ESTA PESQUISA TEM COMO INSPIRAÇÃO O CRESCENTE FLUXO MIGRATÓRIO DE ESTUDANTES EM BUSCA DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL E INVESTIGA AS IMPLICAÇÕES, COM FOCO NOS DESAFIOS, DA MOBILIDADE ESTUDANTIL. O CONTEXTO DA PESQUISA ABRANGE AS PRÁTICAS DE INTERCÂMBIO E DE ESTÁGIO INTERNACIONAL PROMOVIDAS PELO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, E O OBJETIVO CONSISTE EM ANALISAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA INSTITUIÇÃO AO PARTICIPAREM DO PROCESSO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL ENTRE O PERÍODO DE 2018 A 2020. ESTE ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FOI FUNDAMENTADO SOB PERSPECTIVA TEÓRICA SOCIOCULTURAL E APLICADO JUNTO A UM GRUPO DE DEZ ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO, A PARTIR DA COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO E ENTREVISTA ONLINE. O MÉTODO UTILIZADO PARA O TRATAMENTO E INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS BASEOU-SE EM ANÁLISE DE CONTEÚDO, E OS RESULTADOS ALCANÇADOS DEMONSTRARAM QUE OS PRINCIPAIS DESAFIOS DOS ESTUDANTES COM A EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FORAM DE ORDEM COMUNICATIVA, ORGANIZATIVA E ADAPTATIVA. A PARTIR DA ANÁLISE DAS COMPLEXIDADES ENVOLVIDAS NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FORAM PERCEBIDAS LACUNAS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PESSOAIS DOS ESTUDANTES. POR FIM, O ESTUDO CONCLUI QUE EXPERIÊNCIAS DESAFIADORAS, A EXEMPLO DA AÇÃO MOBILIDADE INTERNACIONAL, CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO E PARA O PROCESSO DE AMADURECIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS JOVENS.