Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RECURSOS DIDÁTICOS E APOIO AO ENSINO REMOTO: CRITÉRIOS DE PRODUÇÃO E APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: MATERIAIS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PANDEMIA, , Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84985
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 697
    "inscrito_id" => 2515
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E APOIO AO ENSINO REMOTO: CRITÉRIOS DE PRODUÇÃO E APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS SÃO IMPORTANTES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO REMOTO, PODE-SE DIZER QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE MESMO À DISTÂNCIA OS ESTUDANTES PUDESSEM ESTUDAR E SE INTEIRAR DOS TEMAS ABORDADOS EM AULAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO. NESTE CONTEXTO, OS GRADUANDOS DO  PIBID DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP RIBEIRÃO PRETO PRODUZIRAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE VISARAM COLABORAR COM O ENSINO DOS SUPERVISORES DA ESCOLA PARCEIRA. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO OCORREU APÓS DISCUSSÕES EM REUNIÕES SEMANAIS COM OS SUPERVISORES E PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO FOI QUALITATIVA. A PARTIR DE ANOTAÇÕES, ANÁLISE DOS VÍDEOS DAS REUNIÕES E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, DADOS FORAM COLETADOS A FIM DE IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS ADOTADOS NA PRODUÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA. UM GRANDE DESAFIO FOI GARANTIR A INTERATIVIDADE, DIÁLOGO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. LEVANDO EM CONTA QUE MUITOS ALUNOS VOLTARAM A TRABALHAR PARA AJUDAR SUAS FAMÍLIAS, UM DOS CRITÉRIOS PRINCIPAIS FOI O TEMPO QUE EXIGIRIA DO ESTUDANTE. OPTOU-SE POR VÍDEOS CURTOS, EXPERIMENTOS QUE PUDESSEM SER REPRODUZIDOS EM CASA COM COISAS SIMPLES, MAPAS MENTAIS QUE SINTETIZASSEM AS PRINCIPAIS IDEIAS DA AULA. PARA ALÉM DE COLABORAR COM A VISUALIZAÇÃO DE COISAS ABSTRATAS, NO CONTEXTO PANDÊMICO OS RECURSOS TIVERAM PAPEL DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE TEMAS CIENTÍFICOS, FAZÊ-LOS PENSAR SOBRE E NAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2515_18112021134751.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARAH STELY DE MELLO PIMENTA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARAH"
    "autor_email" => "samarahpimenta@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84985
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 697
    "inscrito_id" => 2515
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E APOIO AO ENSINO REMOTO: CRITÉRIOS DE PRODUÇÃO E APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS SÃO IMPORTANTES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO REMOTO, PODE-SE DIZER QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE MESMO À DISTÂNCIA OS ESTUDANTES PUDESSEM ESTUDAR E SE INTEIRAR DOS TEMAS ABORDADOS EM AULAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO. NESTE CONTEXTO, OS GRADUANDOS DO  PIBID DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP RIBEIRÃO PRETO PRODUZIRAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE VISARAM COLABORAR COM O ENSINO DOS SUPERVISORES DA ESCOLA PARCEIRA. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO OCORREU APÓS DISCUSSÕES EM REUNIÕES SEMANAIS COM OS SUPERVISORES E PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO FOI QUALITATIVA. A PARTIR DE ANOTAÇÕES, ANÁLISE DOS VÍDEOS DAS REUNIÕES E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, DADOS FORAM COLETADOS A FIM DE IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS ADOTADOS NA PRODUÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA. UM GRANDE DESAFIO FOI GARANTIR A INTERATIVIDADE, DIÁLOGO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. LEVANDO EM CONTA QUE MUITOS ALUNOS VOLTARAM A TRABALHAR PARA AJUDAR SUAS FAMÍLIAS, UM DOS CRITÉRIOS PRINCIPAIS FOI O TEMPO QUE EXIGIRIA DO ESTUDANTE. OPTOU-SE POR VÍDEOS CURTOS, EXPERIMENTOS QUE PUDESSEM SER REPRODUZIDOS EM CASA COM COISAS SIMPLES, MAPAS MENTAIS QUE SINTETIZASSEM AS PRINCIPAIS IDEIAS DA AULA. PARA ALÉM DE COLABORAR COM A VISUALIZAÇÃO DE COISAS ABSTRATAS, NO CONTEXTO PANDÊMICO OS RECURSOS TIVERAM PAPEL DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE TEMAS CIENTÍFICOS, FAZÊ-LOS PENSAR SOBRE E NAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2515_18112021134751.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARAH STELY DE MELLO PIMENTA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARAH"
    "autor_email" => "samarahpimenta@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

OS RECURSOS DIDÁTICOS SÃO IMPORTANTES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO REMOTO, PODE-SE DIZER QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE MESMO À DISTÂNCIA OS ESTUDANTES PUDESSEM ESTUDAR E SE INTEIRAR DOS TEMAS ABORDADOS EM AULAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO. NESTE CONTEXTO, OS GRADUANDOS DO PIBID DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP RIBEIRÃO PRETO PRODUZIRAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE VISARAM COLABORAR COM O ENSINO DOS SUPERVISORES DA ESCOLA PARCEIRA. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO OCORREU APÓS DISCUSSÕES EM REUNIÕES SEMANAIS COM OS SUPERVISORES E PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO FOI QUALITATIVA. A PARTIR DE ANOTAÇÕES, ANÁLISE DOS VÍDEOS DAS REUNIÕES E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, DADOS FORAM COLETADOS A FIM DE IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS ADOTADOS NA PRODUÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA. UM GRANDE DESAFIO FOI GARANTIR A INTERATIVIDADE, DIÁLOGO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. LEVANDO EM CONTA QUE MUITOS ALUNOS VOLTARAM A TRABALHAR PARA AJUDAR SUAS FAMÍLIAS, UM DOS CRITÉRIOS PRINCIPAIS FOI O TEMPO QUE EXIGIRIA DO ESTUDANTE. OPTOU-SE POR VÍDEOS CURTOS, EXPERIMENTOS QUE PUDESSEM SER REPRODUZIDOS EM CASA COM COISAS SIMPLES, MAPAS MENTAIS QUE SINTETIZASSEM AS PRINCIPAIS IDEIAS DA AULA. PARA ALÉM DE COLABORAR COM A VISUALIZAÇÃO DE COISAS ABSTRATAS, NO CONTEXTO PANDÊMICO OS RECURSOS TIVERAM PAPEL DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE TEMAS CIENTÍFICOS, FAZÊ-LOS PENSAR SOBRE E NAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM SEU COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.