Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA DESNATURALIZAR O NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) PÔSTER
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92473
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA DESNATURALIZAR O NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A proposta implementada pelo Novo Ensino Médio - NEM traz diversas contradições em sua base conceitual, que precisam ser vistas e questionadas. Estando em um período de grandes tensões políticas, a construção do conhecimento que será ofertado para a população é de grande interesse para muitos grupos sociais, no entanto, aqueles diretamente afetados pelo processo educacional estão sentindo de maneira passiva e lesada os efeitos deste ensino. Logo, tendo em vista que o programa Residência Pedagógica prevê a promoção de experiências que estimulam os futuros professores a pensarem e produzirem sobre ensino e relações pedagógicas, de forma colaborativa, e com base na vivência, foi proposto uma atividade para os residentes, que buscou mediante uma situação problema estimular uma ação metodológica na prática do ensino de sociologia. O quadro apresentado refletiu que muitos estudantes do ensino médio não têm uma visão desnaturalizada desta etapa. Os mesmos passam por todos os itinerários formativos, mas não compreendem que esse período tem uma historicidade sendo marcada por diversas tensões em torno da sua identidade e cultura. Foi desenvolvida uma atividade baseada em Metodologias Ativas da Aprendizagem, na qual os estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais foram estimulados a pensar em estratégias metodológicas para exercitar um estranhamento e uma visão desnaturalizada do ensino médio nas escolas em que realizam a residência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID639_TB129_10042023223948.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA COSTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA COSTA"
    "autor_email" => "costa.camilla@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92473
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA DESNATURALIZAR O NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A proposta implementada pelo Novo Ensino Médio - NEM traz diversas contradições em sua base conceitual, que precisam ser vistas e questionadas. Estando em um período de grandes tensões políticas, a construção do conhecimento que será ofertado para a população é de grande interesse para muitos grupos sociais, no entanto, aqueles diretamente afetados pelo processo educacional estão sentindo de maneira passiva e lesada os efeitos deste ensino. Logo, tendo em vista que o programa Residência Pedagógica prevê a promoção de experiências que estimulam os futuros professores a pensarem e produzirem sobre ensino e relações pedagógicas, de forma colaborativa, e com base na vivência, foi proposto uma atividade para os residentes, que buscou mediante uma situação problema estimular uma ação metodológica na prática do ensino de sociologia. O quadro apresentado refletiu que muitos estudantes do ensino médio não têm uma visão desnaturalizada desta etapa. Os mesmos passam por todos os itinerários formativos, mas não compreendem que esse período tem uma historicidade sendo marcada por diversas tensões em torno da sua identidade e cultura. Foi desenvolvida uma atividade baseada em Metodologias Ativas da Aprendizagem, na qual os estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais foram estimulados a pensar em estratégias metodológicas para exercitar um estranhamento e uma visão desnaturalizada do ensino médio nas escolas em que realizam a residência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID639_TB129_10042023223948.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA COSTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA COSTA"
    "autor_email" => "costa.camilla@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

A proposta implementada pelo Novo Ensino Médio - NEM traz diversas contradições em sua base conceitual, que precisam ser vistas e questionadas. Estando em um período de grandes tensões políticas, a construção do conhecimento que será ofertado para a população é de grande interesse para muitos grupos sociais, no entanto, aqueles diretamente afetados pelo processo educacional estão sentindo de maneira passiva e lesada os efeitos deste ensino. Logo, tendo em vista que o programa Residência Pedagógica prevê a promoção de experiências que estimulam os futuros professores a pensarem e produzirem sobre ensino e relações pedagógicas, de forma colaborativa, e com base na vivência, foi proposto uma atividade para os residentes, que buscou mediante uma situação problema estimular uma ação metodológica na prática do ensino de sociologia. O quadro apresentado refletiu que muitos estudantes do ensino médio não têm uma visão desnaturalizada desta etapa. Os mesmos passam por todos os itinerários formativos, mas não compreendem que esse período tem uma historicidade sendo marcada por diversas tensões em torno da sua identidade e cultura. Foi desenvolvida uma atividade baseada em Metodologias Ativas da Aprendizagem, na qual os estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais foram estimulados a pensar em estratégias metodológicas para exercitar um estranhamento e uma visão desnaturalizada do ensino médio nas escolas em que realizam a residência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.