Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE FORMA DIVERTIDA

Palavra-chaves: LUDICIDADE, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8645
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 616
    "inscrito_id" => 1843
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE FORMA DIVERTIDA"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado A ludicidade no ensino de língua portuguesa – não é brincar de lecionar e sim lecionar brincando. Expõe novas possibilidades com relação à metodologia lúdica para o ensino da língua portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, na cidade de João Pessoa-PB, em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental, durante um estágio que ocorreu no período de abril a dezembro de 2012. Pretendeu-se mostrar que a ludicidade, ou seja, as atividades aplicadas através de jogos, brinquedos e brincadeiras, quando realizadas de forma planejada e consciente, podem motivar e facilitar a aprendizagem das crianças acerca dos conteúdos estabelecidos em currículos. Aspira-se ainda, apontar a importância dos jogos, dos brinquedos, e das brincadeiras para o desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais, culturais, motoras e cognitivas das crianças. A finalidade foi desenvolver nas crianças aprendizagens, habilidades de leitura e de escrita de forma divertida. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, de campo, bibliográfica com observação participativa e de cunho qualitativo. Utilizamos dois instrumentos de avaliação “diários de bordo” e “lista de checagem” a partir de nove atividades desenvolvidas em sala. Das dezenove crianças que frequentavam a sala de aula dezoito foram alfabetizadas, configurando o ato de ler e escrever, a partir de atividades lúdicas, um possível instrumento de aprendizagem dos conteúdos com resultados significativos. As crianças compreenderam o conteúdo aplicado em sala de aula relacionando com suas vivências.The present article is part of the Graduation Conclusion Course, entitled, the ludicity on the portuguese language learning - It's not about playing on teaching, but teaching is a funny way. It exposes new possibilities on the ludic methodology of the portuguese teaching. The research was done at Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, in João Pessoa - PB, in a first elementary class, during an internship, from April, to December, in 2012. The objective was to show why ludicity, which is represented by educational games, toys, when conducted in a estructured and conscious way, can motivate and facilitate children learning of the standard class programs. It aims also, to point out the importancy of educational games, toys, and plays on the development of emotional, social, cultural, motor and cognitive habilities on children. The objective was to develop: learning, reading and writing in a funny way. The methodology used was based on a field research-action, bibliographical with participative observation and qualitative nature. We used two instruments of evaluation: "logbook" and "checklist" from nine activities developed in classroom. From the nineteen children that attended the classes, eighteen reached literacy level. Making the reading and writing act, from ludic activities, a possible learning tool with significant results. Children were able to understand school learning programs, through refererences to their personal life experiences."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_21_48_26_idinscrito_1843_b6734bc5b19aa57eb489a5146b4100f3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVA CRISTINA GONÇALVES TORRES"
    "autor_nome_curto" => "EVA TORRES"
    "autor_email" => "estrelacrica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8645
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 616
    "inscrito_id" => 1843
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE FORMA DIVERTIDA"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado A ludicidade no ensino de língua portuguesa – não é brincar de lecionar e sim lecionar brincando. Expõe novas possibilidades com relação à metodologia lúdica para o ensino da língua portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, na cidade de João Pessoa-PB, em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental, durante um estágio que ocorreu no período de abril a dezembro de 2012. Pretendeu-se mostrar que a ludicidade, ou seja, as atividades aplicadas através de jogos, brinquedos e brincadeiras, quando realizadas de forma planejada e consciente, podem motivar e facilitar a aprendizagem das crianças acerca dos conteúdos estabelecidos em currículos. Aspira-se ainda, apontar a importância dos jogos, dos brinquedos, e das brincadeiras para o desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais, culturais, motoras e cognitivas das crianças. A finalidade foi desenvolver nas crianças aprendizagens, habilidades de leitura e de escrita de forma divertida. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, de campo, bibliográfica com observação participativa e de cunho qualitativo. Utilizamos dois instrumentos de avaliação “diários de bordo” e “lista de checagem” a partir de nove atividades desenvolvidas em sala. Das dezenove crianças que frequentavam a sala de aula dezoito foram alfabetizadas, configurando o ato de ler e escrever, a partir de atividades lúdicas, um possível instrumento de aprendizagem dos conteúdos com resultados significativos. As crianças compreenderam o conteúdo aplicado em sala de aula relacionando com suas vivências.The present article is part of the Graduation Conclusion Course, entitled, the ludicity on the portuguese language learning - It's not about playing on teaching, but teaching is a funny way. It exposes new possibilities on the ludic methodology of the portuguese teaching. The research was done at Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, in João Pessoa - PB, in a first elementary class, during an internship, from April, to December, in 2012. The objective was to show why ludicity, which is represented by educational games, toys, when conducted in a estructured and conscious way, can motivate and facilitate children learning of the standard class programs. It aims also, to point out the importancy of educational games, toys, and plays on the development of emotional, social, cultural, motor and cognitive habilities on children. The objective was to develop: learning, reading and writing in a funny way. The methodology used was based on a field research-action, bibliographical with participative observation and qualitative nature. We used two instruments of evaluation: "logbook" and "checklist" from nine activities developed in classroom. From the nineteen children that attended the classes, eighteen reached literacy level. Making the reading and writing act, from ludic activities, a possible learning tool with significant results. Children were able to understand school learning programs, through refererences to their personal life experiences."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_21_48_26_idinscrito_1843_b6734bc5b19aa57eb489a5146b4100f3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVA CRISTINA GONÇALVES TORRES"
    "autor_nome_curto" => "EVA TORRES"
    "autor_email" => "estrelacrica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado A ludicidade no ensino de língua portuguesa – não é brincar de lecionar e sim lecionar brincando. Expõe novas possibilidades com relação à metodologia lúdica para o ensino da língua portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, na cidade de João Pessoa-PB, em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental, durante um estágio que ocorreu no período de abril a dezembro de 2012. Pretendeu-se mostrar que a ludicidade, ou seja, as atividades aplicadas através de jogos, brinquedos e brincadeiras, quando realizadas de forma planejada e consciente, podem motivar e facilitar a aprendizagem das crianças acerca dos conteúdos estabelecidos em currículos. Aspira-se ainda, apontar a importância dos jogos, dos brinquedos, e das brincadeiras para o desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais, culturais, motoras e cognitivas das crianças. A finalidade foi desenvolver nas crianças aprendizagens, habilidades de leitura e de escrita de forma divertida. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, de campo, bibliográfica com observação participativa e de cunho qualitativo. Utilizamos dois instrumentos de avaliação “diários de bordo” e “lista de checagem” a partir de nove atividades desenvolvidas em sala. Das dezenove crianças que frequentavam a sala de aula dezoito foram alfabetizadas, configurando o ato de ler e escrever, a partir de atividades lúdicas, um possível instrumento de aprendizagem dos conteúdos com resultados significativos. As crianças compreenderam o conteúdo aplicado em sala de aula relacionando com suas vivências.The present article is part of the Graduation Conclusion Course, entitled, the ludicity on the portuguese language learning - It's not about playing on teaching, but teaching is a funny way. It exposes new possibilities on the ludic methodology of the portuguese teaching. The research was done at Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmira de Novais, in João Pessoa - PB, in a first elementary class, during an internship, from April, to December, in 2012. The objective was to show why ludicity, which is represented by educational games, toys, when conducted in a estructured and conscious way, can motivate and facilitate children learning of the standard class programs. It aims also, to point out the importancy of educational games, toys, and plays on the development of emotional, social, cultural, motor and cognitive habilities on children. The objective was to develop: learning, reading and writing in a funny way. The methodology used was based on a field research-action, bibliographical with participative observation and qualitative nature. We used two instruments of evaluation: "logbook" and "checklist" from nine activities developed in classroom. From the nineteen children that attended the classes, eighteen reached literacy level. Making the reading and writing act, from ludic activities, a possible learning tool with significant results. Children were able to understand school learning programs, through refererences to their personal life experiences.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.