Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA E O PAPEL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8374
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1389
    "inscrito_id" => 391
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA E O PAPEL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "A educação escolar sempre foi à base da evolução de uma sociedade, estabelecendo uma essência funcional e estrutural para o desenvolvimento da mesma e o professor é indispensável na construção de um projeto de nação, embora existam inúmeros desafios a serem superados na sua formação inicial. Pensando em contribuir de maneira teórica e prática, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID é importante para o crescimento profissional dos futuros professores alicerçando, assim, as licenciaturas. Mediante o exposto, este artigo tem como objetivos analisar a importância do PIBID/₢APES/UEPB, Subprojeto de Geografia para a formação inicial dos licenciandos. Para tanto, vem sendo realizada pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico sobre a formação inicial em Geografia acrescida da análise da experiência construída no ambiente escolar, através das intervenções realizadas nas aulas de Geografia na E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand, participante do Subprojeto de Geografia. Os resultados vem demonstrando que a partir da  vivência dos bolsistas na escola, vem sendo possível construir um olhar real em relação a escola, através da ampliação das múltiplas relações com professor supervisor e alunos da Educação Básica, sendo esta ação fundamental para consolidar a carreira docente e para o fortalecimento da licenciatura, trazendo as possibilidades de executar com novas ações a formação inicial, construindo-a não apenas no espaço acadêmico, mas, também junto ao universo escolar, ressaltando a relevância de se construir uma Geografia não apenas teórica, mas prática, com princípios de cidadania e reflexões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_12_34_40_idinscrito_391_432193356a8c5f1846551994e5f0acd2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO"
    "autor_email" => "carlosaugustoh.001@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8374
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1389
    "inscrito_id" => 391
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA E O PAPEL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "A educação escolar sempre foi à base da evolução de uma sociedade, estabelecendo uma essência funcional e estrutural para o desenvolvimento da mesma e o professor é indispensável na construção de um projeto de nação, embora existam inúmeros desafios a serem superados na sua formação inicial. Pensando em contribuir de maneira teórica e prática, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID é importante para o crescimento profissional dos futuros professores alicerçando, assim, as licenciaturas. Mediante o exposto, este artigo tem como objetivos analisar a importância do PIBID/₢APES/UEPB, Subprojeto de Geografia para a formação inicial dos licenciandos. Para tanto, vem sendo realizada pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico sobre a formação inicial em Geografia acrescida da análise da experiência construída no ambiente escolar, através das intervenções realizadas nas aulas de Geografia na E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand, participante do Subprojeto de Geografia. Os resultados vem demonstrando que a partir da  vivência dos bolsistas na escola, vem sendo possível construir um olhar real em relação a escola, através da ampliação das múltiplas relações com professor supervisor e alunos da Educação Básica, sendo esta ação fundamental para consolidar a carreira docente e para o fortalecimento da licenciatura, trazendo as possibilidades de executar com novas ações a formação inicial, construindo-a não apenas no espaço acadêmico, mas, também junto ao universo escolar, ressaltando a relevância de se construir uma Geografia não apenas teórica, mas prática, com princípios de cidadania e reflexões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_12_34_40_idinscrito_391_432193356a8c5f1846551994e5f0acd2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO"
    "autor_email" => "carlosaugustoh.001@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A educação escolar sempre foi à base da evolução de uma sociedade, estabelecendo uma essência funcional e estrutural para o desenvolvimento da mesma e o professor é indispensável na construção de um projeto de nação, embora existam inúmeros desafios a serem superados na sua formação inicial. Pensando em contribuir de maneira teórica e prática, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID é importante para o crescimento profissional dos futuros professores alicerçando, assim, as licenciaturas. Mediante o exposto, este artigo tem como objetivos analisar a importância do PIBID/₢APES/UEPB, Subprojeto de Geografia para a formação inicial dos licenciandos. Para tanto, vem sendo realizada pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico sobre a formação inicial em Geografia acrescida da análise da experiência construída no ambiente escolar, através das intervenções realizadas nas aulas de Geografia na E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand, participante do Subprojeto de Geografia. Os resultados vem demonstrando que a partir da vivência dos bolsistas na escola, vem sendo possível construir um olhar real em relação a escola, através da ampliação das múltiplas relações com professor supervisor e alunos da Educação Básica, sendo esta ação fundamental para consolidar a carreira docente e para o fortalecimento da licenciatura, trazendo as possibilidades de executar com novas ações a formação inicial, construindo-a não apenas no espaço acadêmico, mas, também junto ao universo escolar, ressaltando a relevância de se construir uma Geografia não apenas teórica, mas prática, com princípios de cidadania e reflexões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.