Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA ENFOCANDO A FIGURA FEMININA NEGRA A PARTIR DO LIVRO “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”

Palavra-chaves: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, INCLUSÃO, MULHER NEGRA Pôster (PO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A leitura literária desempenha um importante papel no que diz respeito à ampliação de conhecimentos, tanto de mundo, quanto o enciclopédico, podendo favorecer releituras da realidade. É a partir dela que a criança desenvolve, por exemplo, as reflexões, o raciocínio, a criatividade e até mesmo uma percepção crítica diante de situações diversas, reelaborando os conceitos e preconceitos impostos, a elas, pela sociedade. A presente pesquisa é fruto de um diagnóstico realizado em uma turma de 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade da cultura afro-brasileira reconhecendo e valorizando a presença das personagens femininas negras presente em algumas obras de Literatura Infantil especialmente em “Menina Bonita do Laço de Fita”. Logo, foi através de uma observação que se percebeu a ausência de contação de história de Literatura Infantil Afro-brasileira, que enfoque a figura feminina negra em seus enredos, como decreta as leis Lei de Diretrizes e Bases Nacionais nº 9394/96, Lei nº 10.639/03 e na Lei nº 11.645/08. Assim, para a descrição do desenvolvimento desta pesquisa a classificamos como trabalho qualitativo, de cunho bibliográfico, em um primeiro momento e, posteriormente, como uma pesquisa-ação. Dessa forma, partindo desses pressupostos, a mesma terá duração de três semanas partindo de algumas etapas de estudo, a priori, com o intuito de coletar informações relevantes sobre o campo onde o projeto será executado e, em seguida, recorreremos a conversas informais através de diálogos para nos aprimorarmos da situação-problema, no qual, servirão como base para nortear os registros escritos. Serão utilizados ainda alguns instrumentos para aplicação de coleta de dados, essenciais para compreensão de nosso objeto de estudo, como entrevistas, leitura, música, teatro, dinâmicas, atividades socioeducativas, entre outros. A avaliação será contínua e processual de acordo com o desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades. Além disso, pretenderá avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre a temática Gênero e Diversidade, e o conhecimento construído/adquirido, ou seja, aquele que será proveniente da execução do projeto. Os resultados pretendidos serão a transposição didática por meio de rodas de leitura, registro oral, escrito, sonoro e visual. A partir das observações no decorrer dos trabalhos serão iniciadas discussões sobre questões de gênero e raça/etnia, cidadania, sexualidade, linguagem e relações de gêneros para que se possa realmente ter uma escola inclusiva, formando para a cidadania. Com isso, despertaremos no imaginário infantil a construção de sua identidade a partir da valorização da figura feminina negra na sociedade descrita em algumas obras de Literatura Infantil Afro-brasileira, além de contribuir para que se apropriem de valores como respeito a si próprios e ao outro, esclarecendo que todos têm sua origem, sua história, e que é através de nossas diferenças que cada um/uma tem o seu valor e direitos, garantidos em lei, como cidadãos/cidadãs e sua efetiva participação na sociedade.

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