Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ

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A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO PROFESSORES DE QUATRO CIDADES DO ESTADO DO PARÁ, A SABER: MARABÁ, PARAUAPEBAS, NOVA IPIXUNA E TOMÉ AÇU. DOIS, DESTES PROFESSORES, LECIONAM EM ESCOLAS DA ZONA RURAL E OS DEMAIS NA ZONA URBANA E A COLETA DE DADOS OCORREU NO MÊS DE JUNHO DE 2021. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E FORAM IDENTIFICADOS, EM RESPEITO À ÉTICA, POR NÚMEROS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP, APÓS CONTATO E AGENDAMENTO PRÉVIOS. LOGO APÓS, OCORRERAM AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES À LUZ DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE VÁRIOS AUTORES, TAIS COMO CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACAMOS: A) O PERFIL DOS PARTICIPANTES, NO QUAL FOI CONSTATADO QUE TODOS POSSUEM GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. QUANTO SUAS IDADES, ESTÃO NUMA FAIXA ETÁRIA DE 25 A 38 ANOS. NA OCASIÃO, TODOS OS ENTREVISTADOS DECLARARAM QUE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUANDO OFERECIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SEUS MUNICÍPIOS; B) QUANTO AO INÍCIO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, OBSERVAMOS QUE VARIARAM ENTRE MARÇO DE 2020 A MARÇO DE 2021, REVELANDO QUE CADA MUNICÍPIO TEVE QUE SE ORGANIZAR PREVIAMENTE PARA OFERTAR AS AULAS REMOTAS, E APESAR DA FALTA DE ESTRUTURA, CONSEGUIRAM ENCONTRAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO; C) DOS ENTREVISTADOS, QUATRO PROFESSORES DISSERAM QUE ANTES DO INÍCIO DAS AULAS REMOTAS A ESCOLA REALIZOU REUNIÕES PARA DECIDIR SOBRE O FUNCIONAMENTO NESTE FORMATO. ISSO SE CONFIRMOU QUANDO O PROFESSOR “5” (2021) RELATOU QUE “[...] FOI FEITA UMA REUNIÃO PARA NOS ALINHARMOS, CRIARMOS OS GRUPOS DE WHATSAPP PARA CADA TURMA E FAZERMOS UM CRONOGRAMA DE HORÁRIOS PARA SE TER UM NORTE”. NO ENTANTO, A PROFESSORA “3” (2021) AFIRMOU QUE “[...] NÃO TEVE NENHUMA REUNIÃO PARA DECIDIR. SÓ FOMOS INFORMADOS QUE DEVERÍAMOS PASSAR NOSSAS AULAS DE MANEIRA VIRTUAL E CONFESSO QUE NO INÍCIO FOI BEM DIFÍCIL [...]”. ENTENDEMOS QUE REALIZAR REUNIÕES PEDAGÓGICAS PODE SER CONSIDERADO O MEIO MAIS IMPORTANTE PARA GERAR DISCUSSÕES QUE NECESSITAM REALIZAR TOMADAS DE DECISÕES, É CLARO, RESPEITANDO A REALIDADE DE CADA ESCOLA; D) QUANTO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA AS AULAS REMOTAS, TODOS AFIRMARAM QUE UTILIZARAM O PRÓPRIO CELULAR PARA PLANEJAR AS AULAS, COMO TAMBÉM PARA TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS ATRAVÉS DO WHATSAPP. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU QUE “NUNCA UTILIZAMOS TANTO O CELULAR NA VIDA, [...] USAMOS PARA FAZER TANTO OS VÍDEOS, QUANTO MINISTRAR AULAS, FAZEMOS TUDO PELO CELULAR”. ALÉM DISSO, TODOS OS PROFESSORES DESTACARAM QUE, NO CASO DOS ALUNOS QUE NÃO DISPUNHAM DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS OU ACESSO À INTERNET, ELES ELABORARAM CADERNOS DE ATIVIDADES E NA ESCOLA FORAM FORMADAS EQUIPES QUE FIZERAM “UM PLANTÃO PEDAGÓGICO NA COMUNIDADE NO PERÍODO DE 8H30MIN ÀS 11H30MIN PARA A ENTREGA DOS CADERNOS E TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS [...]” (PROFESSORA 1, 2021). ALÉM DISSO, “[...] NÓS AINDA VAMOS DUAS VEZES POR SEMANA NA ESCOLA FAZER A ENTREGA DOS CADERNOS DE ATIVIDADE SOMENTE PARA OS PAIS” (PROFESSOR 2, 2021). PODEMOS INFERIR QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM O CONTEXTO SOCIAL QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO, POIS OS PROFESSORES USAM DE MEIOS, INDEPENDENTE DE ACESSO À INTERNET, PARA QUE OS ESTUDANTES CONSEGUISSEM RECEBER E DESENVOLVER AS ATIVIDADES ESCOLARES PROPOSTAS; E) QUANTO À AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA MINISTRAR AULAS REMOTAS, TRÊS PROFESSORES (1, 2 E 5) CONSIDERARAM QUE É BOA, APESAR DAS DIFICULDADES EM LIDAR COM UM CENÁRIO NOVO PROVIDO PELA PANDEMIA. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU A FALTA DE ESTRUTURA DA MAIORIA DAS ESCOLAS. E, NO MESMO SENTIDO, A PROFESSORA “3” (2021) FALOU QUE CONSIDERA “[...] REGULAR, VISTO QUE TIVE QUE ME REINVENTAR E APRENDER DO ZERO”. PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES ENCONTRARAM UM MEIO DE SEGUIR EM FRENTE, MOSTRANDO SUPERAÇÃO, POIS MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES BUSCARAM FORMAS DE SE REORGANIZAR E CONTINUAR COM AS AULAS; F) EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA OU APOIO AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA, TODOS OS PROFESSORES ENTREVISTADOS CONSIDERARAM ESTA SITUAÇÃO COMO DIFÍCIL, POIS MUITOS PAIS NÃO SÃO ATIVOS NA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS. SALIENTARAM AINDA QUE, ESSA DIFICULDADE OCORRE MESMO ANTES DO PERÍODO PANDÊMICO, PORÉM SE AGRAVOU NO FORMATO REMOTO. OUTRO AGRAVANTE, DESTACADO PELO PROFESSOR “2” (2021) É QUE “TEM MUITOS PAIS QUE AINDA SÃO ANALFABETOS E NÃO CONSEGUEM AJUDAR OS FILHOS”. NOTAMOS QUE A NECESSIDADE DO APOIO DOS PAIS, NO PERÍODO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, AUMENTOU E REVELA PROBLEMAS JÁ EXISTENTES NO ENSINO PRESENCIAL, O QUE REQUER UM REPENSAR DA ESCOLA E FAMÍLIA. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS FOI POSSÍVEL PERCEBER, A PARTIR DAS FALAS DOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA, QUE AS ESCOLAS NÃO ESTAVAM PREPARADAS PARA UMA MUDANÇA TÃO REPENTINA NA FORMA DE ENSINAR E MUITOS PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR ÀS AULAS NO FORMATO REMOTO. ALÉM DISSO, A FALTA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E ACESSO À INTERNET DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS E, MESMO COM ESFORÇOS DOS PROFESSORES, PARA FAZEREM COM QUE AS ATIVIDADES CHEGASSEM A TODOS OS ESTUDANTES, A FALTA DE ACOMPANHAMENTO POR FAMILIARES DIFICULTOU O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS DO SEXTO ANO VIVEM A FASE DE TRANSIÇÃO, POIS NOS ANOS ANTERIORES POSSUÍAM APENAS UM PROFESSOR RESPONSÁVEL POR TODAS AS DISCIPLINAS, NO ENTANTO, A PARTIR DO REFERIDO PERÍODO ESSA REALIDADE É ALTERADA PASSANDO A SER UM PROFESSOR PARA CADA DISCIPLINA OFERTADA. 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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19 E SUAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A EDUCAÇÃO VIVE MOMENTOS DE CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES ESTÃO EXPOSTOS A INÚMEROS DESAFIOS, POIS HÁ FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE POSSIBILITAM O ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA, ENTRETANTO É PRECISO CONHECÊ-LAS E SABER USÁ-LAS. DESSA FORMA, CABEM AO PROFESSOR, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, SE TORNAR PESQUISADOR E MEDIADOR DO CONHECIMENTO COLOCANDO OS ALUNOS COMO PROTAGONISTAS DESSE PROCESSO E OBSERVANDO QUE AS REALIDADES SOCIOECONÔMICA E FAMILIAR DIFEREM DE ALUNO PARA ALUNO. ANCORADOS NESTA JUSTIFICATIVA, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PARTIR DAS FALAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COMO ESSE PROCESSO TEM ACONTECIDO NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO PROFESSORES DE QUATRO CIDADES DO ESTADO DO PARÁ, A SABER: MARABÁ, PARAUAPEBAS, NOVA IPIXUNA E TOMÉ AÇU. DOIS, DESTES PROFESSORES, LECIONAM EM ESCOLAS DA ZONA RURAL E OS DEMAIS NA ZONA URBANA E A COLETA DE DADOS OCORREU NO MÊS DE JUNHO DE 2021. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E FORAM IDENTIFICADOS, EM RESPEITO À ÉTICA, POR NÚMEROS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP, APÓS CONTATO E AGENDAMENTO PRÉVIOS. LOGO APÓS, OCORRERAM AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES À LUZ DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE VÁRIOS AUTORES, TAIS COMO CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACAMOS: A) O PERFIL DOS PARTICIPANTES, NO QUAL FOI CONSTATADO QUE TODOS POSSUEM GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. QUANTO SUAS IDADES, ESTÃO NUMA FAIXA ETÁRIA DE 25 A 38 ANOS. NA OCASIÃO, TODOS OS ENTREVISTADOS DECLARARAM QUE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUANDO OFERECIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SEUS MUNICÍPIOS; B) QUANTO AO INÍCIO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, OBSERVAMOS QUE VARIARAM ENTRE MARÇO DE 2020 A MARÇO DE 2021, REVELANDO QUE CADA MUNICÍPIO TEVE QUE SE ORGANIZAR PREVIAMENTE PARA OFERTAR AS AULAS REMOTAS, E APESAR DA FALTA DE ESTRUTURA, CONSEGUIRAM ENCONTRAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO; C) DOS ENTREVISTADOS, QUATRO PROFESSORES DISSERAM QUE ANTES DO INÍCIO DAS AULAS REMOTAS A ESCOLA REALIZOU REUNIÕES PARA DECIDIR SOBRE O FUNCIONAMENTO NESTE FORMATO. ISSO SE CONFIRMOU QUANDO O PROFESSOR “5” (2021) RELATOU QUE “[...] FOI FEITA UMA REUNIÃO PARA NOS ALINHARMOS, CRIARMOS OS GRUPOS DE WHATSAPP PARA CADA TURMA E FAZERMOS UM CRONOGRAMA DE HORÁRIOS PARA SE TER UM NORTE”. NO ENTANTO, A PROFESSORA “3” (2021) AFIRMOU QUE “[...] NÃO TEVE NENHUMA REUNIÃO PARA DECIDIR. SÓ FOMOS INFORMADOS QUE DEVERÍAMOS PASSAR NOSSAS AULAS DE MANEIRA VIRTUAL E CONFESSO QUE NO INÍCIO FOI BEM DIFÍCIL [...]”. ENTENDEMOS QUE REALIZAR REUNIÕES PEDAGÓGICAS PODE SER CONSIDERADO O MEIO MAIS IMPORTANTE PARA GERAR DISCUSSÕES QUE NECESSITAM REALIZAR TOMADAS DE DECISÕES, É CLARO, RESPEITANDO A REALIDADE DE CADA ESCOLA; D) QUANTO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA AS AULAS REMOTAS, TODOS AFIRMARAM QUE UTILIZARAM O PRÓPRIO CELULAR PARA PLANEJAR AS AULAS, COMO TAMBÉM PARA TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS ATRAVÉS DO WHATSAPP. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU QUE “NUNCA UTILIZAMOS TANTO O CELULAR NA VIDA, [...] USAMOS PARA FAZER TANTO OS VÍDEOS, QUANTO MINISTRAR AULAS, FAZEMOS TUDO PELO CELULAR”. ALÉM DISSO, TODOS OS PROFESSORES DESTACARAM QUE, NO CASO DOS ALUNOS QUE NÃO DISPUNHAM DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS OU ACESSO À INTERNET, ELES ELABORARAM CADERNOS DE ATIVIDADES E NA ESCOLA FORAM FORMADAS EQUIPES QUE FIZERAM “UM PLANTÃO PEDAGÓGICO NA COMUNIDADE NO PERÍODO DE 8H30MIN ÀS 11H30MIN PARA A ENTREGA DOS CADERNOS E TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS [...]” (PROFESSORA 1, 2021). ALÉM DISSO, “[...] NÓS AINDA VAMOS DUAS VEZES POR SEMANA NA ESCOLA FAZER A ENTREGA DOS CADERNOS DE ATIVIDADE SOMENTE PARA OS PAIS” (PROFESSOR 2, 2021). PODEMOS INFERIR QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM O CONTEXTO SOCIAL QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO, POIS OS PROFESSORES USAM DE MEIOS, INDEPENDENTE DE ACESSO À INTERNET, PARA QUE OS ESTUDANTES CONSEGUISSEM RECEBER E DESENVOLVER AS ATIVIDADES ESCOLARES PROPOSTAS; E) QUANTO À AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA MINISTRAR AULAS REMOTAS, TRÊS PROFESSORES (1, 2 E 5) CONSIDERARAM QUE É BOA, APESAR DAS DIFICULDADES EM LIDAR COM UM CENÁRIO NOVO PROVIDO PELA PANDEMIA. A PROFESSORA “4” (2021) SALIENTOU A FALTA DE ESTRUTURA DA MAIORIA DAS ESCOLAS. E, NO MESMO SENTIDO, A PROFESSORA “3” (2021) FALOU QUE CONSIDERA “[...] REGULAR, VISTO QUE TIVE QUE ME REINVENTAR E APRENDER DO ZERO”. PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES ENCONTRARAM UM MEIO DE SEGUIR EM FRENTE, MOSTRANDO SUPERAÇÃO, POIS MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES BUSCARAM FORMAS DE SE REORGANIZAR E CONTINUAR COM AS AULAS; F) EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA OU APOIO AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA, TODOS OS PROFESSORES ENTREVISTADOS CONSIDERARAM ESTA SITUAÇÃO COMO DIFÍCIL, POIS MUITOS PAIS NÃO SÃO ATIVOS NA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS. SALIENTARAM AINDA QUE, ESSA DIFICULDADE OCORRE MESMO ANTES DO PERÍODO PANDÊMICO, PORÉM SE AGRAVOU NO FORMATO REMOTO. OUTRO AGRAVANTE, DESTACADO PELO PROFESSOR “2” (2021) É QUE “TEM MUITOS PAIS QUE AINDA SÃO ANALFABETOS E NÃO CONSEGUEM AJUDAR OS FILHOS”. NOTAMOS QUE A NECESSIDADE DO APOIO DOS PAIS, NO PERÍODO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, AUMENTOU E REVELA PROBLEMAS JÁ EXISTENTES NO ENSINO PRESENCIAL, O QUE REQUER UM REPENSAR DA ESCOLA E FAMÍLIA. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS FOI POSSÍVEL PERCEBER, A PARTIR DAS FALAS DOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA, QUE AS ESCOLAS NÃO ESTAVAM PREPARADAS PARA UMA MUDANÇA TÃO REPENTINA NA FORMA DE ENSINAR E MUITOS PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR ÀS AULAS NO FORMATO REMOTO. ALÉM DISSO, A FALTA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E ACESSO À INTERNET DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS E, MESMO COM ESFORÇOS DOS PROFESSORES, PARA FAZEREM COM QUE AS ATIVIDADES CHEGASSEM A TODOS OS ESTUDANTES, A FALTA DE ACOMPANHAMENTO POR FAMILIARES DIFICULTOU O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS DO SEXTO ANO VIVEM A FASE DE TRANSIÇÃO, POIS NOS ANOS ANTERIORES POSSUÍAM APENAS UM PROFESSOR RESPONSÁVEL POR TODAS AS DISCIPLINAS, NO ENTANTO, A PARTIR DO REFERIDO PERÍODO ESSA REALIDADE É ALTERADA PASSANDO A SER UM PROFESSOR PARA CADA DISCIPLINA OFERTADA. ESSE FATOR IMPLICA NUM MAIOR NÚMERO DE CONTEÚDOS E, CONSEQUENTEMENTE, ATIVIDADES, O QUE PODE TORNAR O ENSINO NO FORMATO REMOTO MAIS DIFÍCIL PARA ESSES ESTUDANTES.

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