Artigo E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-49-8

A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD: SÍNTESE E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: BACHELARD, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, E-book E-book
"2022-03-07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82039
    "edicao_id" => 169
    "trabalho_id" => 2525
    "inscrito_id" => 8172
    "titulo" => "A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD: SÍNTESE E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "ESTEJA EM FASE DE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA OU PERMANENTE, O PROFESSOR PRECISA MANTER-SE EM CONSTANTE REFLEXÃO E CRÍTICA DE SUA PRÁTICA, CONFIGURANDO A AÇÃO DOCENTE, ACIMA DE TUDO, COMO UMA ATIVIDADE INTELECTUAL. PARA ISSO, É NECESSÁRIO ROMPER COM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE SE APRESENTAM NA ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DAS AULAS, SENDO QUE AS TEORIAS EPISTEMOLÓGICAS, AQUI DESTACANDO A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD, SERVEM A ESSE FIM. GASTON BACHELARD, DEDICOU BOA PARTE DE SUA OBRA A REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA E SUA COMPREENSÃO E FOI PIONEIRO AO PREOCUPAR-SE COM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DA AÇÃO CIENTÍFICA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA SÍNTESE DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD E BUSCA RELACIONAR AS DISCUSSÕES SOBRE O NOVO ESPÍRITO CIENTÍFICO BACHELARDIANO COM QUESTÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS.  PARA ISSO, SE PROPÔS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS RESULTADOS SERÃO OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS OBRAS DE GASTON BACHELARD. SOB A ÓTICA DO ENSINO, PODE-SE DESTACAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA EPISTEMOLOGIA BACHELARDIANA. AO DESENVOLVER UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ELE DEFENDE A PSICOLOGIA DO ERRO, ROMPE COM O SENSO COMUM, MUDA A CULTURA EXPERIMENTAL, OPÕE-SE À CIÊNCIA BASEADA NA OPINIÃO, DISSERTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DIALÉTICAS E CONCEPÇÕES ABERTAS E PROPÕE COMO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO, A PROPOSIÇÃO DE HIPÓTESES E A EXPERIMENTAÇÃO. ESPERA-SE QUE A DISCUSSÃO PROPOSTA AQUI CONTRIBUA NA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "BACHELARD, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA_ID8172_06112021111806.pdf"
    "created_at" => "2022-01-14 14:23:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA EMANUELLE TAVARES MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA TAVARES"
    "autor_email" => "livia.tavares@servidor.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-07"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:25:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82039
    "edicao_id" => 169
    "trabalho_id" => 2525
    "inscrito_id" => 8172
    "titulo" => "A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD: SÍNTESE E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "ESTEJA EM FASE DE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA OU PERMANENTE, O PROFESSOR PRECISA MANTER-SE EM CONSTANTE REFLEXÃO E CRÍTICA DE SUA PRÁTICA, CONFIGURANDO A AÇÃO DOCENTE, ACIMA DE TUDO, COMO UMA ATIVIDADE INTELECTUAL. PARA ISSO, É NECESSÁRIO ROMPER COM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE SE APRESENTAM NA ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DAS AULAS, SENDO QUE AS TEORIAS EPISTEMOLÓGICAS, AQUI DESTACANDO A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD, SERVEM A ESSE FIM. GASTON BACHELARD, DEDICOU BOA PARTE DE SUA OBRA A REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA E SUA COMPREENSÃO E FOI PIONEIRO AO PREOCUPAR-SE COM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DA AÇÃO CIENTÍFICA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA SÍNTESE DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD E BUSCA RELACIONAR AS DISCUSSÕES SOBRE O NOVO ESPÍRITO CIENTÍFICO BACHELARDIANO COM QUESTÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS.  PARA ISSO, SE PROPÔS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS RESULTADOS SERÃO OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS OBRAS DE GASTON BACHELARD. SOB A ÓTICA DO ENSINO, PODE-SE DESTACAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA EPISTEMOLOGIA BACHELARDIANA. AO DESENVOLVER UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ELE DEFENDE A PSICOLOGIA DO ERRO, ROMPE COM O SENSO COMUM, MUDA A CULTURA EXPERIMENTAL, OPÕE-SE À CIÊNCIA BASEADA NA OPINIÃO, DISSERTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DIALÉTICAS E CONCEPÇÕES ABERTAS E PROPÕE COMO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO, A PROPOSIÇÃO DE HIPÓTESES E A EXPERIMENTAÇÃO. ESPERA-SE QUE A DISCUSSÃO PROPOSTA AQUI CONTRIBUA NA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "BACHELARD, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA_ID8172_06112021111806.pdf"
    "created_at" => "2022-01-14 14:23:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA EMANUELLE TAVARES MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA TAVARES"
    "autor_email" => "livia.tavares@servidor.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-07"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:25:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 169
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes"
        "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg"
        "timbrado" => "60cc8293b3f36_18062021082507.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-02"
        "final_evento" => "2021-12-04"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => "2022-03-07"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-06-18 08:25:07"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:15:57"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 169
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes"
        "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg"
        "timbrado" => "60cc8293b3f36_18062021082507.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-02"
        "final_evento" => "2021-12-04"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => "2022-03-07"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-06-18 08:25:07"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:15:57"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 79
                "edicao_id" => 169
                "codigo" => "978-65-86901-49-8"
                "capa" => "62261495878c0_07032022112005.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\n
                  Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\n
                  Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\n
                  Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Paula Castro - Coordenadora Geral
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n
                  Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n
                  Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n
                  Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Aline Peixoto - UENF<br />\r\n
                  Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n
                  Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n
                  Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n
                  Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n
                  Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n
                  Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n
                  Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n
                  Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n
                  Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n
                  Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n
                  Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n
                  D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n
                  Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n
                  Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n
                  Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n
                  Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n
                  Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n
                  Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n
                  Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n
                  Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n
                  Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n
                  F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n
                  Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n
                  Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n
                  Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n
                  Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n
                  Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n
                  Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n
                  Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n
                  Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n
                  Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n
                  Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n
                  Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n
                  &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n
                  &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n
                  Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n
                  Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n
                  Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n
                  Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n
                  Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n
                  Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n
                  Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n
                  Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n
                  Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n
                  Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n
                  Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n
                  Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n
                  Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n
                  Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n
                  Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n
                  Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n
                  Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n
                  Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n
                  Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n
                  Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n
                  Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n
                  Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n
                  Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n
                  Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n
                  Nara Alinne - UNB<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n
                  Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n
                  Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n
                  Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n
                  Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n
                  Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n
                  Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n
                  Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n
                  Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n
                  Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n
                  Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n
                  S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n
                  Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n
                  Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n
                  Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n
                  Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n
                  Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n
                  Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  Zilfran Varela Fontenele - IFCE
                  """
                "ficha_catalografica" => "6228d547ea04d_09032022132647.pdf"
                "arquivo" => "09032022131813-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-01.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2021-06-18 08:25:07"
                "updated_at" => "2022-03-09 13:26:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 79
                "edicao_id" => 169
                "codigo" => "978-65-86901-49-8"
                "capa" => "62261495878c0_07032022112005.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\n
                  Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\n
                  Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\n
                  Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Paula Castro - Coordenadora Geral
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n
                  Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n
                  Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n
                  Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Aline Peixoto - UENF<br />\r\n
                  Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n
                  Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n
                  Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n
                  Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n
                  Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n
                  Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n
                  Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n
                  Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n
                  Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n
                  Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n
                  Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n
                  D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n
                  Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n
                  Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n
                  Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n
                  Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n
                  Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n
                  Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n
                  Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n
                  Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n
                  Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n
                  F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n
                  Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n
                  Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n
                  Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n
                  Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n
                  Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n
                  Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n
                  Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n
                  Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n
                  Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n
                  Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n
                  Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n
                  &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n
                  &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n
                  Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n
                  Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n
                  Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n
                  Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n
                  Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n
                  Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n
                  Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n
                  Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n
                  Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n
                  Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n
                  Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n
                  Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n
                  Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n
                  Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n
                  Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n
                  Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n
                  Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n
                  Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n
                  Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n
                  Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n
                  Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n
                  Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n
                  Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n
                  Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n
                  Nara Alinne - UNB<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n
                  Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n
                  Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n
                  Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n
                  Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n
                  Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n
                  Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n
                  Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n
                  Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n
                  Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n
                  Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n
                  S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n
                  Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n
                  Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n
                  Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n
                  Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n
                  Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n
                  Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  Zilfran Varela Fontenele - IFCE
                  """
                "ficha_catalografica" => "6228d547ea04d_09032022132647.pdf"
                "arquivo" => "09032022131813-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-01.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2021-06-18 08:25:07"
                "updated_at" => "2022-03-09 13:26:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de março de 2022

Resumo

ESTEJA EM FASE DE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA OU PERMANENTE, O PROFESSOR PRECISA MANTER-SE EM CONSTANTE REFLEXÃO E CRÍTICA DE SUA PRÁTICA, CONFIGURANDO A AÇÃO DOCENTE, ACIMA DE TUDO, COMO UMA ATIVIDADE INTELECTUAL. PARA ISSO, É NECESSÁRIO ROMPER COM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE SE APRESENTAM NA ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DAS AULAS, SENDO QUE AS TEORIAS EPISTEMOLÓGICAS, AQUI DESTACANDO A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD, SERVEM A ESSE FIM. GASTON BACHELARD, DEDICOU BOA PARTE DE SUA OBRA A REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA E SUA COMPREENSÃO E FOI PIONEIRO AO PREOCUPAR-SE COM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DA AÇÃO CIENTÍFICA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA SÍNTESE DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD E BUSCA RELACIONAR AS DISCUSSÕES SOBRE O NOVO ESPÍRITO CIENTÍFICO BACHELARDIANO COM QUESTÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA ISSO, SE PROPÔS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS RESULTADOS SERÃO OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS OBRAS DE GASTON BACHELARD. SOB A ÓTICA DO ENSINO, PODE-SE DESTACAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA EPISTEMOLOGIA BACHELARDIANA. AO DESENVOLVER UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ELE DEFENDE A PSICOLOGIA DO ERRO, ROMPE COM O SENSO COMUM, MUDA A CULTURA EXPERIMENTAL, OPÕE-SE À CIÊNCIA BASEADA NA OPINIÃO, DISSERTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DIALÉTICAS E CONCEPÇÕES ABERTAS E PROPÕE COMO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO, A PROPOSIÇÃO DE HIPÓTESES E A EXPERIMENTAÇÃO. ESPERA-SE QUE A DISCUSSÃO PROPOSTA AQUI CONTRIBUA NA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.