Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JUVENTUDES, ESCOLA E AUTONOMIA: O QUE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TEM A NOS DIZER?

Palavra-chaves: JUVENTUDES, ESCOLA, PARTICIPAÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84812
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 850
    "inscrito_id" => 246
    "titulo" => "JUVENTUDES, ESCOLA E AUTONOMIA: O QUE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TEM A NOS DIZER?"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS \r\n
      NO ÂMBITO DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO IV, OFERTADA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, \r\n
      DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. A DISCIPLINA CITADA COMPÕE O CURRÍCULO DO REFERIDO CURSO O \r\n
      QUAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DAS/DOS ESTUDANTES E AUXILIA NO SEU PROCESSO DE INSERÇÃO NAS \r\n
      ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DE FORMA ARTICULADA AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA \r\n
      CONCENTRA-SE NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, NESSE MOMENTO AINDA \r\n
      COM A SISTEMÁTICA PRESENCIAL, ASSIM COMO GRUPOS DE DISCUSSÃO COM ESTUDANTES DA ESCOLA, QUE TORNOU \r\n
      POSSÍVEL CONSTRUIR UM BREVE PANORAMA ACERCA DAS PERSPECTIVAS DISCENTES, NO QUE DIZ RESPEITO À AUTONOMIA \r\n
      ESTUDANTIL E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, ATRAVÉS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).. PARA O \r\n
      DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FORAM UTILIZADAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECÍFICA, \r\n
      SITUADA NA CIDADE DE MARACANAÚ, A QUAL OPTAMOS POR UTILIZAR UM NOME FICTÍCIO COM O INTUITO DE GARANTIR \r\n
      O SEU SIGILO, PORTANTO ESTIVEMOS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CONECTANDO MENTES. AS VIVÊNCIAS E \r\n
      OBSERVAÇÕES NA ESCOLA, OCORRERAM NOS VÁRIOS ESPAÇOS ESCOLARES BUSCANDO OBSERVAR AS VÁRIAS DINÂMICAS \r\n
      ESTABELECIDAS ENTRE OS SUJEITOS QUE A COMPÕEM, ALÉM DE BUSCAR REALIZAR UMA ESCUTA ATIVA DOS/AS \r\n
      ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E DEMANDAS. ANALISOU-SE AINDA O PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA \r\n
      INSTITUIÇÃO, COMPREENDENDO-O COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS, \r\n
      AÇÕES E METAS EDUCATIVAS, ALÉM DE FRUTO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, E CONSEQUENTEMENTE DE DISPUTAS \r\n
      POR PODER. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO JUSTIFICA-SE, ENTÃO, PELA NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO, DISCUSSÃO \r\n
      E TENSIONAMENTO DAS RELAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE AS/OS ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E AUTONOMIA E O MODO \r\n
      COMO A ESCOLA SE ORGANIZA E ESTRUTURA AS RELAÇÕES, UTILIZANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PARA TANTO E \r\n
      COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DA TEMÁTICA, OPTOU-SE POR ESTRUTURAR O TRABALHO EM TRÊS EIXOS, SENDO ELES \r\n
      FOMENTADOS EM UM PRIMEIRO MOMENTO COM A DISCUSSÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDES E ESPAÇO ESCOLAR, \r\n
      COMO SEGUNDA PARTE, OPTOU-SE POR DISCUTIR SOBRE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL \r\n
      E CULMINAMOS COM A DISCUSSÃO SOBRE OS ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O PPP E A AUTONOMIA ESTUDANTIL. \r\n
      ESSES DESDOBRAMENTOS E DISCUSSÕES ESTÃO PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, QUE BUSCA PARA \r\n
      ALÉM DE TRAZER UMA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS OBSERVADOS, ANALISÁ-LOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS DEBATIDAS \r\n
      AO LONGO DO SEMESTRE. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE \r\n
      JUAREZ DAYRELL (2005)”. A PESQUISA FOI FUNDAMENTAL PARA AS NOSSAS REFLEXÕES NO QUE DIZ RESPEITO À \r\n
      COMPREENSÃO DO CONCEITO DE JUVENTUDES, PENSANDO A SUA PLURALIDADE E NÃO HOMOGENEIZAÇÃO VISTO COMO \r\n
      INSTRUMENTO DE PODER E CONTROLE DESSAS CONDIÇÕES JUVENIS. A PARTIR DA LEITURA DE JUAREZ DAYRELL E MARTINS \r\n
      (2013), CONSIDERAMOS PERTINENTE PENSAR UMA EDUCAÇÃO QUE OFERTE, ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, \r\n
      QUESTÕES PRÁTICAS, QUE POSSAM RECONHECER AINDA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PARTICIPATIVAS PARA OS/AS \r\n
      ESTUDANTES E POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA. DIALOGAMOS A PARTIR DE MACIEL \r\n
      PEREIRA SILVA (2015), PARA PENSARMOS AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA E OS MODOS \r\n
      COMO ESTAS TÊM ESTADO PRESENTES NAS VIDAS DOS JOVENS E AS MODIFICADO. REFLETIMOS A PARTIR DE MIRIAM \r\n
      ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO E JÚLIO JACOBO WAISELFISZ (2015) ACERCA DA CONDIÇÃO JUVENIL E O MODO \r\n
      COMO A ESCOLA TENDE A NEGÁ-LA, TIRANDO DO JOVEM A SUA CONDIÇÃO DE JOVEM E TRANSFORMANDO-O APENAS EM \r\n
      ALUNO, O QUAL ESSE CONCEITO ACARRETA QUESTÕES ANALÍTICAS FUNDAMENTAIS QUANDO EM DEBATE COM A \r\n
      COMPREENSÃO SOBRE ESSE ESPAÇO, ESCOLA, E AS JUVENTUDES. NOS AUXILIOU NA COMPREENSÃO E NO \r\n
      TENSIONAMENTO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AS CONSIDERAÇÕES DE CASTELLI E CROCE (2016), QUE \r\n
      REALIZAM CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO IDENTITÁRIA, DE AUTONOMIA PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E \r\n
      FINANCEIRA QUE É EXERCIDA PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. AINDA COM RELAÇÃO A DISCUSSÃO ACERCA DO \r\n
      PPP, IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NOS TRAZ MOACIR GADOTTI (1997), NOS AJUDANDO A DISCUTIR A EDUCAÇÃO E \r\n
      MAIS ESPECIFICAMENTE AS AÇÕES QUE SE VOLTAM AO DESENVOLVIMENTO CIDADÃO DO CORPO DISCENTE. COM \r\n
      RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A AUTONOMIA, UTILIZAMOS PAULO FREIRE (2007), EM QUE ELE PENSA OS \r\n
      PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DESSA AUTONOMIA E O COMPREENDE ENQUANTO PROCESSO, NOS AJUDANDO A PERCEBER \r\n
      QUE A AUTONOMIA É CONSTRUÍDA DURANTE TODA A VIDA. NO TOCANTE A COMPREENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO, BRANDÃO \r\n
      (2007) APRESENTA ELEMENTOS FUNDAMENTAIS SOBRE A NECESSIDADE DE ROMPIMENTO COM UM IDEÁRIO DE PRÁTICA \r\n
      EDUCATIVA ENRAIZADA EM ASPECTOS TRADICIONAIS E DIALOGA COM A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO MAIS ÍNTIMA \r\n
      COM O COTIDIANO, DESSE MODO A EDUCAÇÃO APRESENTA-SE TAMBÉM EM UMA PLURALIDADE, EDUCAÇÕES. RESENDE \r\n
      (2015), POR FIM, COLABORA PARA A CARACTERIZAÇÃO DESSE DEBATE NO QUAL DIRECIONA O OLHAR PARA O PPP SEM \r\n
      NEGAR SUAS RELAÇÕES TÊNUES E DE REPRODUÇÃO HISTÓRICA E CONJUNTURAL, O QUAL NOS POSSIBILITA DISCUTIR SOBRE \r\n
      A ESCOLA E SEU CARÁTER PLURAL, DEMOCRÁTICO E COLABORATIVO. DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES APONTADOS \r\n
      PELOS/AS INTERLOCUTORES/AS, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM DIÁLOGO MAIS EFETIVO NA COMUNIDADE ESCOLAR \r\n
      PENSANDO O ESPAÇO E SEU ASPECTO DEMOCRÁTICO, BEM COMO A NECESSIDADE DE ESCUTA DESSES/AS JOVENS E \r\n
      MAIOR INTERLOCUÇÃO COM AS REALIDADES COMUNITÁRIAS AO PROPOR O MOVIMENTO DE ULTRAPASSAGEM DOS MUROS \r\n
      FORMAIS E SIMBÓLICOS DA ESCOLA. CONSIDERAMOS A INICIATIVA DA DISCIPLINA MENCIONADA SALUTAR PARA A \r\n
      FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DO ALCANCE QUALITATIVO E CRÍTICO DA ESCOLA COMO UM CAMPO DE TENSÕES QUE SÃO \r\n
      FRUTOS DA HISTÓRIA E SEUS DESDOBRAMENTOS.\r\n
      REFERÊNCIAS\r\n
      ABRAMOVAY, MIRIAM. COORD. JUVENTUDES NA ESCOLA, SENTIDOS E BUSCAS: POR QUE FREQUENTAM? / \r\n
      MIRIAM ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO, JÚLIO JACOBO WAISELFISZ. BRASÍLIA-DF: FLACSO - BRASIL, OEI, \r\n
      MEC, 2015.\r\n
      BRANDÃO, C. R. O QUE É EDUCAÇÃO? SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2007.\r\n
      CASTELLI, C. A.; CROCE, M. L. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E SUA ARTICULAÇÃO COM O \r\n
      PLANEJAMENTO DOCENTE. IN: HASPER, R. ET. AL. (ORG.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA \r\n
      PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2016 / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO. \r\n
      PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. – CURITIBA: SEED – P. 2-20, 2016.\r\n
      DAYRELL, JUAREZ TARCISIO. JUVENTUDE, GRUPOS CULTURAIS E SOCIABILIDADE. JÓVENES REVISTA DE \r\n
      ESTUDIOS SOBRE JUVENTUD, MÉXICO, ANO 9, N. 22, P. 296-313, JAN/JUN 2005.\r\n
      FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, \r\n
      2007.\r\n
      GADOTTI, M. AUTONOMIA DA ESCOLA: PRINCÍPIOS E PREPOSIÇÕES. SÃO PAULO: CORTEZ, 1997.\r\n
      MARTINS, FRANCISCO ANDRÉ SILVA; DAYRELL, JUAREZ TARCÍSIO. JUVENTUDES E PARTICIPAÇÃO: O GRÊMIO \r\n
      COMO ESPAÇO EDUCATIVO. IN: EDUCAÇÃO E REALIDADE, PORTO ALEGRE, 2013.\r\n
      RESENDE, L. M. G. DE. PARADIGMA – RELAÇÕES DE PODER – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DIMENSÕES \r\n
      INDISSOCIÁVEIS DO FAZER EDUCATIVO. IN: VEIGA, I.P.A. ET AL. (ORG.). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: \r\n
      UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL. 24.ED. CAMPINAS: PAPIRUS, 1995. P. 53-94.\r\n
      SILVA, MACIEL PEREIRA. JUVENTUDE(S) E A ESCOLA ATUAL: TENSÕES E CONFLITOS NO ENCONTRO DE CULTURAS“. IN: \r\n
      REV. ED. POPULAR, UBERLÂNDIA: 2015.\r\n
      PALAVRAS-CHAVES: JUVENTUDES; ESCOLA; PARTICIPAÇÃO; PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDES, ESCOLA, PARTICIPAÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID246_19112021225908.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA DE CASTRO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA"
    "autor_email" => "ana73026@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84812
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 850
    "inscrito_id" => 246
    "titulo" => "JUVENTUDES, ESCOLA E AUTONOMIA: O QUE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TEM A NOS DIZER?"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS \r\n
      NO ÂMBITO DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO IV, OFERTADA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, \r\n
      DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. A DISCIPLINA CITADA COMPÕE O CURRÍCULO DO REFERIDO CURSO O \r\n
      QUAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DAS/DOS ESTUDANTES E AUXILIA NO SEU PROCESSO DE INSERÇÃO NAS \r\n
      ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DE FORMA ARTICULADA AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA \r\n
      CONCENTRA-SE NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, NESSE MOMENTO AINDA \r\n
      COM A SISTEMÁTICA PRESENCIAL, ASSIM COMO GRUPOS DE DISCUSSÃO COM ESTUDANTES DA ESCOLA, QUE TORNOU \r\n
      POSSÍVEL CONSTRUIR UM BREVE PANORAMA ACERCA DAS PERSPECTIVAS DISCENTES, NO QUE DIZ RESPEITO À AUTONOMIA \r\n
      ESTUDANTIL E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, ATRAVÉS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).. PARA O \r\n
      DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FORAM UTILIZADAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECÍFICA, \r\n
      SITUADA NA CIDADE DE MARACANAÚ, A QUAL OPTAMOS POR UTILIZAR UM NOME FICTÍCIO COM O INTUITO DE GARANTIR \r\n
      O SEU SIGILO, PORTANTO ESTIVEMOS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CONECTANDO MENTES. AS VIVÊNCIAS E \r\n
      OBSERVAÇÕES NA ESCOLA, OCORRERAM NOS VÁRIOS ESPAÇOS ESCOLARES BUSCANDO OBSERVAR AS VÁRIAS DINÂMICAS \r\n
      ESTABELECIDAS ENTRE OS SUJEITOS QUE A COMPÕEM, ALÉM DE BUSCAR REALIZAR UMA ESCUTA ATIVA DOS/AS \r\n
      ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E DEMANDAS. ANALISOU-SE AINDA O PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA \r\n
      INSTITUIÇÃO, COMPREENDENDO-O COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS, \r\n
      AÇÕES E METAS EDUCATIVAS, ALÉM DE FRUTO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, E CONSEQUENTEMENTE DE DISPUTAS \r\n
      POR PODER. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO JUSTIFICA-SE, ENTÃO, PELA NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO, DISCUSSÃO \r\n
      E TENSIONAMENTO DAS RELAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE AS/OS ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E AUTONOMIA E O MODO \r\n
      COMO A ESCOLA SE ORGANIZA E ESTRUTURA AS RELAÇÕES, UTILIZANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PARA TANTO E \r\n
      COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DA TEMÁTICA, OPTOU-SE POR ESTRUTURAR O TRABALHO EM TRÊS EIXOS, SENDO ELES \r\n
      FOMENTADOS EM UM PRIMEIRO MOMENTO COM A DISCUSSÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDES E ESPAÇO ESCOLAR, \r\n
      COMO SEGUNDA PARTE, OPTOU-SE POR DISCUTIR SOBRE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL \r\n
      E CULMINAMOS COM A DISCUSSÃO SOBRE OS ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O PPP E A AUTONOMIA ESTUDANTIL. \r\n
      ESSES DESDOBRAMENTOS E DISCUSSÕES ESTÃO PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, QUE BUSCA PARA \r\n
      ALÉM DE TRAZER UMA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS OBSERVADOS, ANALISÁ-LOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS DEBATIDAS \r\n
      AO LONGO DO SEMESTRE. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE \r\n
      JUAREZ DAYRELL (2005)”. A PESQUISA FOI FUNDAMENTAL PARA AS NOSSAS REFLEXÕES NO QUE DIZ RESPEITO À \r\n
      COMPREENSÃO DO CONCEITO DE JUVENTUDES, PENSANDO A SUA PLURALIDADE E NÃO HOMOGENEIZAÇÃO VISTO COMO \r\n
      INSTRUMENTO DE PODER E CONTROLE DESSAS CONDIÇÕES JUVENIS. A PARTIR DA LEITURA DE JUAREZ DAYRELL E MARTINS \r\n
      (2013), CONSIDERAMOS PERTINENTE PENSAR UMA EDUCAÇÃO QUE OFERTE, ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, \r\n
      QUESTÕES PRÁTICAS, QUE POSSAM RECONHECER AINDA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PARTICIPATIVAS PARA OS/AS \r\n
      ESTUDANTES E POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA. DIALOGAMOS A PARTIR DE MACIEL \r\n
      PEREIRA SILVA (2015), PARA PENSARMOS AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA E OS MODOS \r\n
      COMO ESTAS TÊM ESTADO PRESENTES NAS VIDAS DOS JOVENS E AS MODIFICADO. REFLETIMOS A PARTIR DE MIRIAM \r\n
      ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO E JÚLIO JACOBO WAISELFISZ (2015) ACERCA DA CONDIÇÃO JUVENIL E O MODO \r\n
      COMO A ESCOLA TENDE A NEGÁ-LA, TIRANDO DO JOVEM A SUA CONDIÇÃO DE JOVEM E TRANSFORMANDO-O APENAS EM \r\n
      ALUNO, O QUAL ESSE CONCEITO ACARRETA QUESTÕES ANALÍTICAS FUNDAMENTAIS QUANDO EM DEBATE COM A \r\n
      COMPREENSÃO SOBRE ESSE ESPAÇO, ESCOLA, E AS JUVENTUDES. NOS AUXILIOU NA COMPREENSÃO E NO \r\n
      TENSIONAMENTO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AS CONSIDERAÇÕES DE CASTELLI E CROCE (2016), QUE \r\n
      REALIZAM CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO IDENTITÁRIA, DE AUTONOMIA PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E \r\n
      FINANCEIRA QUE É EXERCIDA PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. AINDA COM RELAÇÃO A DISCUSSÃO ACERCA DO \r\n
      PPP, IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NOS TRAZ MOACIR GADOTTI (1997), NOS AJUDANDO A DISCUTIR A EDUCAÇÃO E \r\n
      MAIS ESPECIFICAMENTE AS AÇÕES QUE SE VOLTAM AO DESENVOLVIMENTO CIDADÃO DO CORPO DISCENTE. COM \r\n
      RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A AUTONOMIA, UTILIZAMOS PAULO FREIRE (2007), EM QUE ELE PENSA OS \r\n
      PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DESSA AUTONOMIA E O COMPREENDE ENQUANTO PROCESSO, NOS AJUDANDO A PERCEBER \r\n
      QUE A AUTONOMIA É CONSTRUÍDA DURANTE TODA A VIDA. NO TOCANTE A COMPREENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO, BRANDÃO \r\n
      (2007) APRESENTA ELEMENTOS FUNDAMENTAIS SOBRE A NECESSIDADE DE ROMPIMENTO COM UM IDEÁRIO DE PRÁTICA \r\n
      EDUCATIVA ENRAIZADA EM ASPECTOS TRADICIONAIS E DIALOGA COM A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO MAIS ÍNTIMA \r\n
      COM O COTIDIANO, DESSE MODO A EDUCAÇÃO APRESENTA-SE TAMBÉM EM UMA PLURALIDADE, EDUCAÇÕES. RESENDE \r\n
      (2015), POR FIM, COLABORA PARA A CARACTERIZAÇÃO DESSE DEBATE NO QUAL DIRECIONA O OLHAR PARA O PPP SEM \r\n
      NEGAR SUAS RELAÇÕES TÊNUES E DE REPRODUÇÃO HISTÓRICA E CONJUNTURAL, O QUAL NOS POSSIBILITA DISCUTIR SOBRE \r\n
      A ESCOLA E SEU CARÁTER PLURAL, DEMOCRÁTICO E COLABORATIVO. DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES APONTADOS \r\n
      PELOS/AS INTERLOCUTORES/AS, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM DIÁLOGO MAIS EFETIVO NA COMUNIDADE ESCOLAR \r\n
      PENSANDO O ESPAÇO E SEU ASPECTO DEMOCRÁTICO, BEM COMO A NECESSIDADE DE ESCUTA DESSES/AS JOVENS E \r\n
      MAIOR INTERLOCUÇÃO COM AS REALIDADES COMUNITÁRIAS AO PROPOR O MOVIMENTO DE ULTRAPASSAGEM DOS MUROS \r\n
      FORMAIS E SIMBÓLICOS DA ESCOLA. CONSIDERAMOS A INICIATIVA DA DISCIPLINA MENCIONADA SALUTAR PARA A \r\n
      FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DO ALCANCE QUALITATIVO E CRÍTICO DA ESCOLA COMO UM CAMPO DE TENSÕES QUE SÃO \r\n
      FRUTOS DA HISTÓRIA E SEUS DESDOBRAMENTOS.\r\n
      REFERÊNCIAS\r\n
      ABRAMOVAY, MIRIAM. COORD. JUVENTUDES NA ESCOLA, SENTIDOS E BUSCAS: POR QUE FREQUENTAM? / \r\n
      MIRIAM ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO, JÚLIO JACOBO WAISELFISZ. BRASÍLIA-DF: FLACSO - BRASIL, OEI, \r\n
      MEC, 2015.\r\n
      BRANDÃO, C. R. O QUE É EDUCAÇÃO? SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2007.\r\n
      CASTELLI, C. A.; CROCE, M. L. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E SUA ARTICULAÇÃO COM O \r\n
      PLANEJAMENTO DOCENTE. IN: HASPER, R. ET. AL. (ORG.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA \r\n
      PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2016 / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO. \r\n
      PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. – CURITIBA: SEED – P. 2-20, 2016.\r\n
      DAYRELL, JUAREZ TARCISIO. JUVENTUDE, GRUPOS CULTURAIS E SOCIABILIDADE. JÓVENES REVISTA DE \r\n
      ESTUDIOS SOBRE JUVENTUD, MÉXICO, ANO 9, N. 22, P. 296-313, JAN/JUN 2005.\r\n
      FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, \r\n
      2007.\r\n
      GADOTTI, M. AUTONOMIA DA ESCOLA: PRINCÍPIOS E PREPOSIÇÕES. SÃO PAULO: CORTEZ, 1997.\r\n
      MARTINS, FRANCISCO ANDRÉ SILVA; DAYRELL, JUAREZ TARCÍSIO. JUVENTUDES E PARTICIPAÇÃO: O GRÊMIO \r\n
      COMO ESPAÇO EDUCATIVO. IN: EDUCAÇÃO E REALIDADE, PORTO ALEGRE, 2013.\r\n
      RESENDE, L. M. G. DE. PARADIGMA – RELAÇÕES DE PODER – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DIMENSÕES \r\n
      INDISSOCIÁVEIS DO FAZER EDUCATIVO. IN: VEIGA, I.P.A. ET AL. (ORG.). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: \r\n
      UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL. 24.ED. CAMPINAS: PAPIRUS, 1995. P. 53-94.\r\n
      SILVA, MACIEL PEREIRA. JUVENTUDE(S) E A ESCOLA ATUAL: TENSÕES E CONFLITOS NO ENCONTRO DE CULTURAS“. IN: \r\n
      REV. ED. POPULAR, UBERLÂNDIA: 2015.\r\n
      PALAVRAS-CHAVES: JUVENTUDES; ESCOLA; PARTICIPAÇÃO; PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDES, ESCOLA, PARTICIPAÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID246_19112021225908.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA DE CASTRO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA"
    "autor_email" => "ana73026@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO IV, OFERTADA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. A DISCIPLINA CITADA COMPÕE O CURRÍCULO DO REFERIDO CURSO O QUAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DAS/DOS ESTUDANTES E AUXILIA NO SEU PROCESSO DE INSERÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DE FORMA ARTICULADA AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONCENTRA-SE NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, NESSE MOMENTO AINDA COM A SISTEMÁTICA PRESENCIAL, ASSIM COMO GRUPOS DE DISCUSSÃO COM ESTUDANTES DA ESCOLA, QUE TORNOU POSSÍVEL CONSTRUIR UM BREVE PANORAMA ACERCA DAS PERSPECTIVAS DISCENTES, NO QUE DIZ RESPEITO À AUTONOMIA ESTUDANTIL E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, ATRAVÉS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FORAM UTILIZADAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECÍFICA, SITUADA NA CIDADE DE MARACANAÚ, A QUAL OPTAMOS POR UTILIZAR UM NOME FICTÍCIO COM O INTUITO DE GARANTIR O SEU SIGILO, PORTANTO ESTIVEMOS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CONECTANDO MENTES. AS VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÕES NA ESCOLA, OCORRERAM NOS VÁRIOS ESPAÇOS ESCOLARES BUSCANDO OBSERVAR AS VÁRIAS DINÂMICAS ESTABELECIDAS ENTRE OS SUJEITOS QUE A COMPÕEM, ALÉM DE BUSCAR REALIZAR UMA ESCUTA ATIVA DOS/AS ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E DEMANDAS. ANALISOU-SE AINDA O PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO, COMPREENDENDO-O COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS, AÇÕES E METAS EDUCATIVAS, ALÉM DE FRUTO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, E CONSEQUENTEMENTE DE DISPUTAS POR PODER. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO JUSTIFICA-SE, ENTÃO, PELA NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO, DISCUSSÃO E TENSIONAMENTO DAS RELAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE AS/OS ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E AUTONOMIA E O MODO COMO A ESCOLA SE ORGANIZA E ESTRUTURA AS RELAÇÕES, UTILIZANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PARA TANTO E COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DA TEMÁTICA, OPTOU-SE POR ESTRUTURAR O TRABALHO EM TRÊS EIXOS, SENDO ELES FOMENTADOS EM UM PRIMEIRO MOMENTO COM A DISCUSSÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDES E ESPAÇO ESCOLAR, COMO SEGUNDA PARTE, OPTOU-SE POR DISCUTIR SOBRE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL E CULMINAMOS COM A DISCUSSÃO SOBRE OS ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O PPP E A AUTONOMIA ESTUDANTIL. ESSES DESDOBRAMENTOS E DISCUSSÕES ESTÃO PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, QUE BUSCA PARA ALÉM DE TRAZER UMA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS OBSERVADOS, ANALISÁ-LOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS DEBATIDAS AO LONGO DO SEMESTRE. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE JUAREZ DAYRELL (2005)”. A PESQUISA FOI FUNDAMENTAL PARA AS NOSSAS REFLEXÕES NO QUE DIZ RESPEITO À COMPREENSÃO DO CONCEITO DE JUVENTUDES, PENSANDO A SUA PLURALIDADE E NÃO HOMOGENEIZAÇÃO VISTO COMO INSTRUMENTO DE PODER E CONTROLE DESSAS CONDIÇÕES JUVENIS. A PARTIR DA LEITURA DE JUAREZ DAYRELL E MARTINS (2013), CONSIDERAMOS PERTINENTE PENSAR UMA EDUCAÇÃO QUE OFERTE, ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, QUESTÕES PRÁTICAS, QUE POSSAM RECONHECER AINDA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PARTICIPATIVAS PARA OS/AS ESTUDANTES E POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA. DIALOGAMOS A PARTIR DE MACIEL PEREIRA SILVA (2015), PARA PENSARMOS AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA E OS MODOS COMO ESTAS TÊM ESTADO PRESENTES NAS VIDAS DOS JOVENS E AS MODIFICADO. REFLETIMOS A PARTIR DE MIRIAM ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO E JÚLIO JACOBO WAISELFISZ (2015) ACERCA DA CONDIÇÃO JUVENIL E O MODO COMO A ESCOLA TENDE A NEGÁ-LA, TIRANDO DO JOVEM A SUA CONDIÇÃO DE JOVEM E TRANSFORMANDO-O APENAS EM ALUNO, O QUAL ESSE CONCEITO ACARRETA QUESTÕES ANALÍTICAS FUNDAMENTAIS QUANDO EM DEBATE COM A COMPREENSÃO SOBRE ESSE ESPAÇO, ESCOLA, E AS JUVENTUDES. NOS AUXILIOU NA COMPREENSÃO E NO TENSIONAMENTO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AS CONSIDERAÇÕES DE CASTELLI E CROCE (2016), QUE REALIZAM CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO IDENTITÁRIA, DE AUTONOMIA PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA QUE É EXERCIDA PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. AINDA COM RELAÇÃO A DISCUSSÃO ACERCA DO PPP, IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NOS TRAZ MOACIR GADOTTI (1997), NOS AJUDANDO A DISCUTIR A EDUCAÇÃO E MAIS ESPECIFICAMENTE AS AÇÕES QUE SE VOLTAM AO DESENVOLVIMENTO CIDADÃO DO CORPO DISCENTE. COM RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A AUTONOMIA, UTILIZAMOS PAULO FREIRE (2007), EM QUE ELE PENSA OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DESSA AUTONOMIA E O COMPREENDE ENQUANTO PROCESSO, NOS AJUDANDO A PERCEBER QUE A AUTONOMIA É CONSTRUÍDA DURANTE TODA A VIDA. NO TOCANTE A COMPREENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO, BRANDÃO (2007) APRESENTA ELEMENTOS FUNDAMENTAIS SOBRE A NECESSIDADE DE ROMPIMENTO COM UM IDEÁRIO DE PRÁTICA EDUCATIVA ENRAIZADA EM ASPECTOS TRADICIONAIS E DIALOGA COM A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO MAIS ÍNTIMA COM O COTIDIANO, DESSE MODO A EDUCAÇÃO APRESENTA-SE TAMBÉM EM UMA PLURALIDADE, EDUCAÇÕES. RESENDE (2015), POR FIM, COLABORA PARA A CARACTERIZAÇÃO DESSE DEBATE NO QUAL DIRECIONA O OLHAR PARA O PPP SEM NEGAR SUAS RELAÇÕES TÊNUES E DE REPRODUÇÃO HISTÓRICA E CONJUNTURAL, O QUAL NOS POSSIBILITA DISCUTIR SOBRE A ESCOLA E SEU CARÁTER PLURAL, DEMOCRÁTICO E COLABORATIVO. DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES APONTADOS PELOS/AS INTERLOCUTORES/AS, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM DIÁLOGO MAIS EFETIVO NA COMUNIDADE ESCOLAR PENSANDO O ESPAÇO E SEU ASPECTO DEMOCRÁTICO, BEM COMO A NECESSIDADE DE ESCUTA DESSES/AS JOVENS E MAIOR INTERLOCUÇÃO COM AS REALIDADES COMUNITÁRIAS AO PROPOR O MOVIMENTO DE ULTRAPASSAGEM DOS MUROS FORMAIS E SIMBÓLICOS DA ESCOLA. CONSIDERAMOS A INICIATIVA DA DISCIPLINA MENCIONADA SALUTAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DO ALCANCE QUALITATIVO E CRÍTICO DA ESCOLA COMO UM CAMPO DE TENSÕES QUE SÃO FRUTOS DA HISTÓRIA E SEUS DESDOBRAMENTOS. REFERÊNCIAS ABRAMOVAY, MIRIAM. COORD. JUVENTUDES NA ESCOLA, SENTIDOS E BUSCAS: POR QUE FREQUENTAM? / MIRIAM ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO, JÚLIO JACOBO WAISELFISZ. BRASÍLIA-DF: FLACSO - BRASIL, OEI, MEC, 2015. BRANDÃO, C. R. O QUE É EDUCAÇÃO? SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2007. CASTELLI, C. A.; CROCE, M. L. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E SUA ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO DOCENTE. IN: HASPER, R. ET. AL. (ORG.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2016 / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. – CURITIBA: SEED – P. 2-20, 2016. DAYRELL, JUAREZ TARCISIO. JUVENTUDE, GRUPOS CULTURAIS E SOCIABILIDADE. JÓVENES REVISTA DE ESTUDIOS SOBRE JUVENTUD, MÉXICO, ANO 9, N. 22, P. 296-313, JAN/JUN 2005. FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 2007. GADOTTI, M. AUTONOMIA DA ESCOLA: PRINCÍPIOS E PREPOSIÇÕES. SÃO PAULO: CORTEZ, 1997. MARTINS, FRANCISCO ANDRÉ SILVA; DAYRELL, JUAREZ TARCÍSIO. JUVENTUDES E PARTICIPAÇÃO: O GRÊMIO COMO ESPAÇO EDUCATIVO. IN: EDUCAÇÃO E REALIDADE, PORTO ALEGRE, 2013. RESENDE, L. M. G. DE. PARADIGMA – RELAÇÕES DE PODER – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DIMENSÕES INDISSOCIÁVEIS DO FAZER EDUCATIVO. IN: VEIGA, I.P.A. ET AL. (ORG.). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL. 24.ED. CAMPINAS: PAPIRUS, 1995. P. 53-94. SILVA, MACIEL PEREIRA. JUVENTUDE(S) E A ESCOLA ATUAL: TENSÕES E CONFLITOS NO ENCONTRO DE CULTURAS“. IN: REV. ED. POPULAR, UBERLÂNDIA: 2015. PALAVRAS-CHAVES: JUVENTUDES; ESCOLA; PARTICIPAÇÃO; PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.