Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL, UTILIZANDO RECURSOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, INFORMÁTICA, OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS, Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76973
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 2196
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL, UTILIZANDO RECURSOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO, COMO PILAR NORTEADOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE UMA COMUNIDADE, É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO DA POPULAÇÃO. NESSE CONTEXTO, AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS SÃO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL, QUE PODEM SER UTILIZADAS EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS” EXECUTADO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, QUE INSTIGOU NOS ALUNOS O INTERESSE NOS ESTUDOS, BUSCANDO PROMOVER ALTERNATIVAS MOTIVADORAS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLARES. O NÚMERO DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO VEM AUMENTANDO, NO DECORRER DOS ANOS, EVIDENCIANDO O SEU CARÁTER INCLUSIVO E SOCIAL. DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO, OS ALUNOS TREINADOS NO PROJETO, OCUPAM LUGARES DE DESTAQUE NA COMPETIÇÃO EM NÍVEIS ESTADUAL E NACIONAL. HOJE, O PROJETO JÁ É CONSIDERADO INCLUSIVO E MULTIDISCIPLINAR, POIS TRABALHA COM ALUNOS EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL, PROCURANDO INCENTIVÁ-LOS E MOTIVÁ-LOS EM SEUS ESTUDOS. ADEMAIS, CONTRIBUI COM A QUALIDADE NO ENSINO, JÁ  QUE PROFESSORES DA REGIÃO AFIRMAM QUE OS ALUNOS TÊM MELHORADO O DESEMPENHO EM DIVERSAS DISCIPLINAS, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO LOCAL, UMA VEZ QUE VISLUMBRAM UM MELHOR APROVEITAMENTO DO APRENDIZADO EM SUAS COMUNIDADES OS OBJETIVOS DO PROJETO FORAM ALCANÇADOS, POIS OS ALUNOS SE SENTEM VALORIZADOS NA COMUNIDADE, PROVEU UMA DIMINUIÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR E FIXOU OS ALUNOS NA ESCOLA, EM ÉPOCA DE PANDEMIA, CONSTITUINDO-SE ASSIM COMO UMA ALTERNATIVA EXTRACURRICULAR EFICIENTE NO APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, INFORMÁTICA, OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID2196_04102021200342.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA"
    "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76973
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 2196
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL, UTILIZANDO RECURSOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO, COMO PILAR NORTEADOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE UMA COMUNIDADE, É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO DA POPULAÇÃO. NESSE CONTEXTO, AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS SÃO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL, QUE PODEM SER UTILIZADAS EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS” EXECUTADO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, QUE INSTIGOU NOS ALUNOS O INTERESSE NOS ESTUDOS, BUSCANDO PROMOVER ALTERNATIVAS MOTIVADORAS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLARES. O NÚMERO DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO VEM AUMENTANDO, NO DECORRER DOS ANOS, EVIDENCIANDO O SEU CARÁTER INCLUSIVO E SOCIAL. DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO, OS ALUNOS TREINADOS NO PROJETO, OCUPAM LUGARES DE DESTAQUE NA COMPETIÇÃO EM NÍVEIS ESTADUAL E NACIONAL. HOJE, O PROJETO JÁ É CONSIDERADO INCLUSIVO E MULTIDISCIPLINAR, POIS TRABALHA COM ALUNOS EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL, PROCURANDO INCENTIVÁ-LOS E MOTIVÁ-LOS EM SEUS ESTUDOS. ADEMAIS, CONTRIBUI COM A QUALIDADE NO ENSINO, JÁ  QUE PROFESSORES DA REGIÃO AFIRMAM QUE OS ALUNOS TÊM MELHORADO O DESEMPENHO EM DIVERSAS DISCIPLINAS, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO LOCAL, UMA VEZ QUE VISLUMBRAM UM MELHOR APROVEITAMENTO DO APRENDIZADO EM SUAS COMUNIDADES OS OBJETIVOS DO PROJETO FORAM ALCANÇADOS, POIS OS ALUNOS SE SENTEM VALORIZADOS NA COMUNIDADE, PROVEU UMA DIMINUIÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR E FIXOU OS ALUNOS NA ESCOLA, EM ÉPOCA DE PANDEMIA, CONSTITUINDO-SE ASSIM COMO UMA ALTERNATIVA EXTRACURRICULAR EFICIENTE NO APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, INFORMÁTICA, OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID2196_04102021200342.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA"
    "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO, COMO PILAR NORTEADOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE UMA COMUNIDADE, É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO DA POPULAÇÃO. NESSE CONTEXTO, AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS SÃO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL, QUE PODEM SER UTILIZADAS EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS” EXECUTADO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, QUE INSTIGOU NOS ALUNOS O INTERESSE NOS ESTUDOS, BUSCANDO PROMOVER ALTERNATIVAS MOTIVADORAS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLARES. O NÚMERO DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO VEM AUMENTANDO, NO DECORRER DOS ANOS, EVIDENCIANDO O SEU CARÁTER INCLUSIVO E SOCIAL. DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO, OS ALUNOS TREINADOS NO PROJETO, OCUPAM LUGARES DE DESTAQUE NA COMPETIÇÃO EM NÍVEIS ESTADUAL E NACIONAL. HOJE, O PROJETO JÁ É CONSIDERADO INCLUSIVO E MULTIDISCIPLINAR, POIS TRABALHA COM ALUNOS EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL, PROCURANDO INCENTIVÁ-LOS E MOTIVÁ-LOS EM SEUS ESTUDOS. ADEMAIS, CONTRIBUI COM A QUALIDADE NO ENSINO, JÁ QUE PROFESSORES DA REGIÃO AFIRMAM QUE OS ALUNOS TÊM MELHORADO O DESEMPENHO EM DIVERSAS DISCIPLINAS, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO LOCAL, UMA VEZ QUE VISLUMBRAM UM MELHOR APROVEITAMENTO DO APRENDIZADO EM SUAS COMUNIDADES OS OBJETIVOS DO PROJETO FORAM ALCANÇADOS, POIS OS ALUNOS SE SENTEM VALORIZADOS NA COMUNIDADE, PROVEU UMA DIMINUIÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR E FIXOU OS ALUNOS NA ESCOLA, EM ÉPOCA DE PANDEMIA, CONSTITUINDO-SE ASSIM COMO UMA ALTERNATIVA EXTRACURRICULAR EFICIENTE NO APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.