CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: DIANTE DA VIGENTE PANDEMIA DO COVID-19, INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM FATORES DE RISCO COMO DIABETES MELLITUS TIPO 2 (DM2) SÃO GRUPOS DE PRIORIDADE DE ATENDIMENTO, ENTRETANTO POSSUEM DIFICULDADES NO ACOMPANHAMENTO DEVIDO O RESPEITO AO ISOLAMENTO SOCIAL. ASSIM O TELEATENDIMENTO E A ASSISTÊNCIA REMOTA TÊM SE DESTACADO AO OFERECER A ESSAS PESSOAS UM ATENDIMENTO QUE CONTEMPLE SUAS NECESSIDADES MESMO À DISTÂNCIA. DESCRIÇÃO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO PET-INTERPROFISSIONALIDADE DIABETES DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU (FMB-UNESP), ACERCA DO DESENVOLVIMENTO E DISTRIBUIÇÃO REMOTOS DE MATERIAIS EDUCATIVOS DIRECIONADOS A USUÁRIOS COM DM2 DE SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS), PARA O AUTOCUIDADO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. APÓS A APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO POR TELEATENDIMENTO, QUE CONTEMPLOU O INTERESSE OU NÃO DESTES USUÁRIOS EM RECEBER O MATERIAL, BEM COMO SUAS PRINCIPAIS DEMANDAS ENTORNO DO AUTOCUIDADO E O COVID-19, FORAM ELENCADOS CINCO TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS: SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA, ALIMENTAÇÃO DA PESSOA DIABÉTICA DURANTE A PANDEMIA, FAKE NEWS E SINTOMAS DA COVID-19. 81,7% DOS USUÁRIOS ACEITARAM RECEBER O MATERIAL EDUCATIVO, E PUDERAM ASSIM ESCOLHER A PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA (WHATSAPP, CORRESPONDÊNCIA FÍSICA OU E-MAIL). OS MATERIAIS FORAM DISPARADOS UM A UM, E O RETORNO FOI O MELHOR POSSÍVEL ATÉ ENTÃO, AGRADECIMENTOS E MENSAGENS DE POSITIVIDADE FORAM AS RESPOSTAS OBTIDAS, GARANTINDO O OBJETIVO DE INFORMAR E ACOLHER. LIÇÕES APRENDIDAS: FICA CLARO, A IMPORTÂNCIA DO TELEATENDIMENTO AO PROPORCIONAR CONTINUIDADE AO CUIDADO DESTES USUÁRIOS DA APS ESPECIALMENTE NESSE MOMENTO DE PANDEMIA, PROCURANDO MANTER O VÍNCULO E NÃO DESESTABILIZAR SUA CONDIÇÃO CRÔNICA. RECOMENDAÇÕES: A CONDIÇÃO PANDÊMICA EXIGE DO SISTEMA DE SAÚDE UMA MODERNIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO QUE UTILIZANDO DAS TECNOLOGIAS DE MÍDIAS PODEM PROPORCIONAR UMA ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE.