ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER QUAL ? A COMPREENS?O DE UM PROFESSOR EM ATUA??O QUE J? VIVENCIOU UMA EXPERI?NCIA TECNODOCENTE E SEUS ALUNOS SOBRE A APRENDIZAGEM MEDIADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDICS) E SEUS EFEITOS. A PROBLEM?TICA QUE IMPULSIONA A PESQUISA EST? PAUTADA NA PERSPECTIVA ADOTADA PELO PROFESSOR AO UTILIZAR AS TDICS E OS IMPACTOS DESSE PARADIGMA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA, COM A PARTICIPA??O DE UM PROFESSOR DE MATEM?TICA E DEZ ALUNOS DA INSTITUI??O EM QUE O SUJEITO DA PESQUISA LECIONA, DURANTE OS MESES DE SETEMBRO A NOVEMBRO DE 2019. A PESQUISA SE SUBDIVIDIU EM TR?S FASES: PLANEJAMENTO, COLETA E AN?LISE DE DADOS. A ETAPA DA COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM TR?S FASES: COLETA DE DADOS DA ATUA??O DO PROFESSOR-SUJEITO NA DISCIPLINA TECNODOC?NCIA, ENTREVISTA COM O PROFESSOR-SUJEITO DA PESQUISA EM SUA PR?TICA PROFISSIONAL E APLICA??O DE QUESTION?RIO COM SEUS ALUNOS. A ETAPA DA AN?LISE DE DADOS VINCULOU-SE AO TRATAMENTO DAS INFORMA??ES COLETADAS A PARTIR DA INTERPRETA??O DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZA??O POR MEIO DE PLANILHA ELETR?NICA. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE, DURANTE O PER?ODO DE FORMA??O INICIAL, O SUJEITO DA PESQUISA APRESENTA UMA PROPOSTA PEDAG?GICA PAUTADA EM UM PARADIGMA INSTRUCIONISTA. AP?S VIVENCIAR UMA EXPERI?NCIA TECNODOCENTE, O PROFESSOR-SUJEITO PASSA A CONSIDERAR OUTRAS POSSIBILIDADES PARA O USO DAS TDICS, PENSANDO ESSE RECURSO COMO FONTE DE PESQUISA E DE CONSTRU??O DE RECURSOS E SABERES, O QUE ? REAFIRMADO NO DISCURSO DE SEUS ALUNOS.