Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENSINO A DISTÂNCIA - APROXIMANDO AS PESSOAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho é resultante do desenvolvimento do Projeto de Extensão Educação Inclusiva – Desafios para o ensino médio e fundamental. A atual política de inclusão social,a partir da nossa realidade educacional, quanto à educação especial, remete às discussões sobre a capacitação de profissionais da educação que atuam nos cenários educacionais junto a crianças e adolescentes com necessidades especiais. A partir do modelo de aula na modalidade de ensino a distância, com a proposição de aulas que possam contribuir para com o entendimento do que é e para quem é verdadeiramente a educação especial, objetivamos instrumentalizar professores da rede pública quanto às práticas da educação inclusiva. A metodologia consiste em pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico para construção de aulas para o curso na modalidade EAD na plataforma Moodle, utilizando os instrumentos operacionais que facilitam a interação entre os participantes do curso. Construímos o curso na plataforma dividindo-o em 4 módulos, cada módulo constitui-se de uma aula base para o módulo, textos de apoio, exercícios de fixação e também vídeos e links para aprimorar os módulos. O 1º módulo é de ambientação, este vai trazer para o aluno um guia para ajudá-lo a utilizar a plataforma e sobre como será o curso e um fórum de apresentação onde cada aluno poderá enviar mensagens aos demais se apresentando. O 2º módulo tem como objetivo geral ampliar as discussões sobre a educação inclusiva no contexto atual, proporcionando o conhecimento sobre a fundamentação legal da educação inclusiva no Brasil partindo do seguinte princípio: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL,art. 205, 1988). Já o 3º módulo vem fazendo um paralelo entre inclusão social e educação especial, onde se destaca a inclusão social como incluir a pessoa com deficiência dentro da sociedade, permitindo a convivência da mesma com os demais membros. E a educação especial como um tipo de educação onde o objetivo é atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial. E por fim, o 4º e último módulo vem trazer propostas e sugestões de atividades e estratégias utilizando recursos tecnológicos para a melhoria da educação especial no Brasil, dentro das escolas. E ao final deste módulo trazemos uma proposta de atividade em grupo, onde os alunos irão elaborar um plano de ação para a educação especial colocando em prática todo o aprendizado do curso e expondo uma solução para a realidade de cada profissional participante do curso. Mais do que uma proposta Educacional, a educação inclusiva pode vir a ser considerada uma cultura escolar, que visa o desenvolvimento da universalidade em questão dos alunos com deficiência.

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