n
      \r\n
      ________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. BRASILEIA, DF: SENADO FEDERAL: CENTRO GRÁFICO, 1988. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/ CCIVIL_03/CONSTITUICAO/CONSTITUIÇÃO.HTM. ACESSO EM: 26 DE MAR DE 2021.\r\n
      \r\n
      ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014. EDIÇÃO EXTRA, P. 1 DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/_ATO2011-2014/2014/LEI/L13005.HTM. ACESSO: 20 DE FEV./2021.\r\n
      \r\n
      BARDIN, LAURENCE. ANÁLISE DE CONTEÚDO. SÃO PAULO: EDIÇÕES 70, 2011.\r\n
      \r\n
      LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAVOLTA, 2016.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1174_08042021173422.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE CACOS"
    "autor_email" => "caroline_cardoso08@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, COM ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E NA ERRADICAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E A PROMOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, À DIVERSIDADE, OBJETIVA-SE, COM ESTE TRABALHO, TRAZER DADOS QUANTITATIVOS A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) SOBRE SUA FORMAÇÃO, NO QUE SE REFERE A PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO QUE TRATAM AS REFERIDAS DIRETRIZES. PARA TANTO, ESTE TRABALHO PROCEDE-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, JÁ REALIZADA, QUE PARTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 12 ESTUDANTES DO SÉTIMO E OITAVO PERÍODO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPA. COMO PERCURSO ANALÍTICO FOI ADOTADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, PRECONIZADO POR BARDIN (2011), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS, PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RESULTADOS. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE É POSSÍVEL APONTAR QUE A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NA UFPA TEM CUMPRIDO COM AS DIRETRIZES E AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. ISTO É, A PESQUISA RESULTOU NO APONTAMENTO DE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DO/A PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA DA UFPA TEM TRATADO DA DIVERSIDADE DE MODO GERAL E DA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE DE GÊNERO EM ESPECÍFICO, COMO UM TEMA TRANSVERSAL NAS DISCIPLINAS DO CURSO. TODAVIA, A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. REFERENCIAS BRASIL. CONSELHO NACIONA DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 2, DE 02 DE JANEIRO DE 2012. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 31 DE JANEIRO DE 2012, SEÇÃO 1, P. 20. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/INDEX.PHP?OPTION=COM_DOCMAN&VIEW=DOWNLOAD&ALIAS=9864-RCEB002-12&CATEGORY_SLUG=JANEIRO-2012-PDF&ITEMID=30192 . ACESSO: 20 FEV./2021. ________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. BRASILEIA, DF: SENADO FEDERAL: CENTRO GRÁFICO, 1988. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/ CCIVIL_03/CONSTITUICAO/CONSTITUIÇÃO.HTM. ACESSO EM: 26 DE MAR DE 2021. ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014. EDIÇÃO EXTRA, P. 1 DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/_ATO2011-2014/2014/LEI/L13005.HTM. ACESSO: 20 DE FEV./2021. BARDIN, LAURENCE. ANÁLISE DE CONTEÚDO. SÃO PAULO: EDIÇÕES 70, 2011. LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAVOLTA, 2016.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.