O ensino de Língua Portuguesa, desde a publicação dos PCN (1998) e da BNCC (2018), vem abrindo perspectivas para ações didáticas fundamentadas no estudo de distintos gêneros textuais, desta forma, entram em cena no processo de ensino/aprendizagem, nas aulas de língua materna, procedimentos e análises de textos que priorizam desenvolver competências e habilidades relacionadas às formas de comunicação demandadas pelas diferentes instâncias de interação social. Nessa direção, este trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino com enfoque no diálogo entre os princípios da educação linguística e da linguística textual, relativamente, no que diz respeito à leitura, à análise e à produção de texto, como suporte para o tripé de ensino da língua: língua portuguesa, literatura e produção de texto, o qual configura os currículos da maioria das escolas públicas e particulares do Brasil. Diante disso, por meio de um trabalho que se vale da leitura, da análise e da produção textual do conto, buscar-se-á oferecer meios/estratégias para que os estudantes mobilizem conhecimentos para compreender não só o conteúdo, a estrutura composicional e o estilo (linguagem) dessa modalidade textual, mas também reflita sobre seu meio de circulação, seu uso e sua função social, tendo em vista os recursos de textualização e de textualidade imbricados na prática de linguagem que conduz à materialidade desse gênero e, com efeito, aos efeitos de sentido pretendidos. Como resultado, acredita-se que a efetivação de atividades como estas possam propiciar o aperfeiçoamento da competência leitora e escritora dos estudantes por intermédio da compreensão e da escrita de textos.