Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, FÍSICA, , Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84765
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 103
    "inscrito_id" => 944
    "titulo" => "EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA CIDADE DE CATALÃO – GO, E TEM COMO OBJETIVOS COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM ANALISANDO SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE NÍVEL MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO, AVALIANDO SUA EFICÁCIA PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS APLICADOS AOS ALUNOS, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E ALUNO - ALUNO DENTRO DE UMA SALA DE AULA JUNTAMENTE COM O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ANALISANDO AO FINAL DA APLICAÇÃO SE A METODOLOGIA ESCOLHIDA GEROU RESULTADOS POSITIVOS DIANTE DAS PERSPECTIVAS OBSERVADAS DENTRO DA SALA DE AULA, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA PRESENTE DURANTE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA VISANDO A NÃO UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA COLHER DADOS, E SIM, PROCURAR ENTENDER, DESCREVER E EXPLICAR OS FATOS ESTUDADOS EM CAMPO, UTILIZANDO AO LONGO DE TODO O ANO LETIVO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA DEMONSTRAR QUE A FÍSICA VAI ALÉM DE FÓRMULAS E DA “ROBOTIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS”, ESTANDO PRESENTE NA VIDA DE CADA UM DE NÓS TODOS OS DIAS, POR MÍNIMO QUE SEJA. CADA EXPERIMENTO APLICADO COM A TURMA TERÁ SEUS CONCEITOS EXPLANADOS SEMPRE INTERLIGADOS COM A APLICABILIDADE DOS MESMOS EM NOSSO DIA A DIA, DESPERTANDO A CURIOSIDADE E VONTADE EM CADA UM PARA ASSIM TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL E SIGNIFICATIVA. VISTO QUE DENTRO DO CENÁRIO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS NO BRASIL, HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE EM RECURSOS E PROGRAMAÇÕES DIDÁTICAS PARA TORNAR O ENSINO MENOS “ROBOTIZADO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ENTÃO, TRAZEMOS A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE ENSINO COMO SENDO UM TRUNFO NO ENSINO PÚBLICO, ONDE NÃO TEMOS TANTAS POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS. ALÉM DESTA PROBLEMÁTICA CITADA ACIMA, ESPERAMOS TAMBÉM, QUE ESTE TRABALHO POSSA SERVIR PARA EDUCADORES E GESTORES QUE TRABALHAM OU VENHAM A TRABALHAR NO MUNDO DA EDUCAÇÃO E PARA ALUNOS QUE CARECEM DE APRIMORAMENTO NO MÉTODO DE BUSCAR CONHECIMENTOS, DE OBTEREM INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, FÍSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID944_23102021141433.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FIRMINO DE AVELAR"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patriciafavelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84765
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 103
    "inscrito_id" => 944
    "titulo" => "EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA CIDADE DE CATALÃO – GO, E TEM COMO OBJETIVOS COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM ANALISANDO SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE NÍVEL MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO, AVALIANDO SUA EFICÁCIA PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS APLICADOS AOS ALUNOS, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E ALUNO - ALUNO DENTRO DE UMA SALA DE AULA JUNTAMENTE COM O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ANALISANDO AO FINAL DA APLICAÇÃO SE A METODOLOGIA ESCOLHIDA GEROU RESULTADOS POSITIVOS DIANTE DAS PERSPECTIVAS OBSERVADAS DENTRO DA SALA DE AULA, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA PRESENTE DURANTE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA VISANDO A NÃO UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA COLHER DADOS, E SIM, PROCURAR ENTENDER, DESCREVER E EXPLICAR OS FATOS ESTUDADOS EM CAMPO, UTILIZANDO AO LONGO DE TODO O ANO LETIVO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA DEMONSTRAR QUE A FÍSICA VAI ALÉM DE FÓRMULAS E DA “ROBOTIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS”, ESTANDO PRESENTE NA VIDA DE CADA UM DE NÓS TODOS OS DIAS, POR MÍNIMO QUE SEJA. CADA EXPERIMENTO APLICADO COM A TURMA TERÁ SEUS CONCEITOS EXPLANADOS SEMPRE INTERLIGADOS COM A APLICABILIDADE DOS MESMOS EM NOSSO DIA A DIA, DESPERTANDO A CURIOSIDADE E VONTADE EM CADA UM PARA ASSIM TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL E SIGNIFICATIVA. VISTO QUE DENTRO DO CENÁRIO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS NO BRASIL, HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE EM RECURSOS E PROGRAMAÇÕES DIDÁTICAS PARA TORNAR O ENSINO MENOS “ROBOTIZADO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ENTÃO, TRAZEMOS A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE ENSINO COMO SENDO UM TRUNFO NO ENSINO PÚBLICO, ONDE NÃO TEMOS TANTAS POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS. ALÉM DESTA PROBLEMÁTICA CITADA ACIMA, ESPERAMOS TAMBÉM, QUE ESTE TRABALHO POSSA SERVIR PARA EDUCADORES E GESTORES QUE TRABALHAM OU VENHAM A TRABALHAR NO MUNDO DA EDUCAÇÃO E PARA ALUNOS QUE CARECEM DE APRIMORAMENTO NO MÉTODO DE BUSCAR CONHECIMENTOS, DE OBTEREM INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, FÍSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID944_23102021141433.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FIRMINO DE AVELAR"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patriciafavelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA CIDADE DE CATALÃO – GO, E TEM COMO OBJETIVOS COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM ANALISANDO SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE NÍVEL MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO, AVALIANDO SUA EFICÁCIA PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS APLICADOS AOS ALUNOS, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E ALUNO - ALUNO DENTRO DE UMA SALA DE AULA JUNTAMENTE COM O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ANALISANDO AO FINAL DA APLICAÇÃO SE A METODOLOGIA ESCOLHIDA GEROU RESULTADOS POSITIVOS DIANTE DAS PERSPECTIVAS OBSERVADAS DENTRO DA SALA DE AULA, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA PRESENTE DURANTE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA VISANDO A NÃO UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA COLHER DADOS, E SIM, PROCURAR ENTENDER, DESCREVER E EXPLICAR OS FATOS ESTUDADOS EM CAMPO, UTILIZANDO AO LONGO DE TODO O ANO LETIVO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA DEMONSTRAR QUE A FÍSICA VAI ALÉM DE FÓRMULAS E DA “ROBOTIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS”, ESTANDO PRESENTE NA VIDA DE CADA UM DE NÓS TODOS OS DIAS, POR MÍNIMO QUE SEJA. CADA EXPERIMENTO APLICADO COM A TURMA TERÁ SEUS CONCEITOS EXPLANADOS SEMPRE INTERLIGADOS COM A APLICABILIDADE DOS MESMOS EM NOSSO DIA A DIA, DESPERTANDO A CURIOSIDADE E VONTADE EM CADA UM PARA ASSIM TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL E SIGNIFICATIVA. VISTO QUE DENTRO DO CENÁRIO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS NO BRASIL, HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE EM RECURSOS E PROGRAMAÇÕES DIDÁTICAS PARA TORNAR O ENSINO MENOS “ROBOTIZADO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ENTÃO, TRAZEMOS A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE ENSINO COMO SENDO UM TRUNFO NO ENSINO PÚBLICO, ONDE NÃO TEMOS TANTAS POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS. ALÉM DESTA PROBLEMÁTICA CITADA ACIMA, ESPERAMOS TAMBÉM, QUE ESTE TRABALHO POSSA SERVIR PARA EDUCADORES E GESTORES QUE TRABALHAM OU VENHAM A TRABALHAR NO MUNDO DA EDUCAÇÃO E PARA ALUNOS QUE CARECEM DE APRIMORAMENTO NO MÉTODO DE BUSCAR CONHECIMENTOS, DE OBTEREM INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.