Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DISCALCULIA: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS ATENDIDOS PELO NÚCLEO DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE MAURITI – CE

Palavra-chaves: DISCALCULIA, DISTÚRBIO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8658
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1113
    "inscrito_id" => 3552
    "titulo" => "DISCALCULIA: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS ATENDIDOS PELO NÚCLEO DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE MAURITI – CE"
    "resumo" => "Realizamos uma pesquisa sobre a discalculia em crianças diagnosticas dicalcúlicas pelo Núcleo de Inclusão e Educação Especial, que estavam inseridos no Ensino Fundamental I das escolas públicas do município de Mauriti, buscando entender mais sobre esse distúrbio de aprendizagem e suas principais características. Fez-se necessário para o desenvolvimento da pesquisa realizar estudos bibliográficos e de campo. Através de um diálogo com teóricos como García, Bastos, Silva, DSM-IV- Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Kirk e Gallagher, Jacinto entre outros, pudemos compreender o conceito do distúrbio em questão, para assim, elencarmos nossas concepções a cerca da observação de alunos diagnosticados discalcúlicos pelo núcleo. Após a análise bibliográfica, partimos para a observação dos alunos em sala de aula, e em atividades no núcleo de apoio. Ao observá-los, buscamos entender seu comportamento diante das habilidades matemáticas no desenvolvimento das suas atividades. Baseados nas entrevistas realizadas com a psicóloga que acompanhava os alunos, pudemos intervir no processo de ensino dos mesmos utilizando o material dourado para desenvolvimento das tarefas em sala, junto ao professor regente. E com isso, identificar possíveis melhorias (ou não) na assimilação lógico-matemática dos mesmos.Assim, o objetivo principal do trabalho é reunir referências teóricas a cerca do tema para auxiliar professores no entendimento desse distúrbio, além de identificar quais as características da discalculia e seus tipos, observando a forma de diagnóstico de um aluno discalcúlico juntamente com seu processo de acompanhamento psicopedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "DISCALCULIA, DISTÚRBIO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_12_11_25_idinscrito_3552_eb0c0015f31486c91b54bd93a59784a3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉFA ANDREZA DE ALENCAR NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA ALENCAR"
    "autor_email" => "andrezadealencar@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8658
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1113
    "inscrito_id" => 3552
    "titulo" => "DISCALCULIA: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS ATENDIDOS PELO NÚCLEO DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE MAURITI – CE"
    "resumo" => "Realizamos uma pesquisa sobre a discalculia em crianças diagnosticas dicalcúlicas pelo Núcleo de Inclusão e Educação Especial, que estavam inseridos no Ensino Fundamental I das escolas públicas do município de Mauriti, buscando entender mais sobre esse distúrbio de aprendizagem e suas principais características. Fez-se necessário para o desenvolvimento da pesquisa realizar estudos bibliográficos e de campo. Através de um diálogo com teóricos como García, Bastos, Silva, DSM-IV- Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Kirk e Gallagher, Jacinto entre outros, pudemos compreender o conceito do distúrbio em questão, para assim, elencarmos nossas concepções a cerca da observação de alunos diagnosticados discalcúlicos pelo núcleo. Após a análise bibliográfica, partimos para a observação dos alunos em sala de aula, e em atividades no núcleo de apoio. Ao observá-los, buscamos entender seu comportamento diante das habilidades matemáticas no desenvolvimento das suas atividades. Baseados nas entrevistas realizadas com a psicóloga que acompanhava os alunos, pudemos intervir no processo de ensino dos mesmos utilizando o material dourado para desenvolvimento das tarefas em sala, junto ao professor regente. E com isso, identificar possíveis melhorias (ou não) na assimilação lógico-matemática dos mesmos.Assim, o objetivo principal do trabalho é reunir referências teóricas a cerca do tema para auxiliar professores no entendimento desse distúrbio, além de identificar quais as características da discalculia e seus tipos, observando a forma de diagnóstico de um aluno discalcúlico juntamente com seu processo de acompanhamento psicopedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "DISCALCULIA, DISTÚRBIO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_12_11_25_idinscrito_3552_eb0c0015f31486c91b54bd93a59784a3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉFA ANDREZA DE ALENCAR NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA ALENCAR"
    "autor_email" => "andrezadealencar@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Realizamos uma pesquisa sobre a discalculia em crianças diagnosticas dicalcúlicas pelo Núcleo de Inclusão e Educação Especial, que estavam inseridos no Ensino Fundamental I das escolas públicas do município de Mauriti, buscando entender mais sobre esse distúrbio de aprendizagem e suas principais características. Fez-se necessário para o desenvolvimento da pesquisa realizar estudos bibliográficos e de campo. Através de um diálogo com teóricos como García, Bastos, Silva, DSM-IV- Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Kirk e Gallagher, Jacinto entre outros, pudemos compreender o conceito do distúrbio em questão, para assim, elencarmos nossas concepções a cerca da observação de alunos diagnosticados discalcúlicos pelo núcleo. Após a análise bibliográfica, partimos para a observação dos alunos em sala de aula, e em atividades no núcleo de apoio. Ao observá-los, buscamos entender seu comportamento diante das habilidades matemáticas no desenvolvimento das suas atividades. Baseados nas entrevistas realizadas com a psicóloga que acompanhava os alunos, pudemos intervir no processo de ensino dos mesmos utilizando o material dourado para desenvolvimento das tarefas em sala, junto ao professor regente. E com isso, identificar possíveis melhorias (ou não) na assimilação lógico-matemática dos mesmos.Assim, o objetivo principal do trabalho é reunir referências teóricas a cerca do tema para auxiliar professores no entendimento desse distúrbio, além de identificar quais as características da discalculia e seus tipos, observando a forma de diagnóstico de um aluno discalcúlico juntamente com seu processo de acompanhamento psicopedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.