Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: A DESCONSTRUÇÃO DA HETERONORMAITIVDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

DIANTE DA RELEVÂNCIA E DA IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE TEMAS QUE ENVOLVAM A ANÁLISE E COMPREENSÃO RELACIONADAS A QUESTÃO DE GÊNERO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REALIZAR UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: A DESCONSTRUÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR, HAJA VISTO A COMPLEXIDADE, IGNORÂNCIA E PRECONCEITO QUE PREVALECEM SOBRE O TEMA EM QUESTÃO. DIANTE DISTO, A ESCOLA COMO SENDO O LOCAL DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, TORNA-SE O CANAL IDEAL ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, PARA PROMOÇÃO DE DEBATES E REFLEXÕES QUE ENVOLVAM OS EDUCANDOS, ASSIM COMO TAMBÉM A SOCIEDADE EM GERAL DE FORMA A DESMISTIFICAR CONCEITOS PRÉ-DEFINIDOS E A VISÃO “PRECONCEITUOSA” AINDA TÃO ARRAIGADOS NA SOCIEDADE ATUAL. PARA TAL, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIOS DE TEXTOS, ARTIGOS E PERIÓDICOS, COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, CONSIDERANDO AS ATRIBUIÇÕES DE DIVERSOS AUTORES. COMO BEM SABEMOS, A CONCEPÇÃO BINÁRIA E HETERONORMATIVA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO AINDA SÃO MUITO ENRAIZADAS NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS DA NOSSA SOCIEDADE, POIS, PARA MUITOS, AINDA VIGORA A IDEIA DE UM DETERMINISMO BIOLÓGICO QUE DEFINE NOSSOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO SEXUAL E DE GÊNERO. SEGUNDO SCOTT (1995), É PRECISO QUE SE ROMPA COM ESSA CONCEPÇÃO BIOLÓGICA E SE CONSTRUA UMA PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA SOBRE O GÊNERO. AFINAL DE CONTAS O GÊNERO NÃO SE TRATA DE UMA IDENTIDADE ESTÁVEL E SIM DE UMA IDENTIDADE CONSTRUÍDA COM O TEMPO (BUTLER, 2018). DA MESMA FORMA É PENSADA A QUESTÃO DA SEXUALIDADE, COMO SE A MESMA FOSSE BIOLOGICAMENTE DETERMINADA PELA GENITÁLIA. SEGUNDO NUNES (APUD 1987, P. 23), “[...] A SEXUALIDADE É SEMPRE UMA ÁREA DE SABER E DE INVESTIGAÇÃO ESSENCIALMENTE POLÊMICA, VISTO QUE ENVOLVE-SE COM ELEMENTOS DE ORDEM RELIGIOSA E ÉTICA DE DIFERENTES CONOTAÇÕES E UNIVERSOS SOCIAIS OU SUBJETIVOS” (MONTEIRO; RIBEIRO, 2020, P. 03). POR ISSO QUE AS DISCUSSÕES SOBRE ESSAS TEMÁTICAS SÃO MUITO IMPORTANTES NAS AULAS DE SOCIOLOGIA, POIS, A PARTIR DELAS É POSSÍVEL QUE SE CONSTRUA UM PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE ESSES CONCEITOS. SEGUNDO FOUCAULT (1988 APUD LOURO, 2007), TANTO A SEXUALIDADE QUANTO O GÊNERO SÃO CONSTRUCTOS HISTÓRICOS, OU SEJA, SÃO CONSTRUÇÕES IDEALIZADAS A PARTIR DA NECESSIDADE DE SE SUPRIR UMA DETERMINADA URGÊNCIA EM TERMOS SOCIAIS. POR ESSA RAZÃO QUE A DISCUSSÃO DESSAS TEMÁTICAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA TEM PROPORCIONADO NOVAS INTERPRETAÇÕES SOBRE ESSES CONCEITOS. SEGUNDO GOHN (2010), OS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS AO ENVOLVEREM NOVAS TEORIAS, EVIDENCIAM NOVOS CONCEITOS E NOVAS CATEGORIAS DE ANÁLISE LEVANDO ASSIM A NOVOS PARADIGMAS. REFERÊNCIAS: SCOTT, JOAN. GÊNERO: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE HISTÓRICA. EDUCAÇÃO & REALIDADE, PORTO ALEGRE, V. 20, ANO 20, N. 02, P. 71-99, JUL. 1995. BUTLER, JUDITH. OS ATOS PERFORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DO GÊNERO: UM ENSAIO SOBRE FENOMENOLOGIA E TEORIA FEMINISTA. TRADUÇÃO DE JAMILLE PINHEIRO DIAS. CADERNOS DE LEITURA, [S. L.], N. 78, 2018. MONTEIRO, SOLANGE APARECIDA DE SOUZA; RIBEIRO, PAULO RENNES MARÇAL. SEXUALIDADE E GÊNERO NA ATUAL BNCC: POSSIBILIDADES E LIMITES. PESQUISA E ENSINO, V. 1, P. E202011, P. 1 – 24, 1 MAIO 2020. LOURO, GUACIRA LOPES. GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: DAS AFINIDADES POLÍTICAS ÀS TENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. EDUCAÇÃO EM REVISTA, N. 46, P. 201-218, 2007. GOHN, MARIA DA GLÓRIA. NOVAS TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. SÃO PAULO: EDIÇÕES LOYOLA, 2010.

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