Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

FÁBULA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA: INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL DO INDIVÍDUO

Palavra-chaves: FÁBULAS, VALORES MORAIS, PENSAMENTO CRÍTICO, LEITURA, LITERATURA Comunicação Oral (CO) ST 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE LITERATURA
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Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

A FÁBULA É UM GÊNERO BASTANTE ATRATIVO, E POR APRESENTAR CARACTERÍSTICAS QUE TRANSMITEM LIÇÕES DE MORAL, ACABAM POR INFLUENCIAR TANTO ADULTOS QUANTO CRIANÇAS, DESPERTANDO CURIOSIDADE E ATIÇANDO A IMAGINAÇÃO. PENSANDO NISSO, ESTE ESTUDO PARTIU DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA FÁBULA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL DO INDIVÍDUO? INICIALMENTE A MOTIVAÇÃO PARA PESQUISAR O REFERIDO TEMA SURGIU DA NECESSIDADE DE OFERECER UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA HUMANIZADORA, E NÃO LIMITAR-SE SOMENTE A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. DIANTE DISSO, O ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS FÁBULAS COMO RECURSO DIDÁTICO QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E SENSO MORAL NOS INDIVÍDUOS (LEITOR). A METODOLOGIA ABORDADA SE BASEIA EM TRABALHO BIBLIOGRÁFICO, COMO PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA. PRESSUPÕE-SE QUE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO DESSE GÊNERO RESIDE NA POSSIBILIDADE DE SINTETIZAR O DEBATE EM TORNO DOS VALORES MORAIS E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DO LEITOR, VISTO QUE A PARTIR DE UMA BOA LEITURA O NDIVÍDUO SE TORNA CAPAZ DE COMPREENDER O MUNDO A SUA VOLTA E ADQUIRIR CONSCIÊNCIA SOBRE SEUS PRÓPRIOS ATOS E AÇÕES NO MEIO EM QUE VIVE, ALÉM DE SE TORNAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FUTUROS PESQUISADORES SOBRE O TEMA PROPOSTO. DIANTE DISTO, COMPREENDE-SE QUE O USO DAS FÁBULAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO, AJUDA A FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, E QUE A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR E MAIS JUSTA, DECORRE DE UM COMPROMETIMENTO CONJUNTO ENTRE FAMÍLIA (O PRIMEIRO AMBIENTE COM O QUAL O INDIVÍDUO TEM CONTATO), PROFESSORES (CONSCIENTES DE SEU PAPEL COMO EDUCADORES E FORMADORES DE OPINIÃO), GESTORES (VISANDO FORNECER UM AMBIENTE ABERTO E DE FÁCIL ACESSO AOS PAIS) BEM COMO A PRÓPRIA COMUNIDADE, QUE PODE E DEVE, EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, CONTRIBUIR COM SUGESTÕES SIGNIFICATIVAS. É INTERESSANTE QUE O PROFESSOR TRAGA PARA SALA DE AULA TEXTOS DO COTIDIANO, FAÇA LEITURA ORAL COM OS ALUNOS E PROMOVA DISCUSSÕES SOBRE TAIS TEMAS. É PRECISO TAMBÉM HAVER ACEITAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS EDUCANDOS, SOBRE A SERIEDADE DE APRENDER E REPASSAR OS PRINCÍPIOS ÉTICOS APRENDIDOS NA ESCOLA. ASSIM, PODERÃO REFLETIR SOBRE OS VALORES E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA PESSOAL E SOCIAL. CABE DESTACAR A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E SOCIEDADE NESTE PROCESSO FORMADOR.

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