Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PENSAMENTO TEÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE VASILI DAVIDOV

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87342
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "O PENSAMENTO TEÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE VASILI DAVIDOV"
    "resumo" => "O pensamento de Vasili Davídov faz parte do marco teórico da Didática Desenvolvimental inserida na Psicologia Pedagógica Soviética, a qual, dentre outras contribuições discute o processo de formação das funções psicológicas dos sujeitos, o desenvolvimento das habilidades do pensamento teórico ligadas à formação de conceitos, e a configuração da orientação como objeto da aprendizagem. Este estudo apresenta as discussões realizadas em uma experiência formativa com professores de Ciências e estudantes de Pedagogia no período da Pandemia de Covid-19 acerca da inserção do pensamento teórico como proposição didática para se ensinar ciências, do ponto de vista metodológico descreve o planejamento didático das atividades, o diagnóstico realizado com os professores e as discussões à luz dos textos acerca do conceito de Generalização presentes nas obras de V. Davídov. A experiência contou com encontros remotos, discussão de textos de referência da psicologia soviética, discussões colaborativas e aplicação de tarefas onde se propiciou a discussão de conceitos científicos relativos aos conteúdos de ciências presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, onde se traz como resultado, as observações e interpretações dos docentes sobre a influência dessa teoria em sua formação e as possibilidades de ensino oriundas da Didática Desenvolvimental como pressupostos acessíveis à formação de conceitos científicos em aulas de ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID124_TB601_07062022195910.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MESSIAS GOMES DE ARAÚJO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "Messias G Araújo Leal"
    "autor_email" => "filosoforn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87342
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "O PENSAMENTO TEÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE VASILI DAVIDOV"
    "resumo" => "O pensamento de Vasili Davídov faz parte do marco teórico da Didática Desenvolvimental inserida na Psicologia Pedagógica Soviética, a qual, dentre outras contribuições discute o processo de formação das funções psicológicas dos sujeitos, o desenvolvimento das habilidades do pensamento teórico ligadas à formação de conceitos, e a configuração da orientação como objeto da aprendizagem. Este estudo apresenta as discussões realizadas em uma experiência formativa com professores de Ciências e estudantes de Pedagogia no período da Pandemia de Covid-19 acerca da inserção do pensamento teórico como proposição didática para se ensinar ciências, do ponto de vista metodológico descreve o planejamento didático das atividades, o diagnóstico realizado com os professores e as discussões à luz dos textos acerca do conceito de Generalização presentes nas obras de V. Davídov. A experiência contou com encontros remotos, discussão de textos de referência da psicologia soviética, discussões colaborativas e aplicação de tarefas onde se propiciou a discussão de conceitos científicos relativos aos conteúdos de ciências presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, onde se traz como resultado, as observações e interpretações dos docentes sobre a influência dessa teoria em sua formação e as possibilidades de ensino oriundas da Didática Desenvolvimental como pressupostos acessíveis à formação de conceitos científicos em aulas de ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID124_TB601_07062022195910.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MESSIAS GOMES DE ARAÚJO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "Messias G Araújo Leal"
    "autor_email" => "filosoforn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O pensamento de Vasili Davídov faz parte do marco teórico da Didática Desenvolvimental inserida na Psicologia Pedagógica Soviética, a qual, dentre outras contribuições discute o processo de formação das funções psicológicas dos sujeitos, o desenvolvimento das habilidades do pensamento teórico ligadas à formação de conceitos, e a configuração da orientação como objeto da aprendizagem. Este estudo apresenta as discussões realizadas em uma experiência formativa com professores de Ciências e estudantes de Pedagogia no período da Pandemia de Covid-19 acerca da inserção do pensamento teórico como proposição didática para se ensinar ciências, do ponto de vista metodológico descreve o planejamento didático das atividades, o diagnóstico realizado com os professores e as discussões à luz dos textos acerca do conceito de Generalização presentes nas obras de V. Davídov. A experiência contou com encontros remotos, discussão de textos de referência da psicologia soviética, discussões colaborativas e aplicação de tarefas onde se propiciou a discussão de conceitos científicos relativos aos conteúdos de ciências presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, onde se traz como resultado, as observações e interpretações dos docentes sobre a influência dessa teoria em sua formação e as possibilidades de ensino oriundas da Didática Desenvolvimental como pressupostos acessíveis à formação de conceitos científicos em aulas de ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.