Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A IMPORTÂNCIA DE OCUPAR OS ESPAÇOS FORMATIVOS DA UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: ENSINO., PESQUISA, EXTENSÃO, ESPAÇOS FORMATIVOS, UNIVERSIDADE Pôster (PO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84739
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => """
      ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A IMPORTÂNCIA DE OCUPAR \r\n
      OS ESPAÇOS FORMATIVOS DA UNIVERSIDADE
      """
    "resumo" => "AS UNIVERSIDADES SÃO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, QUE COMPREENDEM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, GERALMENTE COM O OBJETIVO DE PREPARAR PROFISSIONAIS PARA CARREIRAS INTELECTUAL, CIENTÍFICA OU TÉCNICA, EM CONSTANTE PRODUÇÃO DE SABERES E CONHECIMENTO, ARTICULADA NAS RELAÇÕES IMBRICADAS NESSAS PRODUÇÕES E NAS ESTABELECIDAS ENTRE AS RELAÇÕES SOCIAIS. APRESENTAM-SE FUNDAMENTADAS PELO TRIPÉ INDISSOCIÁVEL DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NESSA PERSPECTIVA, FAZ-SE NECESSÁRIO RESSALTAR A POTENCIALIDADE CONTIDA NAS ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO, VISTO SUA ELABORAÇÃO E APROFUNDAMENTO SISTEMATIZADO, ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO. COMUMENTE, NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS MATERIALIZA-SE JUNTO À COMUNIDADE EXTERNA O COMPARTILHAMENTO DOS SABERES, MEDIANTE OS PROGRAMAS E PROJETOS DA UNIVERSIDADE, ALÉM DISSO POSSIBILITA AO ESTUDANTE SE INSERIR EM SEUS FUTUROS CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. DIANTE DESSAS CONSIDERAÇÕES SURGE ESTE TRABALHO, NO INTUITO DE ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDANTES OCUPAREM OS ESPAÇOS FORMATIVOS QUE A UNIVERSIDADE OFERECE E CONFIRMAR OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES SOBRE ESSA PARTICIPAÇÃO REFERENTE AO FORTALECIMENTO DO TRIPÉ DE SUSTENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE; CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS FUNÇÕES DIANTE DA SOCIEDADE ENQUANTO INSTITUIÇÃO PÚBLICA E PROMOÇÃO DE DESDOBRAMENTOS POSITIVOS NAS EXPERIÊNCIAS QUE DINAMIZAM E CONTEMPLAM A FORMAÇÃO. A OPÇÃO METODOLÓGICA PARA ESSA INVESTIGAÇÃO, FOI DE CUNHO QUALITATIVO, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ASSIM, DIALOGAMOS SOBRE AS QUESTÕES ENUNCIADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, PARTICIPANTES DE ATIVIDADES CONCERNENTES DESSA INVESTIGAÇÃO, FAZENDO UM RECORTE PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DESTA INSTITUIÇÃO, CURSO QUE ESTAMOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO. MEDIANTE A ANÁLISE DAS NARRATIVAS, CONFIRMAMOS NOSSAS HIPÓTESES INICIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO., PESQUISA, EXTENSÃO, ESPAÇOS FORMATIVOS, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID686_26102021213308.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANYELLE COSTA DA CIRCUNCISÃO"
    "autor_nome_curto" => "JANYELLE"
    "autor_email" => "janyelle_500@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84739
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => """
      ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A IMPORTÂNCIA DE OCUPAR \r\n
      OS ESPAÇOS FORMATIVOS DA UNIVERSIDADE
      """
    "resumo" => "AS UNIVERSIDADES SÃO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, QUE COMPREENDEM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, GERALMENTE COM O OBJETIVO DE PREPARAR PROFISSIONAIS PARA CARREIRAS INTELECTUAL, CIENTÍFICA OU TÉCNICA, EM CONSTANTE PRODUÇÃO DE SABERES E CONHECIMENTO, ARTICULADA NAS RELAÇÕES IMBRICADAS NESSAS PRODUÇÕES E NAS ESTABELECIDAS ENTRE AS RELAÇÕES SOCIAIS. APRESENTAM-SE FUNDAMENTADAS PELO TRIPÉ INDISSOCIÁVEL DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NESSA PERSPECTIVA, FAZ-SE NECESSÁRIO RESSALTAR A POTENCIALIDADE CONTIDA NAS ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO, VISTO SUA ELABORAÇÃO E APROFUNDAMENTO SISTEMATIZADO, ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO. COMUMENTE, NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS MATERIALIZA-SE JUNTO À COMUNIDADE EXTERNA O COMPARTILHAMENTO DOS SABERES, MEDIANTE OS PROGRAMAS E PROJETOS DA UNIVERSIDADE, ALÉM DISSO POSSIBILITA AO ESTUDANTE SE INSERIR EM SEUS FUTUROS CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. DIANTE DESSAS CONSIDERAÇÕES SURGE ESTE TRABALHO, NO INTUITO DE ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDANTES OCUPAREM OS ESPAÇOS FORMATIVOS QUE A UNIVERSIDADE OFERECE E CONFIRMAR OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES SOBRE ESSA PARTICIPAÇÃO REFERENTE AO FORTALECIMENTO DO TRIPÉ DE SUSTENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE; CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS FUNÇÕES DIANTE DA SOCIEDADE ENQUANTO INSTITUIÇÃO PÚBLICA E PROMOÇÃO DE DESDOBRAMENTOS POSITIVOS NAS EXPERIÊNCIAS QUE DINAMIZAM E CONTEMPLAM A FORMAÇÃO. A OPÇÃO METODOLÓGICA PARA ESSA INVESTIGAÇÃO, FOI DE CUNHO QUALITATIVO, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ASSIM, DIALOGAMOS SOBRE AS QUESTÕES ENUNCIADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, PARTICIPANTES DE ATIVIDADES CONCERNENTES DESSA INVESTIGAÇÃO, FAZENDO UM RECORTE PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DESTA INSTITUIÇÃO, CURSO QUE ESTAMOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO. MEDIANTE A ANÁLISE DAS NARRATIVAS, CONFIRMAMOS NOSSAS HIPÓTESES INICIAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO., PESQUISA, EXTENSÃO, ESPAÇOS FORMATIVOS, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID686_26102021213308.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANYELLE COSTA DA CIRCUNCISÃO"
    "autor_nome_curto" => "JANYELLE"
    "autor_email" => "janyelle_500@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

AS UNIVERSIDADES SÃO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, QUE COMPREENDEM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, GERALMENTE COM O OBJETIVO DE PREPARAR PROFISSIONAIS PARA CARREIRAS INTELECTUAL, CIENTÍFICA OU TÉCNICA, EM CONSTANTE PRODUÇÃO DE SABERES E CONHECIMENTO, ARTICULADA NAS RELAÇÕES IMBRICADAS NESSAS PRODUÇÕES E NAS ESTABELECIDAS ENTRE AS RELAÇÕES SOCIAIS. APRESENTAM-SE FUNDAMENTADAS PELO TRIPÉ INDISSOCIÁVEL DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NESSA PERSPECTIVA, FAZ-SE NECESSÁRIO RESSALTAR A POTENCIALIDADE CONTIDA NAS ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO, VISTO SUA ELABORAÇÃO E APROFUNDAMENTO SISTEMATIZADO, ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO. COMUMENTE, NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS MATERIALIZA-SE JUNTO À COMUNIDADE EXTERNA O COMPARTILHAMENTO DOS SABERES, MEDIANTE OS PROGRAMAS E PROJETOS DA UNIVERSIDADE, ALÉM DISSO POSSIBILITA AO ESTUDANTE SE INSERIR EM SEUS FUTUROS CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. DIANTE DESSAS CONSIDERAÇÕES SURGE ESTE TRABALHO, NO INTUITO DE ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDANTES OCUPAREM OS ESPAÇOS FORMATIVOS QUE A UNIVERSIDADE OFERECE E CONFIRMAR OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES SOBRE ESSA PARTICIPAÇÃO REFERENTE AO FORTALECIMENTO DO TRIPÉ DE SUSTENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE; CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS FUNÇÕES DIANTE DA SOCIEDADE ENQUANTO INSTITUIÇÃO PÚBLICA E PROMOÇÃO DE DESDOBRAMENTOS POSITIVOS NAS EXPERIÊNCIAS QUE DINAMIZAM E CONTEMPLAM A FORMAÇÃO. A OPÇÃO METODOLÓGICA PARA ESSA INVESTIGAÇÃO, FOI DE CUNHO QUALITATIVO, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ASSIM, DIALOGAMOS SOBRE AS QUESTÕES ENUNCIADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, PARTICIPANTES DE ATIVIDADES CONCERNENTES DESSA INVESTIGAÇÃO, FAZENDO UM RECORTE PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DESTA INSTITUIÇÃO, CURSO QUE ESTAMOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO. MEDIANTE A ANÁLISE DAS NARRATIVAS, CONFIRMAMOS NOSSAS HIPÓTESES INICIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.