Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: EDUCAçãO, LíNGUA-CULTUR-FRANCESA, EDUCAçãO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9005
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 929
    "inscrito_id" => 3850
    "titulo" => "O ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "Na nossa sociedade as propostas de educação inclusiva quase sempre negligenciam os idosos. E mais ainda no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras. O presente trabalho é um resultado da nossa experiência em um curso de extensão de Francês Língua Estrangeira (FLE) direcionado para a terceira idade. Um desafio tendo em vista que há poucos trabalhos referentes ao ensino/aprendizagem de línguas e essa parcela da população. Perguntamos como se dá as representações da interação no grupo citado? Nosso objetivo é refletir o quão necessário se faz incluir nos nossos projetos educacionais cursos de línguas para nossos idosos. Para este estudo apoiamo-nos em Cyr (1998), Barthélémy (2007), Carvalho (2009), Preti (1991), Debert (2012), Laplane(200), Morato(2005) entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, o corpus é composto por dois episódios em um grupo de dez mulheres que têm entre 63 a 80 anos. Constatamos que a interação, geralmente muito afetiva entre elas, e a estratégia de aprendizagem sócio-afetiva são de fundamental importância para processo de aquisição dessa nova língua e cultura que lhes são apresentadas. Sugerimos que as propostas educacionais se preocupem mais com os idosos, promovendo oportunidades iguais de aprendizado e crescimento pessoal em todos os espaços sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "EDUCAçãO, LíNGUA-CULTUR-FRANCESA, EDUCAçãO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_56_40_idinscrito_3850_1822fef5417dfbecf9e8cfd527404f3e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA VIEIRA FILHA"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA"
    "autor_email" => "auxiliadora_filha@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9005
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 929
    "inscrito_id" => 3850
    "titulo" => "O ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "Na nossa sociedade as propostas de educação inclusiva quase sempre negligenciam os idosos. E mais ainda no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras. O presente trabalho é um resultado da nossa experiência em um curso de extensão de Francês Língua Estrangeira (FLE) direcionado para a terceira idade. Um desafio tendo em vista que há poucos trabalhos referentes ao ensino/aprendizagem de línguas e essa parcela da população. Perguntamos como se dá as representações da interação no grupo citado? Nosso objetivo é refletir o quão necessário se faz incluir nos nossos projetos educacionais cursos de línguas para nossos idosos. Para este estudo apoiamo-nos em Cyr (1998), Barthélémy (2007), Carvalho (2009), Preti (1991), Debert (2012), Laplane(200), Morato(2005) entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, o corpus é composto por dois episódios em um grupo de dez mulheres que têm entre 63 a 80 anos. Constatamos que a interação, geralmente muito afetiva entre elas, e a estratégia de aprendizagem sócio-afetiva são de fundamental importância para processo de aquisição dessa nova língua e cultura que lhes são apresentadas. Sugerimos que as propostas educacionais se preocupem mais com os idosos, promovendo oportunidades iguais de aprendizado e crescimento pessoal em todos os espaços sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "EDUCAçãO, LíNGUA-CULTUR-FRANCESA, EDUCAçãO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_56_40_idinscrito_3850_1822fef5417dfbecf9e8cfd527404f3e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA VIEIRA FILHA"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA"
    "autor_email" => "auxiliadora_filha@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Na nossa sociedade as propostas de educação inclusiva quase sempre negligenciam os idosos. E mais ainda no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras. O presente trabalho é um resultado da nossa experiência em um curso de extensão de Francês Língua Estrangeira (FLE) direcionado para a terceira idade. Um desafio tendo em vista que há poucos trabalhos referentes ao ensino/aprendizagem de línguas e essa parcela da população. Perguntamos como se dá as representações da interação no grupo citado? Nosso objetivo é refletir o quão necessário se faz incluir nos nossos projetos educacionais cursos de línguas para nossos idosos. Para este estudo apoiamo-nos em Cyr (1998), Barthélémy (2007), Carvalho (2009), Preti (1991), Debert (2012), Laplane(200), Morato(2005) entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, o corpus é composto por dois episódios em um grupo de dez mulheres que têm entre 63 a 80 anos. Constatamos que a interação, geralmente muito afetiva entre elas, e a estratégia de aprendizagem sócio-afetiva são de fundamental importância para processo de aquisição dessa nova língua e cultura que lhes são apresentadas. Sugerimos que as propostas educacionais se preocupem mais com os idosos, promovendo oportunidades iguais de aprendizado e crescimento pessoal em todos os espaços sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.