Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PLATÃO: UM CRÍTICO DO ENSINO SOFISTA

Palavra-chaves: PLATÃO, GÓRGIAS, RETORICA, CRITICA, Comunicação Oral (CO) AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76886
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 1810
    "titulo" => "PLATÃO: UM CRÍTICO DO ENSINO SOFISTA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VERSA SOBRE A FORMA DE ENSINAR DOS SOFISTAS, ESMIUÇADA POR PLATÃO, NO DIÁLOGO GÓRGIAS, COM O INTUITO DE ANALISAR A CRÍTICA DO AUTOR AO MÉTODO EDUCACIONAL DOS SOFISTAS, CONHECIDO COMO RETÓRICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA. NA VISÃO PLATÔNICA, OS SOFISTAS NÃO PROMOVIAM UM ENSINO EMBASADO NO CONHECIMENTO VERDADEIRO, LIMITAVAM AO ENSINO DA ARTE DE FALAR BEM, ESSA FORMA DE ENSINO NÃO PROMOVE, SEGUNDO PLATÃO, O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA APROFUNDADA QUE TRANSFORMA A PERCEPÇÃO DA REALIDADE DOS HOMENS, A CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO ESVAZIADA DE VALORES, COMO ENSINAVAM OS SOFISTAS SÓ CONTRIBUÍA PARA CORRUÇÃO DOS JOVENS ATENIENSES E POR ESSE MOTIVO MERECIA SER REPUDIADA. PARA DESENVOLVER ESSA PESQUISA RECORREMOS A LEITURA DAS OBRAS GÓRGIAS E FEDRO DE PLATÃO, ALÉM DE PESQUISADORES RENOMADOS NA ÁREA DE FILOSOFIA ANTIGA E PENSAMENTO PLATÔNICO TAIS COMO: JAEGER(2003) GUTHRIE (1995) JEANNIÈRE (1994) ENTRE OUTROS. A FORMAÇÃO RETÓRICA, COMO UM TIPO DE DISCURSO QUE OBJETIVA APENAS PERSUASÃO NÃO PODE SER VISTO CM FORMA DE EDUCAR PRA O CONSTANTE DO APERFEIÇOAMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "PLATÃO, GÓRGIAS, RETORICA, CRITICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID1810_26092021010504.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CATARINA ANANIAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA ANANIAS"
    "autor_email" => "mariacatarinaan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76886
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 1810
    "titulo" => "PLATÃO: UM CRÍTICO DO ENSINO SOFISTA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VERSA SOBRE A FORMA DE ENSINAR DOS SOFISTAS, ESMIUÇADA POR PLATÃO, NO DIÁLOGO GÓRGIAS, COM O INTUITO DE ANALISAR A CRÍTICA DO AUTOR AO MÉTODO EDUCACIONAL DOS SOFISTAS, CONHECIDO COMO RETÓRICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA. NA VISÃO PLATÔNICA, OS SOFISTAS NÃO PROMOVIAM UM ENSINO EMBASADO NO CONHECIMENTO VERDADEIRO, LIMITAVAM AO ENSINO DA ARTE DE FALAR BEM, ESSA FORMA DE ENSINO NÃO PROMOVE, SEGUNDO PLATÃO, O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA APROFUNDADA QUE TRANSFORMA A PERCEPÇÃO DA REALIDADE DOS HOMENS, A CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO ESVAZIADA DE VALORES, COMO ENSINAVAM OS SOFISTAS SÓ CONTRIBUÍA PARA CORRUÇÃO DOS JOVENS ATENIENSES E POR ESSE MOTIVO MERECIA SER REPUDIADA. PARA DESENVOLVER ESSA PESQUISA RECORREMOS A LEITURA DAS OBRAS GÓRGIAS E FEDRO DE PLATÃO, ALÉM DE PESQUISADORES RENOMADOS NA ÁREA DE FILOSOFIA ANTIGA E PENSAMENTO PLATÔNICO TAIS COMO: JAEGER(2003) GUTHRIE (1995) JEANNIÈRE (1994) ENTRE OUTROS. A FORMAÇÃO RETÓRICA, COMO UM TIPO DE DISCURSO QUE OBJETIVA APENAS PERSUASÃO NÃO PODE SER VISTO CM FORMA DE EDUCAR PRA O CONSTANTE DO APERFEIÇOAMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "PLATÃO, GÓRGIAS, RETORICA, CRITICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID1810_26092021010504.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CATARINA ANANIAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA ANANIAS"
    "autor_email" => "mariacatarinaan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ESTUDO VERSA SOBRE A FORMA DE ENSINAR DOS SOFISTAS, ESMIUÇADA POR PLATÃO, NO DIÁLOGO GÓRGIAS, COM O INTUITO DE ANALISAR A CRÍTICA DO AUTOR AO MÉTODO EDUCACIONAL DOS SOFISTAS, CONHECIDO COMO RETÓRICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA. NA VISÃO PLATÔNICA, OS SOFISTAS NÃO PROMOVIAM UM ENSINO EMBASADO NO CONHECIMENTO VERDADEIRO, LIMITAVAM AO ENSINO DA ARTE DE FALAR BEM, ESSA FORMA DE ENSINO NÃO PROMOVE, SEGUNDO PLATÃO, O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA APROFUNDADA QUE TRANSFORMA A PERCEPÇÃO DA REALIDADE DOS HOMENS, A CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO ESVAZIADA DE VALORES, COMO ENSINAVAM OS SOFISTAS SÓ CONTRIBUÍA PARA CORRUÇÃO DOS JOVENS ATENIENSES E POR ESSE MOTIVO MERECIA SER REPUDIADA. PARA DESENVOLVER ESSA PESQUISA RECORREMOS A LEITURA DAS OBRAS GÓRGIAS E FEDRO DE PLATÃO, ALÉM DE PESQUISADORES RENOMADOS NA ÁREA DE FILOSOFIA ANTIGA E PENSAMENTO PLATÔNICO TAIS COMO: JAEGER(2003) GUTHRIE (1995) JEANNIÈRE (1994) ENTRE OUTROS. A FORMAÇÃO RETÓRICA, COMO UM TIPO DE DISCURSO QUE OBJETIVA APENAS PERSUASÃO NÃO PODE SER VISTO CM FORMA DE EDUCAR PRA O CONSTANTE DO APERFEIÇOAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.