O PRESENTE ARTIGO TENCIONA APRESENTAR UMA ANÁLISE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, ABORDANDO COMO PODE SER FEITO ESSE USO DE FORMA A CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS, TOMANDO COMO CAMPO DE PESQUISA A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DOUTOR JOÃO RIBEIRO RAMOS EM SOBRAL/CE. A PESQUISA PARTE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ONDE FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, GESTORES E ALUNOS DA ESCOLA, ASSIM COMO HOUVE A PRÁTICA DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ESTUDOS DE ARTIGOS, LIVROS E OUTROS TEXTOS QUE SÃO RELEVANTES VOLTADOS A ESSA TEMÁTICA. LOGO, NOTOU-SE QUE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA HAVIA A APLICAÇÃO DESSAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO, OS ALUNOS INTERAGIRAM E PARTICIPARAM DAS DISCUSSÕES E CITANDO EXEMPLOS DE AÇÕES DO SEU COTIDIANO REFERENTES AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, FAZENDO ATÉ MESMO ALGUMAS REFLEXÕES. PORTANTO, A DISCUSSÃO AQUI EXPOSTA CONSIDERA FAVORÁVEL O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, DEVIDO ESTAS AUXILIAREM NA INTERAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS E NAS SUAS APRENDIZAGENS ENVOLVENDO QUESTÕES CIENTÍFICAS E COTIDIANAS, DESENVOLVENDO UMA INICIAÇÃO DE CAPACIDADE DE REFLEXÕES BASEADAS NAS IDEIAS MEDIADAS PELA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA.