Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TORNANDO-SE PROFESSOR(A): (IM)POSSIBILIDADES DURANTE A PANDEMIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, CIÊNCIAS, ESCOLA, PANDEMIA, QUESTÕES DE GÊNERO Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85040
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "TORNANDO-SE PROFESSOR(A): (IM)POSSIBILIDADES DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => "O TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO QUE VISA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS EM CONTATO COM O CONTEXTO ESCOLAR. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, NÃO HOUVE A POSSIBILIDADE DE VIVENCIAR O ESPAÇO DA ESCOLA, PORÉM INSERIDOS NO GRUPO “MENINAS E MULHERES NAS CIÊNCIAS” FOI POSSÍVEL, DE MODO REMOTO, ATRAVÉS DA PESQUISA, TRABALHAR DIRETAMENTE COM ALUNAS DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. EM UM ESPAÇO ABERTO PARA OS FUTUROS DOCENTES, ABORDAR A QUESTÃO DE GÊNERO É FUNDAMENTAL, TENDO EM VISTA DADOS QUE MOSTRAM A BAIXA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM ALGUNS CURSOS UNIVERSITÁRIOS. ASSIM, DIALOGANDO COM AUTORES COMO LARROSA (2002); TARDIF (2002), BUSCAMOS REFLETIR SOBRE OS ACONTECIMENTOS VIVIDOS COMO BOLSISTAS, COM  ÊNFASE NOS DESDOBRAMENTOS  DESTAS EXPERIÊNCIAS PARA NOSSA FORMAÇÃO COMO FUTUROS DOCENTES. COMO FRUTO DESSE DIÁLOGO COM AS ALUNAS DO COLUNI-UFF E ORIENTADORAS, TEMOS ESTUDADO TEXTOS NO GRUPO DE ESTUDOS, REALIZADO ENTREVISTAS COM PESQUISADORAS DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES, ASSIM COMO, INICIADO A CONSTRUÇÃO DE UM SITE, QUE DIFUNDA O QUE VEM SENDO REALIZADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES E QUE, DE IGUAL MODO, CONTENHA PRODUÇÕES, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA DIVULGAR NOSSAS AÇÕES, DANDO VISIBILIDADE ÀS MULHERES QUE TANTO FAZEM E FIZERAM NA CIÊNCIA, ASSIM COMO MOBILIZAR ALUNAS DA ESCOLA A SE APROXIMAREM DA PESQUISA, CONTINUANDO SUA FORMAÇÃO E OCUPANDO OS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS NA UNIVERSIDADE. DESTARTE, RECONHECEMOS A RELEVÂNCIA DESTE PROJETO POR NOS POSSIBILITAR EXPERIENCIAR AÇÕES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO REFLETIR SOBRE COMO OS DOCENTES TÊM ENFRENTADO UM PERÍODO TÃO SUI GENERIS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, CIÊNCIAS, ESCOLA, PANDEMIA, QUESTÕES DE GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1802_09112021105709.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTORIA DE SOUSA DE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "VICTORIA ALVES"
    "autor_email" => "vialves@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85040
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "TORNANDO-SE PROFESSOR(A): (IM)POSSIBILIDADES DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => "O TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO QUE VISA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS EM CONTATO COM O CONTEXTO ESCOLAR. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, NÃO HOUVE A POSSIBILIDADE DE VIVENCIAR O ESPAÇO DA ESCOLA, PORÉM INSERIDOS NO GRUPO “MENINAS E MULHERES NAS CIÊNCIAS” FOI POSSÍVEL, DE MODO REMOTO, ATRAVÉS DA PESQUISA, TRABALHAR DIRETAMENTE COM ALUNAS DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. EM UM ESPAÇO ABERTO PARA OS FUTUROS DOCENTES, ABORDAR A QUESTÃO DE GÊNERO É FUNDAMENTAL, TENDO EM VISTA DADOS QUE MOSTRAM A BAIXA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM ALGUNS CURSOS UNIVERSITÁRIOS. ASSIM, DIALOGANDO COM AUTORES COMO LARROSA (2002); TARDIF (2002), BUSCAMOS REFLETIR SOBRE OS ACONTECIMENTOS VIVIDOS COMO BOLSISTAS, COM  ÊNFASE NOS DESDOBRAMENTOS  DESTAS EXPERIÊNCIAS PARA NOSSA FORMAÇÃO COMO FUTUROS DOCENTES. COMO FRUTO DESSE DIÁLOGO COM AS ALUNAS DO COLUNI-UFF E ORIENTADORAS, TEMOS ESTUDADO TEXTOS NO GRUPO DE ESTUDOS, REALIZADO ENTREVISTAS COM PESQUISADORAS DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES, ASSIM COMO, INICIADO A CONSTRUÇÃO DE UM SITE, QUE DIFUNDA O QUE VEM SENDO REALIZADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES E QUE, DE IGUAL MODO, CONTENHA PRODUÇÕES, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA DIVULGAR NOSSAS AÇÕES, DANDO VISIBILIDADE ÀS MULHERES QUE TANTO FAZEM E FIZERAM NA CIÊNCIA, ASSIM COMO MOBILIZAR ALUNAS DA ESCOLA A SE APROXIMAREM DA PESQUISA, CONTINUANDO SUA FORMAÇÃO E OCUPANDO OS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS NA UNIVERSIDADE. DESTARTE, RECONHECEMOS A RELEVÂNCIA DESTE PROJETO POR NOS POSSIBILITAR EXPERIENCIAR AÇÕES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO REFLETIR SOBRE COMO OS DOCENTES TÊM ENFRENTADO UM PERÍODO TÃO SUI GENERIS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, CIÊNCIAS, ESCOLA, PANDEMIA, QUESTÕES DE GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1802_09112021105709.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTORIA DE SOUSA DE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "VICTORIA ALVES"
    "autor_email" => "vialves@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO QUE VISA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS EM CONTATO COM O CONTEXTO ESCOLAR. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, NÃO HOUVE A POSSIBILIDADE DE VIVENCIAR O ESPAÇO DA ESCOLA, PORÉM INSERIDOS NO GRUPO “MENINAS E MULHERES NAS CIÊNCIAS” FOI POSSÍVEL, DE MODO REMOTO, ATRAVÉS DA PESQUISA, TRABALHAR DIRETAMENTE COM ALUNAS DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. EM UM ESPAÇO ABERTO PARA OS FUTUROS DOCENTES, ABORDAR A QUESTÃO DE GÊNERO É FUNDAMENTAL, TENDO EM VISTA DADOS QUE MOSTRAM A BAIXA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM ALGUNS CURSOS UNIVERSITÁRIOS. ASSIM, DIALOGANDO COM AUTORES COMO LARROSA (2002); TARDIF (2002), BUSCAMOS REFLETIR SOBRE OS ACONTECIMENTOS VIVIDOS COMO BOLSISTAS, COM ÊNFASE NOS DESDOBRAMENTOS DESTAS EXPERIÊNCIAS PARA NOSSA FORMAÇÃO COMO FUTUROS DOCENTES. COMO FRUTO DESSE DIÁLOGO COM AS ALUNAS DO COLUNI-UFF E ORIENTADORAS, TEMOS ESTUDADO TEXTOS NO GRUPO DE ESTUDOS, REALIZADO ENTREVISTAS COM PESQUISADORAS DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES, ASSIM COMO, INICIADO A CONSTRUÇÃO DE UM SITE, QUE DIFUNDA O QUE VEM SENDO REALIZADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES E QUE, DE IGUAL MODO, CONTENHA PRODUÇÕES, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA DIVULGAR NOSSAS AÇÕES, DANDO VISIBILIDADE ÀS MULHERES QUE TANTO FAZEM E FIZERAM NA CIÊNCIA, ASSIM COMO MOBILIZAR ALUNAS DA ESCOLA A SE APROXIMAREM DA PESQUISA, CONTINUANDO SUA FORMAÇÃO E OCUPANDO OS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS NA UNIVERSIDADE. DESTARTE, RECONHECEMOS A RELEVÂNCIA DESTE PROJETO POR NOS POSSIBILITAR EXPERIENCIAR AÇÕES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO REFLETIR SOBRE COMO OS DOCENTES TÊM ENFRENTADO UM PERÍODO TÃO SUI GENERIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.