Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CÉLULA, JOGOS, ATIVIDADE PRÁTICA Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76991
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 1971
    "titulo" => "O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O ENTENDIMENTO DO QUE É CÉLULA É UM CONCEITO CHAVE PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, PORÉM SUA COMPREENSÃO COSTUMA SER ALGO COMPLEXO E ABSTRATO PARA MUITOS ALUNOS. A BUSCA POR FACILITAR A APRENDIZAGEM DESSES CONCEITOS MAIS COMPLEXOS E TORNAR SEU ESTUDO CADA VEZ MAIS ATRATIVO DEVE SER CONSTANTE. PARA ISSO, O DOCENTE DEVE PROCURAR DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS E INCLUÍ-LOS EM SUAS AULAS. VISANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA MINISTRAR AS AULAS DURANTE O ENSINO REMOTO, E A PREOCUPAÇÃO COM O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ENSINO DA CITOLOGIA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É FAZER O RELATO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PARA TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS ONLINE. UTILIZAMOS DURANTE AS AULAS RECURSOS DIDÁTICOS COMO JOGOS ONLINE, SITES INTERATIVOS, MÚSICA, ATIVIDADE PRÁTICA E A CONFECÇÃO DE UM LEPBOOK. COM O PASSAR DAS SEMANAS O NÚMERO DE ALUNOS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS FOI DIMINUINDO GRADATIVAMENTE, PORÉM OS ALUNOS QUE OPTARAM POR PERMANECER NO ENSINO REMOTO CONTINUARAM INTERAGINDO NAS AULAS E REALIZANDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS. NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRAVAM INTERESSE QUANDO JOGOS ERAM UTILIZADOS EM AULA, INTERAGINDO PELO CHAT EM CLIMA DE ANIMAÇÃO. OUTRA ATIVIDADE QUE OBTIVEMOS VÁRIAS DEVOLUTIVAS FOI A PRÁTICA PARA DEMONSTRAR O TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA. O LEPBOOK FOI O RECURSO EM QUE TIVEMOS MENOS SUCESSO, ACREDITAMOS QUE PELO FATO DE OS ALUNOS DESCONHECEREM A ATIVIDADE. PARA A PRÁTICA DOCENTE, A BUSCA POR ESSES RECURSOS PARA COMPLEMENTAR AS AULAS FOI UM DESAFIO ENRIQUECEDOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CÉLULA, JOGOS, ATIVIDADE PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1971_12102021165329.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA GIORDANI VIELMO"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA"
    "autor_email" => "pamelavielmo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76991
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 1971
    "titulo" => "O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O ENTENDIMENTO DO QUE É CÉLULA É UM CONCEITO CHAVE PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, PORÉM SUA COMPREENSÃO COSTUMA SER ALGO COMPLEXO E ABSTRATO PARA MUITOS ALUNOS. A BUSCA POR FACILITAR A APRENDIZAGEM DESSES CONCEITOS MAIS COMPLEXOS E TORNAR SEU ESTUDO CADA VEZ MAIS ATRATIVO DEVE SER CONSTANTE. PARA ISSO, O DOCENTE DEVE PROCURAR DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS E INCLUÍ-LOS EM SUAS AULAS. VISANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA MINISTRAR AS AULAS DURANTE O ENSINO REMOTO, E A PREOCUPAÇÃO COM O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ENSINO DA CITOLOGIA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É FAZER O RELATO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PARA TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS ONLINE. UTILIZAMOS DURANTE AS AULAS RECURSOS DIDÁTICOS COMO JOGOS ONLINE, SITES INTERATIVOS, MÚSICA, ATIVIDADE PRÁTICA E A CONFECÇÃO DE UM LEPBOOK. COM O PASSAR DAS SEMANAS O NÚMERO DE ALUNOS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS FOI DIMINUINDO GRADATIVAMENTE, PORÉM OS ALUNOS QUE OPTARAM POR PERMANECER NO ENSINO REMOTO CONTINUARAM INTERAGINDO NAS AULAS E REALIZANDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS. NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRAVAM INTERESSE QUANDO JOGOS ERAM UTILIZADOS EM AULA, INTERAGINDO PELO CHAT EM CLIMA DE ANIMAÇÃO. OUTRA ATIVIDADE QUE OBTIVEMOS VÁRIAS DEVOLUTIVAS FOI A PRÁTICA PARA DEMONSTRAR O TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA. O LEPBOOK FOI O RECURSO EM QUE TIVEMOS MENOS SUCESSO, ACREDITAMOS QUE PELO FATO DE OS ALUNOS DESCONHECEREM A ATIVIDADE. PARA A PRÁTICA DOCENTE, A BUSCA POR ESSES RECURSOS PARA COMPLEMENTAR AS AULAS FOI UM DESAFIO ENRIQUECEDOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CÉLULA, JOGOS, ATIVIDADE PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1971_12102021165329.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA GIORDANI VIELMO"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA"
    "autor_email" => "pamelavielmo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O ENTENDIMENTO DO QUE É CÉLULA É UM CONCEITO CHAVE PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, PORÉM SUA COMPREENSÃO COSTUMA SER ALGO COMPLEXO E ABSTRATO PARA MUITOS ALUNOS. A BUSCA POR FACILITAR A APRENDIZAGEM DESSES CONCEITOS MAIS COMPLEXOS E TORNAR SEU ESTUDO CADA VEZ MAIS ATRATIVO DEVE SER CONSTANTE. PARA ISSO, O DOCENTE DEVE PROCURAR DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS E INCLUÍ-LOS EM SUAS AULAS. VISANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA MINISTRAR AS AULAS DURANTE O ENSINO REMOTO, E A PREOCUPAÇÃO COM O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ENSINO DA CITOLOGIA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É FAZER O RELATO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PARA TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS ONLINE. UTILIZAMOS DURANTE AS AULAS RECURSOS DIDÁTICOS COMO JOGOS ONLINE, SITES INTERATIVOS, MÚSICA, ATIVIDADE PRÁTICA E A CONFECÇÃO DE UM LEPBOOK. COM O PASSAR DAS SEMANAS O NÚMERO DE ALUNOS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS FOI DIMINUINDO GRADATIVAMENTE, PORÉM OS ALUNOS QUE OPTARAM POR PERMANECER NO ENSINO REMOTO CONTINUARAM INTERAGINDO NAS AULAS E REALIZANDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS. NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRAVAM INTERESSE QUANDO JOGOS ERAM UTILIZADOS EM AULA, INTERAGINDO PELO CHAT EM CLIMA DE ANIMAÇÃO. OUTRA ATIVIDADE QUE OBTIVEMOS VÁRIAS DEVOLUTIVAS FOI A PRÁTICA PARA DEMONSTRAR O TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA. O LEPBOOK FOI O RECURSO EM QUE TIVEMOS MENOS SUCESSO, ACREDITAMOS QUE PELO FATO DE OS ALUNOS DESCONHECEREM A ATIVIDADE. PARA A PRÁTICA DOCENTE, A BUSCA POR ESSES RECURSOS PARA COMPLEMENTAR AS AULAS FOI UM DESAFIO ENRIQUECEDOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.