Artigo E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03

E-books

ISBN: 978-65-86901-51-1

SÍNDROME DE BURNOUT NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO COM DISCENTES DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: ESTUDANTES, PEDAGOGIA, SÍNDROME DE BURNOUT, , E-book E-book
"2022-03-07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82320
    "edicao_id" => 171
    "trabalho_id" => 1099
    "inscrito_id" => 3803
    "titulo" => """
      SÍNDROME DE BURNOUT NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO \r\n
      COM DISCENTES DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DE \r\n
      PERNAMBUCO
      """
    "resumo" => """
      NOS CORREDORES DA UNIVERSIDADE, É COMUM QUE HAJA DIVERSAS DISCUSSÕES/RECLAMAÇÕES ACERCA DO CANSAÇO \r\n
      FÍSICO E MENTAL ENTRE OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. COMO CONSEQUÊNCIA DISSO, O INDIVÍDUO ACABA \r\n
      DESENVOLVENDO SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS COMO ANSIEDADE, DORES DE CABEÇAS INTENSAS, TENSÕES \r\n
      MUSCULARES, HIPERTENSÃO, DENTRE OUTROS. TAIS SINTOMAS SÃO COMUNS NA SÍNDROME DE BURNOUT. NESSE \r\n
      SENTIDO, A PESQUISA AQUI RELATADA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE EXAUSTÃO \r\n
      EMOCIONAL, EFICÁCIA PROFISSIONAL E DESCRENÇA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA \r\n
      DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, COMPARANDO-SE CONCLUINTES E INGRESSANTES. PARTICIPARAM DA PESQUISA 69 \r\n
      ESTUDANTES (64 DO SEXO FEMININO E 05 DO SEXO MASCULINO), COM IDADES QUE VARIAM ENTRE 18 E 56 ANOS. \r\n
      PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS, UTILIZOU-SE O MASLACH BURNOUT INVENTORY - STUDENT SURVEY (MBI-SS), \r\n
      CONSTITUÍDO POR 15 ITENS DIVIDIDOS EM TRÊS DIMENSÕES: EFICÁCIA PROFISSIONAL, EXAUSTÃO EMOCIONAL E \r\n
      DESCRENÇA. ALÉM DISSO, APLICOU-SE UM INSTRUMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO DO CURSO E UM QUESTIONÁRIO \r\n
      SOCIOECONÔMICO. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS VIA FORMULÁRIO \r\n
      ELETRÔNICO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, APONTA-SE QUE OS ESTUDANTES CONCLUINTES TIVERAM MAIORES \r\n
      ÍNDICES NA DIMENSÃO DESCRENÇA, O QUE ESTEVE RELACIONADO SIGNIFICATIVAMENTE COM MENORES ESCORES NA \r\n
      AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM O CURSO. DISCUTE-SE A NECESSIDADE DE QUE TAIS DADOS POSSAM SUBSIDIAR \r\n
      PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE A FIM DE EVITAR O APARECIMENTO OU \r\n
      INTENSIFICAÇÃO DE SINTOMAS RELACIONADOS À SÍNDROME DE BURNOUT.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "ESTUDANTES, PEDAGOGIA, SÍNDROME DE BURNOUT, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID3803_22082021080641.pdf"
    "created_at" => "2022-01-14 14:36:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREICE KELLY FONSECA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GREICE ALVES"
    "autor_email" => "greicealves1@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-3"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook3"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6226143d92e1c_07032022111837.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-07"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:36:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82320
    "edicao_id" => 171
    "trabalho_id" => 1099
    "inscrito_id" => 3803
    "titulo" => """
      SÍNDROME DE BURNOUT NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO \r\n
      COM DISCENTES DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DE \r\n
      PERNAMBUCO
      """
    "resumo" => """
      NOS CORREDORES DA UNIVERSIDADE, É COMUM QUE HAJA DIVERSAS DISCUSSÕES/RECLAMAÇÕES ACERCA DO CANSAÇO \r\n
      FÍSICO E MENTAL ENTRE OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. COMO CONSEQUÊNCIA DISSO, O INDIVÍDUO ACABA \r\n
      DESENVOLVENDO SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS COMO ANSIEDADE, DORES DE CABEÇAS INTENSAS, TENSÕES \r\n
      MUSCULARES, HIPERTENSÃO, DENTRE OUTROS. TAIS SINTOMAS SÃO COMUNS NA SÍNDROME DE BURNOUT. NESSE \r\n
      SENTIDO, A PESQUISA AQUI RELATADA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE EXAUSTÃO \r\n
      EMOCIONAL, EFICÁCIA PROFISSIONAL E DESCRENÇA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA \r\n
      DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, COMPARANDO-SE CONCLUINTES E INGRESSANTES. PARTICIPARAM DA PESQUISA 69 \r\n
      ESTUDANTES (64 DO SEXO FEMININO E 05 DO SEXO MASCULINO), COM IDADES QUE VARIAM ENTRE 18 E 56 ANOS. \r\n
      PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS, UTILIZOU-SE O MASLACH BURNOUT INVENTORY - STUDENT SURVEY (MBI-SS), \r\n
      CONSTITUÍDO POR 15 ITENS DIVIDIDOS EM TRÊS DIMENSÕES: EFICÁCIA PROFISSIONAL, EXAUSTÃO EMOCIONAL E \r\n
      DESCRENÇA. ALÉM DISSO, APLICOU-SE UM INSTRUMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO DO CURSO E UM QUESTIONÁRIO \r\n
      SOCIOECONÔMICO. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS VIA FORMULÁRIO \r\n
      ELETRÔNICO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, APONTA-SE QUE OS ESTUDANTES CONCLUINTES TIVERAM MAIORES \r\n
      ÍNDICES NA DIMENSÃO DESCRENÇA, O QUE ESTEVE RELACIONADO SIGNIFICATIVAMENTE COM MENORES ESCORES NA \r\n
      AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM O CURSO. DISCUTE-SE A NECESSIDADE DE QUE TAIS DADOS POSSAM SUBSIDIAR \r\n
      PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE A FIM DE EVITAR O APARECIMENTO OU \r\n
      INTENSIFICAÇÃO DE SINTOMAS RELACIONADOS À SÍNDROME DE BURNOUT.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "ESTUDANTES, PEDAGOGIA, SÍNDROME DE BURNOUT, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID3803_22082021080641.pdf"
    "created_at" => "2022-01-14 14:36:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREICE KELLY FONSECA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GREICE ALVES"
    "autor_email" => "greicealves1@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-3"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook3"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6226143d92e1c_07032022111837.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-07"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:36:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 171
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 3
        "numero" => 1
        "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-3"
        "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook3"
        "logo" => null
        "capa" => "6226143d92e1c_07032022111837.jpg"
        "timbrado" => "60cc8524ca47b_18062021083604.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-02"
        "final_evento" => "2021-12-04"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => "2022-03-07"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-06-18 08:36:04"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:16:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 171
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 3
        "numero" => 1
        "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-3"
        "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook3"
        "logo" => null
        "capa" => "6226143d92e1c_07032022111837.jpg"
        "timbrado" => "60cc8524ca47b_18062021083604.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-02"
        "final_evento" => "2021-12-04"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => "2022-03-07"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-06-18 08:36:04"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:16:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 81
                "edicao_id" => 171
                "codigo" => "978-65-86901-51-1"
                "capa" => "6226145ed96f3_07032022111910.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03"
                "prefacio" => """
                  A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\n
                  Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\n
                  Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\n
                  Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Paula Castro - Coordenadora Geral
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n
                  Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n
                  Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n
                  Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Aline Peixoto - UENF<br />\r\n
                  Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n
                  Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n
                  Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n
                  Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n
                  Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n
                  Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n
                  Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n
                  Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n
                  Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n
                  Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n
                  Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n
                  D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n
                  Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n
                  Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n
                  Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n
                  Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n
                  Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n
                  Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n
                  Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n
                  Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n
                  Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n
                  F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n
                  Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n
                  Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n
                  Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n
                  Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n
                  Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n
                  Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n
                  Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n
                  Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n
                  Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n
                  Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n
                  Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n
                  &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n
                  &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n
                  Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n
                  Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n
                  Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n
                  Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n
                  Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n
                  Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n
                  Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n
                  Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n
                  Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n
                  Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n
                  Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n
                  Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n
                  Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n
                  Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n
                  Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n
                  Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n
                  Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n
                  Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n
                  Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n
                  Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n
                  Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n
                  Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n
                  Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n
                  Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n
                  Nara Alinne - UNB<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n
                  Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n
                  Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n
                  Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n
                  Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n
                  Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n
                  Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n
                  Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n
                  Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n
                  Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n
                  Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n
                  S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n
                  Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n
                  Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n
                  Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n
                  Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n
                  Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n
                  Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  Zilfran Varela Fontenele - IFCE
                  """
                "ficha_catalografica" => "622613e888d36_07032022111712.pdf"
                "arquivo" => "07032022111628-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-03.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2021-06-18 08:36:04"
                "updated_at" => "2022-03-07 11:24:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 81
                "edicao_id" => 171
                "codigo" => "978-65-86901-51-1"
                "capa" => "6226145ed96f3_07032022111910.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03"
                "prefacio" => """
                  A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\n
                  Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\n
                  Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\n
                  Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Paula Castro - Coordenadora Geral
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n
                  Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n
                  Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n
                  Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Aline Peixoto - UENF<br />\r\n
                  Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n
                  Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n
                  Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n
                  Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n
                  Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n
                  Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n
                  Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n
                  Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n
                  Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n
                  Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n
                  Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n
                  D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n
                  Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n
                  Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n
                  Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n
                  Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n
                  Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n
                  Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n
                  Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n
                  Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n
                  Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n
                  F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n
                  Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n
                  Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n
                  Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n
                  Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n
                  Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n
                  Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n
                  Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n
                  Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n
                  Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n
                  Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n
                  Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n
                  &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n
                  &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n
                  Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n
                  Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n
                  Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n
                  Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n
                  Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n
                  Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n
                  Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n
                  Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n
                  Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n
                  Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n
                  Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n
                  Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n
                  Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n
                  Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n
                  Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n
                  Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n
                  Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n
                  Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n
                  Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n
                  Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n
                  Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n
                  Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n
                  Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n
                  Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n
                  Nara Alinne - UNB<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n
                  Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n
                  Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n
                  Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n
                  Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n
                  Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n
                  Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n
                  Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n
                  Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n
                  Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n
                  Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n
                  S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n
                  Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n
                  Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n
                  Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n
                  Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n
                  Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n
                  Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  Zilfran Varela Fontenele - IFCE
                  """
                "ficha_catalografica" => "622613e888d36_07032022111712.pdf"
                "arquivo" => "07032022111628-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-03.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2021-06-18 08:36:04"
                "updated_at" => "2022-03-07 11:24:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de março de 2022

Resumo

NOS CORREDORES DA UNIVERSIDADE, É COMUM QUE HAJA DIVERSAS DISCUSSÕES/RECLAMAÇÕES ACERCA DO CANSAÇO FÍSICO E MENTAL ENTRE OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. COMO CONSEQUÊNCIA DISSO, O INDIVÍDUO ACABA DESENVOLVENDO SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS COMO ANSIEDADE, DORES DE CABEÇAS INTENSAS, TENSÕES MUSCULARES, HIPERTENSÃO, DENTRE OUTROS. TAIS SINTOMAS SÃO COMUNS NA SÍNDROME DE BURNOUT. NESSE SENTIDO, A PESQUISA AQUI RELATADA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE EXAUSTÃO EMOCIONAL, EFICÁCIA PROFISSIONAL E DESCRENÇA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, COMPARANDO-SE CONCLUINTES E INGRESSANTES. PARTICIPARAM DA PESQUISA 69 ESTUDANTES (64 DO SEXO FEMININO E 05 DO SEXO MASCULINO), COM IDADES QUE VARIAM ENTRE 18 E 56 ANOS. PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS, UTILIZOU-SE O MASLACH BURNOUT INVENTORY - STUDENT SURVEY (MBI-SS), CONSTITUÍDO POR 15 ITENS DIVIDIDOS EM TRÊS DIMENSÕES: EFICÁCIA PROFISSIONAL, EXAUSTÃO EMOCIONAL E DESCRENÇA. ALÉM DISSO, APLICOU-SE UM INSTRUMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO DO CURSO E UM QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS VIA FORMULÁRIO ELETRÔNICO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, APONTA-SE QUE OS ESTUDANTES CONCLUINTES TIVERAM MAIORES ÍNDICES NA DIMENSÃO DESCRENÇA, O QUE ESTEVE RELACIONADO SIGNIFICATIVAMENTE COM MENORES ESCORES NA AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM O CURSO. DISCUTE-SE A NECESSIDADE DE QUE TAIS DADOS POSSAM SUBSIDIAR PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE A FIM DE EVITAR O APARECIMENTO OU INTENSIFICAÇÃO DE SINTOMAS RELACIONADOS À SÍNDROME DE BURNOUT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.