Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

NARRATIVAS DO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, NARRATIVAS, NOVA IGUAÇU, COVID-19 Comunicação Oral (CO) ET 07: Alfabetização e letramentos
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RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DE MANTER O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UM PROGRAMA QUE TEM SE DESTACADO ENORMEMENTE NO CAMPO FORMATIVO DE NOVOS PROFESSORES, MELHORANDO E MUITO SUAS PRÁTICAS, ESPECIALMENTE EM ÁREAS CARENTES COMO A BAIXADA FLUMINENSE. O OBJETIVO GERAL DO TEXTO É APRESENTAR POR MEIO DAS NARRATIVAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19. COM BASE EM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), DENTRE OS OBJETIVOS DO SUBPROJETO DO PIBID ALFABETIZAÇÃO UFRRJ DESTACAMOS: DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; E UTILIZAR DIFERENTES LINGUAGENS – VERBAL (ORAL E ESCRITA), CORPORAL, VISUAL, SONORA E DIGITAL, BEM COMO CONHECIMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA EXPRESSAR E PARTILHAR INFORMAÇÕES, EXPERIÊNCIAS, IDEIAS E SENTIMENTOS SOBRE AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SOCIAL E CULTURAL DOS ALUNOS. OS OBJETIVOS VÃO AO ENCONTRO DE DEMANDAS ACUMULADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE QUE SE CARACTERIZA POR ÍNDICES EDUCACIONAIS BAIXOS, QUESTÕES SOCIAIS E DE INFRAESTRUTURA GRAVES, ALÉM DA CARÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES ANTENADAS COM O COTIDIANO DO LUGAR. O TRABALHO SE APOIA NA METODOLOGIA QUALITATIVA, PREVALECENDO A LEITURA DE REFERENCIAL TEÓRICO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DENTRE O REFERENCIAL DESTACAMOS SOARES (1985, 2004, 2012), SÁ-CHAVES (1998, 2000), CARIA (2011) E COSTA, GOMES E SANTOS (2019). O SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), PREVÊ DUAS FRENTES PRINCIPAIS: A PRIMEIRA SE REFERE EM CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NAS REDES MUNICIPAIS ENVOLVIDAS E, EM ESPECÍFICO, À APRENDIZAGEM DA LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA, CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE PROMOVEM MAIOR INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM E NO MUNDO; A SEGUNDA FRENTE SE REFERE AO FAVORECIMENTO DE UMA REDE DE CONSTITUIÇÃO E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE PODERÃO CONTRIBUIR COM OS CONHECIMENTOS E SABERES DO ALUNADO NA RELAÇÃO COM OS TERRITÓRIOS EM QUE HABITAM. JÁ A SEGUNDA FRENTE REFERE-SE AO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL PODENDO INCENTIVAR UM TRAJETO FORMATIVO CONTEXTUAL, REFLEXIVO E INVESTIGATIVO DE MODO QUE AS AÇÕES SEJAM FONTE DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE ORIENTARÃO AS AÇÕES PRESENTES E FUTURAS. DESTACAMOS QUE O SUBPROJETO ENCONTRA UM NOVO DESAFIO DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, COM A IMPOSSIBILIDADE DE ESTAR TRABALHANDO PRESENCIALMENTE NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, REORGANIZAMOS NOSSAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE ATIVIDADES REMOTAS, REUNINDO BOLSISTAS, SUPERVISOR, COORDENADOR E EM ALGUNS MOMENTOS O COORDENADOR GERAL DO PIBID/UFRRJ E A DIREÇÃO DA E.M. MONTEIRO LOBATO. NESTE MOMENTO A LEITURA DE TEXTOS TEM NOS AUXILIADO A AVANÇAR EM NOSSAS ATIVIDADES. DENTRE OS TEXTOS DESTACAMOS COSTA, GOMES E SANTOS (2019); SOARES (1985,2004, 2014). 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O REFERENCIAL PROCURA DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PORÉM DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 READAPTAMOS O PERCURSO METODOLÓGICO E NOS APROFUNDAMOS MAIS NA LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM ATIVIDADES SÍNCRONAS CARACTERIZADA POR NOSSOS ENCONTROS SEMANAIS E NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, ESPECIALMENTE AS WEBINARES. A VIVÊNCIA JUNTO A ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO TEM PROPICIADO DE ACOMPANHAR A DIFÍCIL TAREFA DE EFETIVAR O ENSINO REMOTO DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. ESSA RELAÇÃO COM O ENSINO REMOTO TEM PROPICIADO NOVAS APRENDIZAGENS E NOVOS DESAFIOS NA ESCOLA BÁSICA E ESSE DESAFIO SE MATERIALIZARÁ NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA. DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), ESPERA-SE QUE O SUBPROJETO APRESENTE UM CONJUNTO INTERESSANTE DE EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS SOBRE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E INDIQUE CAMINHOS MAIS EFICAZES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA BAIXADA FLUMINENSE, REGIÃO QUE ANSEIA POR MELHORES CONDIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA. E QUE OS ALUNOS INCORPOREM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO AS DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS BEM COMO AS INCORPORE AOS AMBIENTES DIGITAIS E AOS TEXTOS MULTIMIDIÁTICOS. ESSE DESAFIO VEM SENDO TRILHADO PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ E A E. M. MONTEIRO LOBATO. ATRAVÉS DO SUBPROJETO TEMOS REALIZADO, APESAR DOS CONTRATEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19, A EFETIVAÇÃO DA CENTRALIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, PROPICIANDO QUE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA SEJA APRENDIDA DE FORMA RESPEITOSA E QUE HAJA A CONTINUIDADE DAS EXPERIÊNCIAS INICIADAS E VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A LÍNGUA, A ESCRITA E A MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESPERAMOS AINDA QUE OS LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO COMPREENDAM QUE OS EDUCANDOS APRENDEM DE DIFERENTES MANEIRAS, DEVENDO IR ALÉM DO DOMÍNIO DO SISTEMA DE ESCRITA, E DEVEM SER CAPAZES DE LER, ESCREVER E CONTAR, PARA QUE DE FATO A ALFABETIZAÇÃO SEJA CONSOLIDADA. OUTROS DESAFIOS AO PIBID FOI SOMADO, SEJA NO PERÍODO DA PANDEMIA, COMO NA DA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” FAZ PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) NO PERÍODO DE 2020-2022. O SUBPROJETO FOI ORGANIZADO PELAS PROFESSORAS ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA E JUACIARA BARROZO GOMES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (IE) E PELO PROFESSOR CLÉZIO DOS SANTOS DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (IM), AMBOS DA UFRRJ E ESTÃO SENDO IMPLEMENTADOS EM DOIS GRUPOS, UM NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA E OUTRO NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, AMBOS PERTENCENTES A BAIXADA FLUMINENSE. NESTE TEXTO APRESENTAMOS AS NARRATIVAS DAS VIVÊNCIAS DO GRUPO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ. O PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ CONTA COM A PARCEIRA IMPORTANTÍSSIMA DA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, LOCALIZADA NO CENTRO DE NOVA IGUAÇU, E UMA EQUIPE COMPOSTA POR 8 BOLSISTAS, 2 VOLUNTÁRIOS, 1 SUPERVISOR E 1 COORDENADOR. RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DE MANTER O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UM PROGRAMA QUE TEM SE DESTACADO ENORMEMENTE NO CAMPO FORMATIVO DE NOVOS PROFESSORES, MELHORANDO E MUITO SUAS PRÁTICAS, ESPECIALMENTE EM ÁREAS CARENTES COMO A BAIXADA FLUMINENSE. O OBJETIVO GERAL DO TEXTO É APRESENTAR POR MEIO DAS NARRATIVAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ EM NOVA IGUAÇU/RJ EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19. COM BASE EM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), DENTRE OS OBJETIVOS DO SUBPROJETO DO PIBID ALFABETIZAÇÃO UFRRJ DESTACAMOS: DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; E UTILIZAR DIFERENTES LINGUAGENS – VERBAL (ORAL E ESCRITA), CORPORAL, VISUAL, SONORA E DIGITAL, BEM COMO CONHECIMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA EXPRESSAR E PARTILHAR INFORMAÇÕES, EXPERIÊNCIAS, IDEIAS E SENTIMENTOS SOBRE AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SOCIAL E CULTURAL DOS ALUNOS. OS OBJETIVOS VÃO AO ENCONTRO DE DEMANDAS ACUMULADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE QUE SE CARACTERIZA POR ÍNDICES EDUCACIONAIS BAIXOS, QUESTÕES SOCIAIS E DE INFRAESTRUTURA GRAVES, ALÉM DA CARÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES ANTENADAS COM O COTIDIANO DO LUGAR. O TRABALHO SE APOIA NA METODOLOGIA QUALITATIVA, PREVALECENDO A LEITURA DE REFERENCIAL TEÓRICO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DENTRE O REFERENCIAL DESTACAMOS SOARES (1985, 2004, 2012), SÁ-CHAVES (1998, 2000), CARIA (2011) E COSTA, GOMES E SANTOS (2019). O SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), PREVÊ DUAS FRENTES PRINCIPAIS: A PRIMEIRA SE REFERE EM CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NAS REDES MUNICIPAIS ENVOLVIDAS E, EM ESPECÍFICO, À APRENDIZAGEM DA LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA, CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE PROMOVEM MAIOR INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM E NO MUNDO; A SEGUNDA FRENTE SE REFERE AO FAVORECIMENTO DE UMA REDE DE CONSTITUIÇÃO E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE PODERÃO CONTRIBUIR COM OS CONHECIMENTOS E SABERES DO ALUNADO NA RELAÇÃO COM OS TERRITÓRIOS EM QUE HABITAM. JÁ A SEGUNDA FRENTE REFERE-SE AO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL PODENDO INCENTIVAR UM TRAJETO FORMATIVO CONTEXTUAL, REFLEXIVO E INVESTIGATIVO DE MODO QUE AS AÇÕES SEJAM FONTE DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE ORIENTARÃO AS AÇÕES PRESENTES E FUTURAS. DESTACAMOS QUE O SUBPROJETO ENCONTRA UM NOVO DESAFIO DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, COM A IMPOSSIBILIDADE DE ESTAR TRABALHANDO PRESENCIALMENTE NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, REORGANIZAMOS NOSSAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE ATIVIDADES REMOTAS, REUNINDO BOLSISTAS, SUPERVISOR, COORDENADOR E EM ALGUNS MOMENTOS O COORDENADOR GERAL DO PIBID/UFRRJ E A DIREÇÃO DA E.M. MONTEIRO LOBATO. NESTE MOMENTO A LEITURA DE TEXTOS TEM NOS AUXILIADO A AVANÇAR EM NOSSAS ATIVIDADES. DENTRE OS TEXTOS DESTACAMOS COSTA, GOMES E SANTOS (2019); SOARES (1985,2004, 2014). O ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOS LICENCIANDOS E DO PROFESSOR SUPERVISOR, SE EFETIVA PRINCIPALMENTE, POR INTERMÉDIO DE REUNIÕES SEMANAIS DE PLANEJAMENTO, ESTUDOS E REFLEXÃO SOBRE O VIVIDO AO LONGO DO SUBPROJETO NA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. E NO FUTURO PÓS PANDEMIA DO COVID-19 SE EFETIVARÁ TAMBÉM POR MEIO DAS VISITAS EM LÓCUS NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO. ALÉM DISSO, TAMBÉM CONSTRUIREMOS UM BLOG EM QUE POSTAREMOS, SEMANALMENTE, A DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA, UMA PEQUENA NARRATIVA SOBRE O VIVIDO E UMA FOTOGRAFIA QUE POSSA EXPRESSAR O TRABALHO. O REFERENCIAL PROCURA DESENVOLVER HABILIDADES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO DE SABERES DE LEITURA, ESCRITA E NUMERACIA A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, ORAIS E ESCRITAS, DOS ALUNOS E ALUNAS QUE ESTÃO INSERIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PORÉM DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 READAPTAMOS O PERCURSO METODOLÓGICO E NOS APROFUNDAMOS MAIS NA LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM ATIVIDADES SÍNCRONAS CARACTERIZADA POR NOSSOS ENCONTROS SEMANAIS E NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, ESPECIALMENTE AS WEBINARES. A VIVÊNCIA JUNTO A ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO TEM PROPICIADO DE ACOMPANHAR A DIFÍCIL TAREFA DE EFETIVAR O ENSINO REMOTO DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. ESSA RELAÇÃO COM O ENSINO REMOTO TEM PROPICIADO NOVAS APRENDIZAGENS E NOVOS DESAFIOS NA ESCOLA BÁSICA E ESSE DESAFIO SE MATERIALIZARÁ NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA. DE ACORDO COM COSTA, GOMES E SANTOS (2019), ESPERA-SE QUE O SUBPROJETO APRESENTE UM CONJUNTO INTERESSANTE DE EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS SOBRE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E INDIQUE CAMINHOS MAIS EFICAZES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA BAIXADA FLUMINENSE, REGIÃO QUE ANSEIA POR MELHORES CONDIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA. E QUE OS ALUNOS INCORPOREM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO AS DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS BEM COMO AS INCORPORE AOS AMBIENTES DIGITAIS E AOS TEXTOS MULTIMIDIÁTICOS. ESSE DESAFIO VEM SENDO TRILHADO PELO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM/UFRRJ E A E. M. MONTEIRO LOBATO. ATRAVÉS DO SUBPROJETO TEMOS REALIZADO, APESAR DOS CONTRATEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19, A EFETIVAÇÃO DA CENTRALIDADE DA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, PROPICIANDO QUE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA SEJA APRENDIDA DE FORMA RESPEITOSA E QUE HAJA A CONTINUIDADE DAS EXPERIÊNCIAS INICIADAS E VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A LÍNGUA, A ESCRITA E A MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESPERAMOS AINDA QUE OS LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO COMPREENDAM QUE OS EDUCANDOS APRENDEM DE DIFERENTES MANEIRAS, DEVENDO IR ALÉM DO DOMÍNIO DO SISTEMA DE ESCRITA, E DEVEM SER CAPAZES DE LER, ESCREVER E CONTAR, PARA QUE DE FATO A ALFABETIZAÇÃO SEJA CONSOLIDADA. OUTROS DESAFIOS AO PIBID FOI SOMADO, SEJA NO PERÍODO DA PANDEMIA, COMO NA DA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19.

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