Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LEITURA - O SABER QUE ABRE PORTAS

Palavra-chaves: LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA E ESCRITA. Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8904
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1542
    "inscrito_id" => 3884
    "titulo" => "LEITURA - O SABER QUE ABRE PORTAS"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta os resultados do "Projeto: Leitura o Saber que Abre Portas", realizado num escola pública da rede estadual em Campina Grande-PB, dentro das ações da 2ª edição do Prêmio Mestres da Educação, realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Esse projeto visa contribuir para a formação de leitores; proporcionar aos educandos possibilidades de ampliar seus conhecimentos e desenvolver suas potencialidades intelectuais; contribuir para o desenvolvimento da expressividade, do espírito de equipe, da formação de cidadãos participativos e do aperfeiçoamento da escrita. O trabalho foi dividido em etapas que compreenderam desde a elaboração e execução do projeto;  seleção bibliográfica,  explanações orais acerca do tema leitura e sua importância para o processo ensino aprendizagem. E, como ponto central, relatamos o trabalho de leitura, compreensão, interpretação e socialização através da leitura de livros paradidáticos. A partir desse trabalho pudemos evidenciar resultados positivos em relação aos alunos: maior interesse deles em relação à sua expressividade e participação oral nas atividades desenvolvidas em sala de aula; ao gosto pela leitura, pois aumentou a procura de livros na biblioteca; mostraram um posicionamento mais crítico em relação à leitura e a realidade cotidiana de cada um, uma vez que, mostravam reflexão e posicionamento acerca dos conteúdos e assuntos abordados. Portanto, nosso trabalho representa uma contribuição no processo ensino aprendizagem e nos deixa felizes de saber que estamos colaborando para a formação de leitores e abrindo portas ao universo da magia, da ludicidade, da expressividade, da leitura eficiente.Palavras-chave: Leitura. Formação de leitores. Leitura e escrita.The present paper presents the results of “Reading: the knowledge that opens doors project”, done in an public school of statewide network at Campina Grande – PB, on the actions of 2nd edition of Education’s masters award, carried out by the Education Department of Paraíba State. This project aims to contribute to educate readers; provide students opportunities to enlarge their knowledge and develop their intellectual potentialities; contribute to expressivity and team spirit development, as well as the formation of participative citizens and of writing development. This paper was split at steps which will present since the project elaboration and execution; bibliographic selection, oral explanations about reading and its importance to teaching-learning process. And, as central point, it is stated the reading work, comprehension, interpretation and socialization through the reading of paradidatics books. From this paper is was possible to evidence the positive results about the students: the larger students’ interest on the expressivity and oral participation on the activities developed on the classroom; the love of reading, because it increased the search for books on library; is showed a more critical position about the reading and the everyday reality and issues addressed. Therefore, this work represents a contribution on the teaching-learning process and it makes the responsible happy to know they’re contributing to the readers and reading doors are being opened to the magic universe, playfulness, expressivity and efficient reading.  Keywords: Reading. Readers Formation. Writing."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA E ESCRITA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_34_07_idinscrito_3884_4c181020fcf93c2d7b78362ade85b78d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HILTON SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ HILTON"
    "autor_email" => "josehsdantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "E.E.E.F.DE APLICAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8904
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1542
    "inscrito_id" => 3884
    "titulo" => "LEITURA - O SABER QUE ABRE PORTAS"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta os resultados do "Projeto: Leitura o Saber que Abre Portas", realizado num escola pública da rede estadual em Campina Grande-PB, dentro das ações da 2ª edição do Prêmio Mestres da Educação, realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Esse projeto visa contribuir para a formação de leitores; proporcionar aos educandos possibilidades de ampliar seus conhecimentos e desenvolver suas potencialidades intelectuais; contribuir para o desenvolvimento da expressividade, do espírito de equipe, da formação de cidadãos participativos e do aperfeiçoamento da escrita. O trabalho foi dividido em etapas que compreenderam desde a elaboração e execução do projeto;  seleção bibliográfica,  explanações orais acerca do tema leitura e sua importância para o processo ensino aprendizagem. E, como ponto central, relatamos o trabalho de leitura, compreensão, interpretação e socialização através da leitura de livros paradidáticos. A partir desse trabalho pudemos evidenciar resultados positivos em relação aos alunos: maior interesse deles em relação à sua expressividade e participação oral nas atividades desenvolvidas em sala de aula; ao gosto pela leitura, pois aumentou a procura de livros na biblioteca; mostraram um posicionamento mais crítico em relação à leitura e a realidade cotidiana de cada um, uma vez que, mostravam reflexão e posicionamento acerca dos conteúdos e assuntos abordados. Portanto, nosso trabalho representa uma contribuição no processo ensino aprendizagem e nos deixa felizes de saber que estamos colaborando para a formação de leitores e abrindo portas ao universo da magia, da ludicidade, da expressividade, da leitura eficiente.Palavras-chave: Leitura. Formação de leitores. Leitura e escrita.The present paper presents the results of “Reading: the knowledge that opens doors project”, done in an public school of statewide network at Campina Grande – PB, on the actions of 2nd edition of Education’s masters award, carried out by the Education Department of Paraíba State. This project aims to contribute to educate readers; provide students opportunities to enlarge their knowledge and develop their intellectual potentialities; contribute to expressivity and team spirit development, as well as the formation of participative citizens and of writing development. This paper was split at steps which will present since the project elaboration and execution; bibliographic selection, oral explanations about reading and its importance to teaching-learning process. And, as central point, it is stated the reading work, comprehension, interpretation and socialization through the reading of paradidatics books. From this paper is was possible to evidence the positive results about the students: the larger students’ interest on the expressivity and oral participation on the activities developed on the classroom; the love of reading, because it increased the search for books on library; is showed a more critical position about the reading and the everyday reality and issues addressed. Therefore, this work represents a contribution on the teaching-learning process and it makes the responsible happy to know they’re contributing to the readers and reading doors are being opened to the magic universe, playfulness, expressivity and efficient reading.  Keywords: Reading. Readers Formation. Writing."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA E ESCRITA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_34_07_idinscrito_3884_4c181020fcf93c2d7b78362ade85b78d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HILTON SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ HILTON"
    "autor_email" => "josehsdantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "E.E.E.F.DE APLICAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados do "Projeto: Leitura o Saber que Abre Portas", realizado num escola pública da rede estadual em Campina Grande-PB, dentro das ações da 2ª edição do Prêmio Mestres da Educação, realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Esse projeto visa contribuir para a formação de leitores; proporcionar aos educandos possibilidades de ampliar seus conhecimentos e desenvolver suas potencialidades intelectuais; contribuir para o desenvolvimento da expressividade, do espírito de equipe, da formação de cidadãos participativos e do aperfeiçoamento da escrita. O trabalho foi dividido em etapas que compreenderam desde a elaboração e execução do projeto; seleção bibliográfica, explanações orais acerca do tema leitura e sua importância para o processo ensino aprendizagem. E, como ponto central, relatamos o trabalho de leitura, compreensão, interpretação e socialização através da leitura de livros paradidáticos. A partir desse trabalho pudemos evidenciar resultados positivos em relação aos alunos: maior interesse deles em relação à sua expressividade e participação oral nas atividades desenvolvidas em sala de aula; ao gosto pela leitura, pois aumentou a procura de livros na biblioteca; mostraram um posicionamento mais crítico em relação à leitura e a realidade cotidiana de cada um, uma vez que, mostravam reflexão e posicionamento acerca dos conteúdos e assuntos abordados. Portanto, nosso trabalho representa uma contribuição no processo ensino aprendizagem e nos deixa felizes de saber que estamos colaborando para a formação de leitores e abrindo portas ao universo da magia, da ludicidade, da expressividade, da leitura eficiente.Palavras-chave: Leitura. Formação de leitores. Leitura e escrita.The present paper presents the results of “Reading: the knowledge that opens doors project”, done in an public school of statewide network at Campina Grande – PB, on the actions of 2nd edition of Education’s masters award, carried out by the Education Department of Paraíba State. This project aims to contribute to educate readers; provide students opportunities to enlarge their knowledge and develop their intellectual potentialities; contribute to expressivity and team spirit development, as well as the formation of participative citizens and of writing development. This paper was split at steps which will present since the project elaboration and execution; bibliographic selection, oral explanations about reading and its importance to teaching-learning process. And, as central point, it is stated the reading work, comprehension, interpretation and socialization through the reading of paradidatics books. From this paper is was possible to evidence the positive results about the students: the larger students’ interest on the expressivity and oral participation on the activities developed on the classroom; the love of reading, because it increased the search for books on library; is showed a more critical position about the reading and the everyday reality and issues addressed. Therefore, this work represents a contribution on the teaching-learning process and it makes the responsible happy to know they’re contributing to the readers and reading doors are being opened to the magic universe, playfulness, expressivity and efficient reading. Keywords: Reading. Readers Formation. Writing.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.