Nota-se que, apesar do Ensino de Jovens e Adultos ser uma proposta governamental dirigida a uma clientela alijada da escola por implicações de ordem social, ainda é ínfimo o espaço cedido a estes nas propostas pedagógicas e nos materiais didáticos. Esta problemática nos levou a necessidade de empreender uma pesquisa capaz de apontar o nível de inserção deste tipo de aluno nos conhecimentos da cultura regional, buscando motivá-lo a ser atuante na busca de informações e na construção do próprio conhecimento. Os questionamentos que motivaram a nossa pesquisa foram: Quais aspectos culturais são mais trabalhados ou informados na escola? Os educandos dessa modalidade de ensino conhecem os ícones da própria cultura? De que forma, estes educandos se apropriam das informações culturais? Nesse aspecto, o presente trabalho visou fazer um estudo sobre as variadas formas de apreender a cultura e as diferentes maneiras de sua aquisição. A pesquisa foi realizada no IFPB-Campus Sousa, durante o mês de julho de 2010 com um grupo de 30 (trinta) alunos que cursam a modalidade PROEJA e os dados foram obtidos através de questionários. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que os meios de comunicação mais utilizados pelos alunos desta modalidade eram as mídias eletrônicas e que a maioria dos alunos do curso de Agroindústria do PROEJA pouco conhece sobre os artistas do cinema, teatro, jornalismo e artes plástica da Paraíba, ficando limitados à área da música.