Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: O OLHAR DA FAMÍLIA E DA PROFESSORA

Palavra-chaves: FAMÍLIA, INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8860
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 550
    "inscrito_id" => 3387
    "titulo" => "INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: O OLHAR DA FAMÍLIA E DA PROFESSORA"
    "resumo" => "A inclusão escolar e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down são temas importantes, que vêm sendo amplamente discutidos, devido à complexidade que permeia a sua realização. Assim, buscaremos fazer alguns apontamentos, a partir da seguinte problemática: Como ocorre o processo de inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, matriculada em uma sala de aula regular? Com base nessa problemática, os objetivos desse estudo são analisar a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da rede pública municipal de Arapiraca – AL e investigar a sua aprendizagem escolar na perspectiva da família e da professora. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando um estudo de caso com enfoque na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados duas entrevistas, com uma mãe e a professora de uma aluna com Síndrome de Down. Para fundamentar a pesquisa utilizamos os estudos de Castro; Pimentel (2009), Marques; Hartmann (2012),  Marcos (2009), Muniz (2008), Pacheco; Oliveira (2011),  Pimentel (2012), Voivodic (2013), dentre outros. Com os resultados obtidos, compreendemos que mãe e a professora entendem a importância da inclusão e os efeitos que a estimulação social exerce no desenvolvimento da aprendizagem da aluna, levando em consideração os aspectos próprios da sua síndrome. Porém, há a necessidade de formações continuadas, que possam garantir ao professor mecanismos de apoio ao bom desempenho de seu papel pedagógico quanto a inclusão da aluna com Síndrome de Down."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_09_38_idinscrito_3387_54b63252bd5ae3379f81a81c1ec0068f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DA CRUZ ZACARIAS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE CRUZ"
    "autor_email" => "jaquellinecruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8860
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 550
    "inscrito_id" => 3387
    "titulo" => "INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: O OLHAR DA FAMÍLIA E DA PROFESSORA"
    "resumo" => "A inclusão escolar e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down são temas importantes, que vêm sendo amplamente discutidos, devido à complexidade que permeia a sua realização. Assim, buscaremos fazer alguns apontamentos, a partir da seguinte problemática: Como ocorre o processo de inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, matriculada em uma sala de aula regular? Com base nessa problemática, os objetivos desse estudo são analisar a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da rede pública municipal de Arapiraca – AL e investigar a sua aprendizagem escolar na perspectiva da família e da professora. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando um estudo de caso com enfoque na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados duas entrevistas, com uma mãe e a professora de uma aluna com Síndrome de Down. Para fundamentar a pesquisa utilizamos os estudos de Castro; Pimentel (2009), Marques; Hartmann (2012),  Marcos (2009), Muniz (2008), Pacheco; Oliveira (2011),  Pimentel (2012), Voivodic (2013), dentre outros. Com os resultados obtidos, compreendemos que mãe e a professora entendem a importância da inclusão e os efeitos que a estimulação social exerce no desenvolvimento da aprendizagem da aluna, levando em consideração os aspectos próprios da sua síndrome. Porém, há a necessidade de formações continuadas, que possam garantir ao professor mecanismos de apoio ao bom desempenho de seu papel pedagógico quanto a inclusão da aluna com Síndrome de Down."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_09_38_idinscrito_3387_54b63252bd5ae3379f81a81c1ec0068f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DA CRUZ ZACARIAS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE CRUZ"
    "autor_email" => "jaquellinecruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A inclusão escolar e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down são temas importantes, que vêm sendo amplamente discutidos, devido à complexidade que permeia a sua realização. Assim, buscaremos fazer alguns apontamentos, a partir da seguinte problemática: Como ocorre o processo de inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, matriculada em uma sala de aula regular? Com base nessa problemática, os objetivos desse estudo são analisar a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da rede pública municipal de Arapiraca – AL e investigar a sua aprendizagem escolar na perspectiva da família e da professora. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando um estudo de caso com enfoque na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados duas entrevistas, com uma mãe e a professora de uma aluna com Síndrome de Down. Para fundamentar a pesquisa utilizamos os estudos de Castro; Pimentel (2009), Marques; Hartmann (2012), Marcos (2009), Muniz (2008), Pacheco; Oliveira (2011), Pimentel (2012), Voivodic (2013), dentre outros. Com os resultados obtidos, compreendemos que mãe e a professora entendem a importância da inclusão e os efeitos que a estimulação social exerce no desenvolvimento da aprendizagem da aluna, levando em consideração os aspectos próprios da sua síndrome. Porém, há a necessidade de formações continuadas, que possam garantir ao professor mecanismos de apoio ao bom desempenho de seu papel pedagógico quanto a inclusão da aluna com Síndrome de Down.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.