TRAJETÓRIA E POTENCIAL FORMATIVO DO PIBID: ANÁLISE DOS EDITAIS DE 2007 A 2020
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85137 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 2077 "titulo" => "TRAJETÓRIA E POTENCIAL FORMATIVO DO PIBID: ANÁLISE DOS EDITAIS DE 2007 A 2020" "resumo" => """ UM ESTUDANTE DE UM CURSO DE LICENCIATURA NO BRASIL PARA TORNAR-SE PROFESSOR ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS A FIM DE ANGARIAR CONHECIMENTOS E SABERES EM SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO INICIAL. E PARA TAL, DEVERIA CONTAR COM UM CONTEXTO RICO DE OPORTUNIDADES, EXPERIÊNCIAS QUALIFICADAS E APOIO FINANCEIRO PARA SE SENTIR RESPEITADO, VALORIZADO E RECONHECIDO EM SUA FUTURA PROFISSÃO. CONTUDO, O CENÁRIO ATUAL DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NOSSO PAÍS TEM FICADO CADA DIA MAIS DIFÍCIL DEVIDO AOS INÚMEROS ATAQUES À FORMAÇÃO E A PROFISSÃO. UM EXEMPLO RECENTE DISSO, FOI O ADIAMENTO NO PAGAMENTO DE MAIS 60 MIL BOLSAS DOS ESTUDANTES/PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), AMBOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) EM SETEMBRO DE 2020, NO MOMENTO EM QUE AINDA VIVEMOS UMA PANDEMIA. A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE MUITAS PROVOCAÇÕES AOS ESTUDANTES, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES DAS LICENCIATURAS E QUE PERTENCEM ÀS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS, POIS SÃO UMA PARCELA DA POPULAÇÃO QUE EM SUA MAIORIA PRECISAM DE APOIO FINANCEIRO PARA PERMANECEREM EM SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. NESSE BOJO, NO ATUAL PERÍODO, MUITOS ESTUDANTES TÊM DECLARADO A IMPORTÂNCIA DA BOLSA PARA A AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES FORMATIVAS. JÁ QUE, É ATRAVÉS DELA QUE GARANTEM ENTRE OUTRAS COISAS O ACESSO À INTERNET, MEIO ATRAVÉS DO QUAL SE DÁ A MAIORIA DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. COMO AS ATIVIDADES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, A EXEMPLO DO PIBID QUE EM BOA PARTE DAS IES AINDA ACONTECEM DE FORMA REMOTA. A SUSPENSÃO DO PAGAMENTO OCORREU EM VIRTUDE DA NECESSIDADE DE APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI N° 17 DE 2021 QUE AGUARDA APRECIAÇÃO DA COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO. SEM GARANTIAS ORÇAMENTÁRIAS, MILHARES DE ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA EM TODO O BRASIL FICAM SEM BOLSAS EM UM MOMENTO DELICADO ONDE O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO SE TORNA UM BEM NECESSÁRIO PARA O ENFRENTAMENTO DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. ESSE CENÁRIO DE CORTES E DESINVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS EM NOSSO PAÍS AFLOROU APÓS O IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, COM A APROVAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N° 95 DE 2016, LOGO APÓS A POSE DO PRESIDENTE MICHEL TEMER. NESTE SENTIDO, A EDUCAÇÃO PASSA POR DRÁSTICA REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS. E, EM 2020, COM A ELEIÇÃO DO ATUAL PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO, FICA EXPLÍCITO O PROJETO DE DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DOS FINANCIAMENTOS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. QUE, COADUNANDO COM OUTROS FATOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS ASSIM COMO REFORMAS QUE VISAM EMPOBRECER À DOCÊNCIA. ASSIM SENDO, SOB O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE A CAPES E AS UNIVERSIDADES PARCEIRAS, O PIBID, COM O OBJETIVO INCENTIVAR A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NASCIDO EM 2007, INTEGRA HOJE A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. TENDO A FINALIDADE DE INTENSIFICAR A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA E PROMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR (MEC, PORTARIA N° 259, 2019). SOFREU ENTÃO, UM CORTE EXPRESSIVO NO ORÇAMENTO DESTINADO AO PIBID, CONFORME ANÁLISE DOS EDITAIS N°2/2020 E N° 7 DE 2018, O QUE REDUZIU E IMPEDIU A PARTICIPAÇÃO DE INÚMERAS IES QUE FORMAM PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO IMPLICARÁ PROVAVELMENTE DE MODO NEGATIVO ÀS POSSÍVEIS FUTURAS GERAÇÕES DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, ESTA PESQUISA APRESENTA UM RECORTE DE UM ESTUDO MAIOR SOBRE O PIBID A PARTIR DA ANÁLISE DOS SEUS OITO (8) EDITAIS QUE SE MATERIALIZARAM DE 2008 A 2021. OBSERVAMOS QUE NESSE CONTEXTO, O PROGRAMA VEIO SOFRENDO INÚMERAS MUDANÇAS EXPLICITAS NOS TEXTOS DE SEUS EDITAIS. ASSIM COMO NAS SUAS BASES LEGAIS E REGULATÓRIAS. DE 2014 A 2020, MUITAS PRERROGATIVAS DO PROGRAMA FORAM ALTERADAS ENTRE ELAS O NÚMERO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) POR NÚCLEO, TEMPO DE IMPLANTAÇÃO/EXECUÇÃO E CONCLUSÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA, REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO COMO DISCENTE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, OS EDITAIS ACONTECERAM EM DIFERENTES PERSPECTIVAS POLÍTICAS E EM CENÁRIOS DISTINTOS, ORA CONTANDO COM MAIOR INVESTIMENTO E COM POSSIBILIDADES DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DE SUAS ATIVIDADES ORA COM SITUAÇÕES DE REDUÇÃO DE BOLSAS, ATRASO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PREVISTAS (CRONOGRAMA) E SUSPENSÃO NO REPASSE DO PAGAMENTO DE BOLSAS. PORTANTO, ESSE ESTUDO BUSCA REFLETIR O QUE OS EDITAIS PROPUSERAM OU AINDA APONTARAM EM RELAÇÃO A EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DO PROGRAMA NOS DEZ (10) ÚLTIMOS ANOS, ASSIM COMO SUAS ESPECIFICAÇÕES A FIM DE VERIFICAR O POTENCIAL FORMATIVO DO PIBID NOS SEUS DIFERENTES CAMPOS DE ATUAÇÃO E CONTEXTO SOCIAL. PARA TANTO, TOMAMOS COMO REFERÊNCIA O CICLO DE POLÍTICAS PROPOSTO POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, QUE ORIENTAM DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA A ANÁLISE CRÍTICA DA TRAJETÓRIA DE DIFERENTES POLÍTICAS EDUCACIONAIS SENDO AS MESMAS IMPORTANTES PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS FORMATIVOS. \r\n \r\n REFERÊNCIAS \r\n ANTUNES, R. CRISE E PODER. SÃO PAULO: CORTEZ, AUTORES ASSOCIADOS, 1986.\r\n BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. PORTARIA N° 259, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2019. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. (PIBID). DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 19 DE DEZEMBRO DE 2019. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.IN.GOV.BR/EN/WEB/DOU/-/PORTARIA-N-259-DE-17-DEZEMBRO-DE-2019-234332362. ACESSO EM: 26 OUT. 2021.\r\n MAINARDES, J. ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 27, N. 94, P. 47-69, JAN./ABRIL. 2006.\r\n MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. ENTREVISTA COM STEPHEN J. BALL: UM DIÁLOGO SOBRE JUSTIÇA SOCIAL, PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL. REVISTA EDUCAÇÃO SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 30, N. 106, P. 303-318, JAN./ABR. 2009. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA, POTENCIAL FORMATIVO, PIBID, EDITAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID207701032022215334.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARTINS TIGRE" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "dtigre55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85137 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 2077 "titulo" => "TRAJETÓRIA E POTENCIAL FORMATIVO DO PIBID: ANÁLISE DOS EDITAIS DE 2007 A 2020" "resumo" => """ UM ESTUDANTE DE UM CURSO DE LICENCIATURA NO BRASIL PARA TORNAR-SE PROFESSOR ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS A FIM DE ANGARIAR CONHECIMENTOS E SABERES EM SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO INICIAL. E PARA TAL, DEVERIA CONTAR COM UM CONTEXTO RICO DE OPORTUNIDADES, EXPERIÊNCIAS QUALIFICADAS E APOIO FINANCEIRO PARA SE SENTIR RESPEITADO, VALORIZADO E RECONHECIDO EM SUA FUTURA PROFISSÃO. CONTUDO, O CENÁRIO ATUAL DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NOSSO PAÍS TEM FICADO CADA DIA MAIS DIFÍCIL DEVIDO AOS INÚMEROS ATAQUES À FORMAÇÃO E A PROFISSÃO. UM EXEMPLO RECENTE DISSO, FOI O ADIAMENTO NO PAGAMENTO DE MAIS 60 MIL BOLSAS DOS ESTUDANTES/PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), AMBOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) EM SETEMBRO DE 2020, NO MOMENTO EM QUE AINDA VIVEMOS UMA PANDEMIA. A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE MUITAS PROVOCAÇÕES AOS ESTUDANTES, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES DAS LICENCIATURAS E QUE PERTENCEM ÀS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS, POIS SÃO UMA PARCELA DA POPULAÇÃO QUE EM SUA MAIORIA PRECISAM DE APOIO FINANCEIRO PARA PERMANECEREM EM SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. NESSE BOJO, NO ATUAL PERÍODO, MUITOS ESTUDANTES TÊM DECLARADO A IMPORTÂNCIA DA BOLSA PARA A AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES FORMATIVAS. JÁ QUE, É ATRAVÉS DELA QUE GARANTEM ENTRE OUTRAS COISAS O ACESSO À INTERNET, MEIO ATRAVÉS DO QUAL SE DÁ A MAIORIA DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. COMO AS ATIVIDADES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, A EXEMPLO DO PIBID QUE EM BOA PARTE DAS IES AINDA ACONTECEM DE FORMA REMOTA. A SUSPENSÃO DO PAGAMENTO OCORREU EM VIRTUDE DA NECESSIDADE DE APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI N° 17 DE 2021 QUE AGUARDA APRECIAÇÃO DA COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO. SEM GARANTIAS ORÇAMENTÁRIAS, MILHARES DE ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA EM TODO O BRASIL FICAM SEM BOLSAS EM UM MOMENTO DELICADO ONDE O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO SE TORNA UM BEM NECESSÁRIO PARA O ENFRENTAMENTO DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. ESSE CENÁRIO DE CORTES E DESINVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS EM NOSSO PAÍS AFLOROU APÓS O IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, COM A APROVAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N° 95 DE 2016, LOGO APÓS A POSE DO PRESIDENTE MICHEL TEMER. NESTE SENTIDO, A EDUCAÇÃO PASSA POR DRÁSTICA REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS. E, EM 2020, COM A ELEIÇÃO DO ATUAL PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO, FICA EXPLÍCITO O PROJETO DE DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DOS FINANCIAMENTOS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. QUE, COADUNANDO COM OUTROS FATOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS ASSIM COMO REFORMAS QUE VISAM EMPOBRECER À DOCÊNCIA. ASSIM SENDO, SOB O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE A CAPES E AS UNIVERSIDADES PARCEIRAS, O PIBID, COM O OBJETIVO INCENTIVAR A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NASCIDO EM 2007, INTEGRA HOJE A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. TENDO A FINALIDADE DE INTENSIFICAR A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA E PROMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR (MEC, PORTARIA N° 259, 2019). SOFREU ENTÃO, UM CORTE EXPRESSIVO NO ORÇAMENTO DESTINADO AO PIBID, CONFORME ANÁLISE DOS EDITAIS N°2/2020 E N° 7 DE 2018, O QUE REDUZIU E IMPEDIU A PARTICIPAÇÃO DE INÚMERAS IES QUE FORMAM PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO IMPLICARÁ PROVAVELMENTE DE MODO NEGATIVO ÀS POSSÍVEIS FUTURAS GERAÇÕES DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, ESTA PESQUISA APRESENTA UM RECORTE DE UM ESTUDO MAIOR SOBRE O PIBID A PARTIR DA ANÁLISE DOS SEUS OITO (8) EDITAIS QUE SE MATERIALIZARAM DE 2008 A 2021. OBSERVAMOS QUE NESSE CONTEXTO, O PROGRAMA VEIO SOFRENDO INÚMERAS MUDANÇAS EXPLICITAS NOS TEXTOS DE SEUS EDITAIS. ASSIM COMO NAS SUAS BASES LEGAIS E REGULATÓRIAS. DE 2014 A 2020, MUITAS PRERROGATIVAS DO PROGRAMA FORAM ALTERADAS ENTRE ELAS O NÚMERO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) POR NÚCLEO, TEMPO DE IMPLANTAÇÃO/EXECUÇÃO E CONCLUSÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA, REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO COMO DISCENTE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, OS EDITAIS ACONTECERAM EM DIFERENTES PERSPECTIVAS POLÍTICAS E EM CENÁRIOS DISTINTOS, ORA CONTANDO COM MAIOR INVESTIMENTO E COM POSSIBILIDADES DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DE SUAS ATIVIDADES ORA COM SITUAÇÕES DE REDUÇÃO DE BOLSAS, ATRASO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PREVISTAS (CRONOGRAMA) E SUSPENSÃO NO REPASSE DO PAGAMENTO DE BOLSAS. PORTANTO, ESSE ESTUDO BUSCA REFLETIR O QUE OS EDITAIS PROPUSERAM OU AINDA APONTARAM EM RELAÇÃO A EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DO PROGRAMA NOS DEZ (10) ÚLTIMOS ANOS, ASSIM COMO SUAS ESPECIFICAÇÕES A FIM DE VERIFICAR O POTENCIAL FORMATIVO DO PIBID NOS SEUS DIFERENTES CAMPOS DE ATUAÇÃO E CONTEXTO SOCIAL. PARA TANTO, TOMAMOS COMO REFERÊNCIA O CICLO DE POLÍTICAS PROPOSTO POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, QUE ORIENTAM DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA A ANÁLISE CRÍTICA DA TRAJETÓRIA DE DIFERENTES POLÍTICAS EDUCACIONAIS SENDO AS MESMAS IMPORTANTES PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS FORMATIVOS. \r\n \r\n REFERÊNCIAS \r\n ANTUNES, R. CRISE E PODER. SÃO PAULO: CORTEZ, AUTORES ASSOCIADOS, 1986.\r\n BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. PORTARIA N° 259, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2019. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. (PIBID). DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 19 DE DEZEMBRO DE 2019. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.IN.GOV.BR/EN/WEB/DOU/-/PORTARIA-N-259-DE-17-DEZEMBRO-DE-2019-234332362. ACESSO EM: 26 OUT. 2021.\r\n MAINARDES, J. ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 27, N. 94, P. 47-69, JAN./ABRIL. 2006.\r\n MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. ENTREVISTA COM STEPHEN J. BALL: UM DIÁLOGO SOBRE JUSTIÇA SOCIAL, PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL. REVISTA EDUCAÇÃO SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 30, N. 106, P. 303-318, JAN./ABR. 2009. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA, POTENCIAL FORMATIVO, PIBID, EDITAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID207701032022215334.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARTINS TIGRE" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "dtigre55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }