O referido artigo faz uma reflexão a partir dos problemas e desafios que envolvem a inclusão do aluno surdo no meio escolar. A presente pesquisa, do tipo bibliográfica, está pautada em referenciais teóricos de autores como Skliar (2011), Martins (2006), Rodrigues (2006), Damázio (2007), Quadros (2006), entre outros, que proporcionaram fundamentação teórica no desenvolvimento do trabalho. As reflexões apresentadas têm como objetivo aprofundar as discussões sobre a forma como está sendo feita a inserção do estudante surdo na escola, pois não só basta inseri-lo no contexto escolar, mas também é preciso proporcionar a ele os recursos que o permita desenvolver e ampliar o seu potencial educacional. Foi observado que para isso é necessário reavaliar alguns pontos considerados fundamentais como: a necessidade de se rever as estruturas físicas das escolas que, em sua maioria, não são adequadas para receber esse tipo de aluno; aprimorar as práticas pedagógicas a serem utilizadas no processo de ensino do surdo; reavaliação da formação acadêmica dos professores por parte das instituições de ensino, para que eles possam exercer suas funções em sala frente às diversidades da comunidade estudantil; a importância da presença do intérprete de LIBRAS em sala para auxiliar na comunicação entre o educador e o educando. Portanto, se a escola tem como papel a formação educacional dos indivíduos independentemente de suas limitações, cabe a ela, então, a responsabilidade de buscar garantir ao aluno surdo, meios que o possibilite uma formação consciente garantindo, assim, os seus direitos como cidadão.