Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E A DIDATOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este artigo descreve a vivência em sala de aula relacionada ao ensino de Química, com experiências desenvolvidas na ECIT Francisco Marques de Melo, situada no município de Damião-PB. Todas as atividades descritas foram realizadas nas aulas de Química, com turmas de 1ª a 3ª série do ensino médio da instituição supracitada, de abril à outubro do ano letivo 2021, seguindo o regime especial de ensino remoto em decorrência da pandemia do COVID-19. Considerando que os alunos, inicialmente, apresentaram dificuldades na leitura e interpretação de textos e no domínio de cálculos matemáticos buscou-se fortalecer a participação dos alunos em diversas atividades pedagógicas interdisciplinares, interligando as competências da BNCC e descritores avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática, levando os estudantes a refletirem sobre o acesso e permanência na escola, além de promover o conhecimento Químico a partir do uso de metodologias ativas que despertam o interesse dos alunos e minimizem a evasão escolar. As atividades desenvolvidas contribuíram com a interdisciplinaridade, por meio práticas experimentais, atividades em grupo, uso de softwares e plataformas digitais, pesquisas e discussões. Diante das dificuldades acadêmicas e desmotivação dos alunos defronte ao ensino remoto, foi preciso traçar estratégias que se aproximassem da realidade do aluno e minimizassem os impactos reincidentes do distanciamento social, no que tange principalmente aos aspectos escolares. Desta forma, dentre as metodologias de êxitos adotadas, em especial na disciplina de Química, temos “aprendizagem baseada em projeto”, a “gamificação” e “atividades entre pares”. Essas metodologias associadas à didática, entendida como campo que trata do processo de ensino que intermedeia a construção do conhecimento, foram exitosas, quanto à melhoria nos desempenhos acadêmicos, redução de evasão escolar, além do fortalecimento de valores, pois despertaram a interatividade entre os alunos e contribuíram com a aprendizagem significativa.

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